Home Blog Page 573

Governador participa de reunião na Faemg e destaca importância do agronegócio mineiro

0

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na última quarta-feira (6/2), de reunião de trabalho com a diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). Esta foi a primeira vez que um governador do Estado esteve na sede do Sistema Faemg, que representa o setor do agronegócio, que é responsável por 33,54% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

“Como bom conhecedor da realidade do interior do Estado, vi como essas regiões se desenvolveram principalmente devido ao agronegócio. Então, tenho plena ciência da importância dessa atividade para Minas Gerais. Como foi mostrado aqui, somos primeiro, segundo e terceiro colocados em uma série de atividades do agronegócio. Agora, vamos trabalhar ainda mais para melhor essas posições”, afirmou Romeu Zema.

O governador ainda pontuou a importância de a administração estadual dialogar com a população e representar o interesse de diversos setores. “Fiquei surpreso de ouvir que é a primeira vez que um governador vem ao Sistema Faemg. Essa é só a primeira vez que venho aqui. O Estado precisa apoiar no que for preciso. Quero que vocês sintam no Governo do Estado uma entidade que esteja representando a classe”, completou. Entre as ações pontuadas como fundamentais pelo governador estão fomentar o crescimento do setor do etanol, dar maior segurança aos produtores e analisar a questão fundiária.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, que também acompanhou a reunião, estabeleceu a necessidade de a pasta trabalhar em conjunto com a entidade. “Hoje é o início de uma parceria entre o governador, a secretaria e a Faemg. Todas as nossas ações serão desenvolvidas em conjunto com a Faemg, que representa a maior parte dos produtores rurais do Estado. Vamos incentivar a produção rural e criar um ambiente de segurança jurídica, que estimule os negócios. Vamos buscar regulações para a produção rural, aumento da lucratividade do produtor, sem esquecer a sustentabilidade”, disse a secretária.

Minas Gerais possui atualmente cerca de 600 mil propriedades rurais. A federação representa 385 sindicatos de produtores rurais mineiros e atende 400 mil pequenos, médios e grandes produtores.

Exército se reúne com parlamentares para tratar de ferrovias

0

Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reuniram na última quarta-feira, 06, com representantes do Exército Brasileiro para tratar da participação da instituição na construção e restauração de ferrovias no território mineiro. De acordo com o Coronel Helton Andrade, comandante do 2º Batalhão Ferroviário, o Exército está pronto para ajudar nesse trabalho.

O Batalhão Ferroviário foi fundado, segundo o Coronel Helton, em 1938, no estado de Santa Catarina. Atualmente, está sediado em Araguari, no Triângulo Mineiro. Ainda de acordo com ele, nos seus primeiros 50 anos de existência, os membros do Batalhão construíram 300 quilômetros de ferrovias e outros 700 quilômetros foram restaurados em seis estados do país, inclusive em Minas Gerais.

Dada a predominância das rodovias no país, porém, desde a década de 1990 o grupo estaria atuando primordialmente com rodovias. Mas, de acordo com Coronel Helton, eles estão prontos para ajudar na retomada das ferrovias.

Fumzup reabre Biblioteca Comunitária Solano Trindade

0

A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares – Fumzup e a Prefeitura de Ituiutaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) colocam a disposição da comunidade, a partir desta quinta-feira, 7, a Biblioteca Comunitária Solano Trindade. A reinauguração com a presença da comunidade e autoridades convidadas, ocorrerá as 14h.

 

Desativada há alguns anos, este espaço passou por alguns procedimentos realizados na reorganização do conteúdo e seguiram-se todas as normas previstas pela biblioteconomia, incluindo ações de revitalização e renovação do espaço e acervo.

 

“O conhecimento é uma grande arma contra as desigualdades existentes no nosso cotidiano, por isso, reinaugurar esta biblioteca, significa para o movimento negro da nossa cidade, munir cidadãos para combater todas as formas de preconceitos, principalmente o racismo”, disse Dara Nicácio, Diretora-presidente da Fumzup.

 

A Biblioteca Comunitária Solano Trindade, durante muito tempo consolidou-se como referência e espaço de luta aliada a resistência do movimento da comunidade negra em Ituiutaba. O acervo é composto por obras de referência, literatura, literatura infanto-juvenil e didático, onde o foco dos exemplares é a cultura, história e ensino africano e afro-brasileiro.

 

O horário de funcionamento da biblioteca, localizada no mesmo endereço da Fumzup, na Avenida 25 esquina com a Rua 30, será das 9h às 17h. Maiores informações: (34) 3262-6033.

Carreta do Sesc Saúde Mulher de volta em Ituiutaba

0

Essa importante ação em prol da saúde da mulher vai acontecer de novo na cidade de Ituiutaba. Para mais informações procure a própria Secretaria de Saúde.

As marcações de consultas e exames já começaram.

Caminhão Volvo e carreta Bitrem roubados próximo a Ituiutaba

0

Foi roubado nos últimos dias, entre Ituiutaba e Monte Alegre de Minas, um Caminhão Volvo Placa NUB-8008 e Carreta Rondon Bitrem 7 eixos, placa KAQ-0576/KAP-7246.

Quem tiver informações pode ligar para (66) 9.9627-9395/ (66) 9.9616-6049 e (66) 9.9627-9394.

Ituiutaba – Vereador na justiça contra aumento na conta de água

0

Vereador Jorge Carteiro promete lutar pelos consumidores no que tange ao que ele chamou de “Esse aumento abusivo nas contas de água”.

Dr. Artur Queiroz

0

Parabéns pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo com seus clientes. Sempre com profissionalismo e sorriso no rosto.