Home Blog Page 565

Marcelo Matte anuncia projetos de incentivo à cultura e ao turismo em Minas Gerais

0

 

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, apresentou à imprensa um diagnóstico das duas pastas, seus principais projetos de trabalho e anunciou algumas ações emergenciais que pretende realizar em curto prazo.

O secretário anunciou uma série de medidas para fortalecer e promover o turismo no estado. Atualmente, apenas 5,85% dos desembarques de turistas internacionais e domésticos acontecem em Minas. De acordo com Matte, serão elaboradas parcerias público privadas – PPPs – para fomento da atividade turística no Circuito das Águas e gestão dos parques naturais.

“Vamos fortalecer os 47 Circuitos Turísticos como destinos relevantes. A política de regionalização do turismo é uma orientação federal, executada em Minas Gerais por meio da implantação de instâncias de governança regionais, as Associações de Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Atualmente, 47 circuitos, envolvendo 567 municípios, estão certificados e participam das atividades, projetos e programas da Secretaria”.

Aula inaugural marca o início dos cursos no CEMAP

0

Ituiutaba – Como parte da programação em comemoração aos vinte anos de fundação do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores – CEMAP, a Secretaria de Educação de Ituiutaba, reuniu no salão de eventos do Ituiutaba Clube, no último dia 26, professores, servidores, comunidade e autoridades, para aula inaugural, marcando a abertura dos cursos oferecidos pelo órgão durante o ano de 2019.

 

Os cursos a serem oferecidos, tem por objetivo, atender a inúmeras demandas da educação no município, em seus diferentes níveis e modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, EJA, Educação Inclusiva, incluindo temáticas relacionadas à alfabetização, planejamento, arte-educação, gestão, ética, relacionamento interpessoal, empreendedorismo, relações étnico-raciais. Este ano foco será a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais.

 

O CEMAP estará completando em abril próximo, duas décadas de existência, e o evento faz parte do calendário das atividades alusivas as comemorações para marcar a data. Ao longo dos últimos anos, órgão transformou-se em referência local e regional, sendo procurado por outros municípios da região, interessados em conhecer e participar das modalidades oferecidas pelo centro.

 

A Professora e atual Secretária Municipal de Educação, Edmar Franco Borges Paranaíba, participou de lançamento e implantação do CEMAP, através da Decreto Municipal de 24 de abril de 1999. O objetivo inicial continua a seguido até hoje, atuar na formação permanentemente de profissionais da educação, para a sociedade do Século 21, em constante mudança em todas as áreas. “Parabéns a equipe do CEMAP, e aos professores cursistas! Aproveitem ao máximo desses cursos, sem esquecer o mais relevante: colocar em prática os novos conhecimentos”, disse.

 

O evento de aula inaugural, contou com palestra do Professor Luciano Tarso, especialista em gestão de pessoas pela FGV e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, é também Professor de MBA pelo Senac MG. Houve ainda a participação especial para animar o público, da cantora mirim, Maria Clara Maia, ex The Voice Kids.

Forró Folia leva uma multidão ao Ituiutaba Clube

0

Isso mesmo, uma multidão de homens e mulheres acima de 60 anos e assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da cidade de Ituiutaba, foram curtir e se divertir pra valer em mais uma edição Forró Folia.

O evento foi detalhadamente organizado e promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e aconteceu no salão de eventos do Ituiutaba Clube. O Secretário de Desenvolvimento Social Renato Moura, que fez questão de participar da festa e levar o seu abraço a todos os presentes, falou com a equipe de jornalismo da Gazeta e frisou sua alegria por promover mais essa grande festa em prol da comunidade.

Em Gurinhatã já teve Carnaval para a Melhor Idade

0

GURINHATÃ – A Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social promoveram na última terça-feira, 26, uma grande confraternização e um baile de Carnaval para o Grupo da Melhor Idade, no retorno das suas atividades no Centro de Convivência Vânia Guimarães.

 

Para os coordenadores, o Carnaval da Melhor Idade foi um sucesso. “Foi uma noite muito agradável e pudemos ver a alegria de todos. Tivemos desde de marchinhas de carnaval ao tradicional forro que todos adoram”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Meire Menezes que fez questão de dar as boas-vindas aos presentes, juntamente com o coordenador do Grupo da Melhor Idade, Alex de Paula.

 

Segundo Meire, encontros como esse acontecerão todas as terças-feiras a partir das 13 horas com jogos, danças, jogo de trucos e rodas de conversas.

Equipe PSF Dona Francisca Toscano Cardoso em visita na Região da Rosada

0

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde segue com suas ações preventivas por parte da equipe de Atenção Primária.

 

Desta feita a equipe do PSF Dona Francisca Toscano Cardoso se deslocou até a Região da Rosada, onde segundo o coordenador do PSF, enfermeiro Luan Oliveira, a equipe está cumprindo os acompanhamentos mensais tendo a presença do enfermeiro e do ACS João Batista, que visitaram os pacientes hipertensos e diabéticos da região, além do acompanhamento da odontóloga Marilú Martins e TSB Paula, que avaliaram a saúde bucal e agendaram atendimentos na unidade para início de tratamento.

 

Para o prefeito Wender Luciano, as ações preventivas do setor tem tido ótimos resultados, especialmente no bem-estar e qualidade de vida da população

CONSEP de Gurinhatã tem reunião conjunta com equipe de Santa Vitória

0

 

GURINHATÃ – Aconteceu na última terça-feira, 26, uma importante reunião do Conselho de Segurança Pública – CONSEP de Gurinhatã, que contou com a presença do comandante do 4º Pelotão de Ituiutaba e também do comandante do 2º Grupamento de Gurinhatã, Aspirante Paiva.

 

A reunião foi muito produtiva e teve como objetivo interligar os Consep, trocar experiências e conhecimento em geral. O presidente do CONSEP de Gurinhatã, Valdir Costa agradeceu a todos e de forma especial, ao empresário e membro do CONSEP de Santa Vitória, João Leite, mentor do encontro. “Agradecemos ao vereador Ratinho e ao nosso prefeito Wender Luciano, que nos tem dado total apoio no que tange a segurança da nossa cidade”, disse Valdir.

 

A reunião contou ainda com a presença do comandante do Pelotão de Santa Vitória, tenente Guimarães, do comandante do Destacamento de Gurinhatã, sargento Figueira, sargento Lousada da Polícia Ambiental e vários outros policiais, e do presidente do CONSEP de Santa Vitória, Gilberto Quirino (Suru) e outros membros.

Vereador Pastor Amaury pede por operação Tapa-Buracos

0

Ituiutaba – O vereador Pr. Amaury fez várias solicitações ao Secretário de Obras, Vicente Fontoura, para que a operação Tapa-Buracos, fosse executada em muitas Ruas e Avenidas. Entre elas:
Rua: 36
Rua: 6 com 23
Rua Alvares Maciel, B. Eldorado

Rua: 31 da Rua 10 até a Rua 4.

Zema se reúne com cônsules e abre Minas para novos investimentos

0

Visando estreitar as relações institucionais e, principalmente comerciais, de Minas Gerais com países de vários continentes, o governador Romeu Zema recebeu no último dia 27, na Cidade Administrativa, mais de 40 cônsules e diretores de Câmaras de Comércio. Zema destacou o trabalho da nova gestão para retomar o crescimento da economia mineira e abriu as portas do Estado para novos investimentos internacionais.

“Coloco todo o Poder Executivo à disposição de vocês naquilo que for possível. Queremos estreitar os laços com aqueles que tiverem oportunidade de fazer negócio com Minas Gerais porque, mais do que em qualquer outro momento, isso seria extremamente importante para nós”, ressaltou o governador.

Igam convoca usuários para cadastramento de barragens de água em Minas

0

Os usuários de recursos hídricos que possuem barragens instaladas em cursos d’água para fins de acumulação de água devem realizar o cadastro dessas estruturas junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O cadastramento já começou e vai até o dia 28 de março, para barragens com altura maior ou igual a 15 metros e/ou volume igual a 3 milhões de metros cúbicos. O prazo se estende até o dia 31 de dezembro dos anos de 2020, 2021 e 2022, a depender do volume do reservatório do reservatório.

SAE renovando sua frota e investindo na aquisição de máquina

0

Visando prestar um atendimento com maior agilidade e qualidade, a Superintendência de Água e Esgotos (SAE) segue investindo em melhorias e modernizações no saneamento básico do município de Ituiutaba. Desta vez, foi adquirida mais uma máquina retroescavadeira, que será utilizada para auxiliar na prestabilidade de obras de infraestrutura e nos demais serviços prestados.

Realizar este procedimento é fundamental para garantir a segurança dos motoristas e assegurar que as atividades da Autarquia tenham cada vez mais eficiência. Alguns fatores podem acelerar ou retardar a necessidade de substituição da frota de uma empresa. As condições em que os veículos costumam rodar, os tipos de serviços executados por cada um deles, a qualidade do combustível e até a própria frequência com que se faz as manutenções são alguns exemplos.

Nesse sentido, desde o início do Governo, em janeiro de 2017, o Prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, juntamente com a diretoria da SAE, vem buscando melhorar a frota de veículos e máquinas pesadas da Superintendência, o que possibilita constantemente e diretamente na atualização tecnológica e no aumento da produtividade.

No terceiro ano de gestão, foram investidos, por meio de recursos próprios, um montante de R$ 795.620,00 (setecentos e noventa e cinco mil e seiscentos e vinte reais), distribuídos na aquisição de duas máquinas retroescavadeira New Holland, duas Pickups Strada modelo cabine simples, uma Fiat Fiorino furgão, um Fiat Grand Siena e uma Fiat Ducato médio porte.