Home Blog Page 590

Cemig dá dicas de economia de energia durante o período de férias escolares

0

O período de férias escolares pode elevar a conta de energia, pois a tendência é que as pessoas fiquem mais tempo em casa. Por isso, a Cemig orienta os consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas em relação a conta de energia.

Medidas simples podem fazer do retorno das férias um momento tranquilo, sem sustos ou prejuízos com a conta de luz. Na hora de viajar, por exemplo, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas, mantendo apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos, por exemplo. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, responsável por cerca de 15% da conta de energia.

Durante as férias, é comum aumentarmos o uso de aparelhos eletrônicos como DVDs e aparelhos de som, videogames, videokês, televisores, microcomputadores, tablets celulares e brinquedos eletrônicos. Por isso, é sempre muito importante só deixar o aparelho ligado na tomada se realmente estiver usando. De acordo com Luciano Barreto, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, “para economizar é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada. Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais, no modo de espera, do que os mais modernos”.

O computador também deve receber atenção. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por 70% do consumo desse equipamento.

É comum as crianças dormirem em frente à televisão ligada. Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é utilizar o temporizador para desligamento automático disponível na grande maioria dos televisores.

É importante estar atento ainda ao aumento do número de pessoas em casa, característico do período de férias, quando é comum receber visitas. Com mais pessoas em casa, aumenta a quantidade de banhos e uso do chuveiro, que é o equipamento que mais consome energia, devido à sua alta potência. “A recomendação para economizar energia com esse equipamento é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%”, explica o engenheiro da Cemig.

Ainda de acordo com Luciano Barreto, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. “É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e consequentemente aumenta o consumo.

BDMG prorroga prazo para que municípios atingidos pelas chuvas busquem financiamento

0

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) prorrogou de 15 de fevereiro para 29 de março o prazo para que municípios atingidos pelas chuvas busquem recursos para obras de recuperação. O banco vai disponibilizar financiamento exclusivo para cidades que tiveram estado de emergência ou calamidade decretado em decorrência das chuvas e reconhecido pela Defesa Civil por meio do edital BDMG Solidário Municípios.

O edital é voltado para municípios com até 100 mil habitantes. O limite de financiamento é de R$ 2 milhões, e o prazo pode chegar a 84 meses, dependendo do tipo de obra a ser realizado.

No cenário de crise, capacitação técnica é a chave

0

Diante da reconstrução de um cenário de crise, em que os brasileiros foram forçados a buscarem   formas de complementar a renda e sair do vermelho, a capacitação técnica tem sido ‘a luz no fim do túnel’. Isso se comprova pelo aumento na procura por cursos técnicos e profissionalizantes no país, já que segundo o Ministério da Educação, esse número já vinha crescendo quase 70%, nos últimos dez anos. Um dos atrativos é a oportunidade mais rápida de contratação, justamente por se tratar de uma capacitação de curto prazo e que oferece salários atraentes. Pensando neste novo cenário, as unidades do Senac na Regional Triângulo, estão com inscrições abertas para diversos cursos. Contemplam as cidades de Araxá, Coromandel, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.

“A prática é um dos diferenciais do Senac, que propõe ao aluno, desde o início, esse formato de aprendizado”, destaca Danilo Luiz Dias, Consultor de Negócios. Os cursos técnicos do Senac são totalmente voltados para a prática profissional. Após concluírem os estudos, os alunos ainda contam com um apoio da instituição para se inserirem no mercado de trabalho, por meio do portal Rede de Carreiras. Investimento e informações sobre os cursos pelo 0800 724 4440 ou pelo site mg.senac.br.

 

Oferta de cursos para a cidade de Ituiutaba:

  • Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Trabalho.
  • Técnico em Enfermagem.

 

Maiores informações: http://cursostecnicossenac.com.br/

0800 724 4440.

Gurinhatã tem manutenção de Praças e Jardins

0

GURINHATÃ – Enquanto o setor financeiro da Prefeitura Municipal aguarda a regularização dos repasses por parte do novo Governo do Estado de Minas, a segunda-feira foi de retorno ao trabalho em todos setores da administração municipal.

 

Já o Departamento de Obras e Serviços Públicos manteve algumas ações paliativas no período de recesso de fim de ano, e nesta semana começou mais uma vez o trabalho de manutenção em praças e canteiros centrais, cujo serviço foi iniciado no canteiro da Avenida Jonas Vilela, entrada da cidade.

 

Manutenção na pista de caminhada e em outros locais pela cidade também estão ocorrendo, cujo propósito da Prefeitura é manter sempre limpa a cidade, levando conforto e qualidade de vida à população.

Cerca de 25% dos jovens com idade entre 20 e 25 anos estão sofrendo com a queda de fios

0

Um dado divulgado pela Sociedade Brasileira do Cabelo no segundo semestre do ano passado, mostra que cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície, dentro deste contexto, um número que chamou bastante atenção foi a quantidade de jovens com idade entre 20 e 25 anos que estão sofrendo com a queda de fios. Nessa faixa etária, 25% das pessoas são afetadas com a perda de cabelo, estimulados por problemas emocionais e genéticos.

O especialista em transplante capilar, Dr. Thiago Bianco, esclarece alguns mitos e verdades que envolvem a calvície prematura.

Jovens não podem se submeter a transplantes capilares?

Mito. Com as novas técnicas como a FUE (Folicular Unit Extraction), método que usa unidades foliculares por meio de micro lâminas circulares, e a FUT (Follicular Unit Transplantation), técnica mais tradicional que promove a retirada de uma faixa de cabelo do couro cabeludo, qualquer pessoa, independentemente da idade ou do sexo, pode se submeter ao transplante, porém o paciente tem que ter uma boa indicação cirúrgica, e em pacientes mais jovens, é preferível iniciar um tratamento clínico para estabilização do quadro de calvície, para posterior procedimento de transplante capilar.

Uso de chapinha e secador na adolescência favorece a queda dos fios?

Parcialmente verdade. A utilização diária destes dois aparelhos danificam os fios ocasionando a queda. Mas, nem sempre irá resultar em uma calvície permanente. Caso a jovem tenha fatores genéticos ou fios ralos e enfraquecidos, o problema poderá aparecer. De qualquer forma, deve-se evitar o uso dos dois equipamentos.

Ter uma dieta rica em proteína desde cedo irá retardar a queda de cabelo?

Mito. Por mais que o cabelo seja proteico, o fato de ingerir o nutriente não influenciará no transtorno, apenas irá deixar um aspecto mais saudável aos fios.

Abusar da química no cabelo, como tinturas e alisamentos, ajuda na calvície precoce?

Verdade. O uso excessivo de qualquer tipo de química causa danos aos fios, como a destruição do fio, quebra e enfraquecimento e, todos estes problemas juntos podem causar a queda de cabelo excessiva que se não cuidada, pode causar a calvície.

Usar boné ou chapéu em excesso causa queda de cabelo?

Parcialmente verdade. O uso diário do boné pode sim acelerar o processo de queda de cabelo por conta da umidade que o acessório causa na cabeça, podendo ocasionar processos inflamatórios no couro cabeludo. Mas, se o jovem já tiver predisposição para ter este problema (fator genético), o uso ou não de algo na região da cabeça em nada irá afetar.

Traumas podem influenciar na calvície?

Verdade. Situações de estresse podem desencadear queda de cabelo. O mal pode provocar um início de alopecia androgênica, calvície causada por fatores genéticos.

Por: Dr. Thiago Bianco médico expert em transplantes capilares considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo. Dr. Thiago Bianco foi graduado em Medicina em 2006, e especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para a área de implante capilar.

Um a cada 80 mil nascimentos é a média de partos empelicados

0

Ginecologista e Obstetra Alberto Guimarães responde algumas perguntas sobre o tema

Um a cada 80 mil nascimentos. Essa é a média de partos empelicados (quando a bolsa não se rompe) que ocorrem. Na noite de 28 de dezembro, uma menina nasceu de um parto do tipo no Hospital Beneficência Portuguesa. A gestação era gemelar, e momentos antes o irmão dela veio ao mundo. O nascimento ocorreu durante uma cesariana que precisou ser agendada porque a pressão arterial da mãe subiu.  

1- O que seria um bebê nascer empelicado?

O bebê empelicado nasce ainda envolto pela membrana ou pela bolsa. Então, ele sai do canal vaginal, se for por parto normal, ainda envolto na bolsa. Ele tem ainda água no entorno e a bolsa, essa pele que envolve o bebê.

2- É algo perigoso para a mãe ou para o bebê?

Não.

3- Por que isso geralmente acontece?

É bem raro acontecer. De maneira geral, na medida em que vai descendo no canal, a contração vai empurrando o bebê pra baixo e também empurra a bolsa, que tende a romper e sair o líquido e sai o bebê.

4- Quais os cuidados que a mãe ou médico tem que ter nessa situação?

Nenhum cuidado.  

5- Existe uma forma indicada para tirar o bebê dessa película?

Você dá um pequeno corte com uma pinça delicadamente na membrana que parece um plastiquinho usando a ponta da pinça, ela abre, saí o líquido e você já tira o bebê.

6- Se o bebê nasce empelicado, ele precisa de algum cuidado especial após o parto?

Não há necessidade de nenhum cuidado em especial pelo fato dele nascer empelicado. Fora que é bem bonito, é bem legal, é uma cena bem bonita. Mas não há nenhum cuidado em especial em função disso. Nem do ponto de vista da mãe e tampouco do bebê.

Fonte: Dr. Alberto Guimarães

Alberto Guimarães – Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas.

Calendário escolar de 2019 terá início em 7 de fevereiro

0

Ituiutaba -Durante entrevista a secretária de Educação, professora Edmar Franco Borges Paranaíba, disse que se não houver necessidade de alteração, por motivo de força maior, o calendário escolar da rede municipal de ensino deverá iniciar as atividades no próximo dia 7 de fevereiro.

“O transporte de alunos já está regularizado, a merenda escolar para 2019 já foi licitada e contratada e o processo seletivo para a contratação de professores substitutos já está sendo concluído. Nossa recomendação agora é para aqueles pais que ainda não fizeram a matrícula dos seus filhos. O ideal é que resolvam esta situação o mais rápido possível”, disse a secretária.

Sobre o transporte escolar, antes do inicio de cada semestre letivo, os veículos da frota usada para essa finalidade recebem vistoria de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade – SEMTTRAM e dos funcionários do INMETRO. Após a conferência de todos os itens de segurança, recebem o selo que permite o transporte de alunos no município de Ituiutaba.

A alimentação servida nas escolas municipais e creches, produzida na Cozinha Central, anexo à Escola Municipal Machado de Assis, bem como a gestão e processamento da merenda nas unidades de ensino da rede municipal, recebeu elogios de técnicos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE, durante visita ocorrida recentemente.

Processo Seletivo

A prova do processo seletivo para a contração de professores temporários em substituição aos servidores que necessitam de licença ou que aposentam, ocorreu no último dia 06. À medida que as oportunidades forem surgindo, a Secretaria de Educação fará a convocação conforme a ordem de classificação.

Janeiro Branco – o mês da solidariedade emocional

0

O branco não é somente a cor escolhida por muitos para o reveillon. Essa cor faz parte da campanha Janeiro Branco, que surgiu em Uberlândia no ano de 2014 com o objetivo de realizar palestras em vários locais públicos para informar sobre a importância da saúde mental. Hoje, a campanha está na 6ª edição e já acontece em várias cidades do Brasil. O Hospital Santa Genoveva chama a atenção para o tema, com o objetivo de fazer as pessoas a pensarem mais em suas vidas.

O primeiro mês do ano traz consigo muita representatividade. É em janeiro que as pessoas fazem novos planos e vislumbram um novo estilo de vida. Mas, é, também, um mês melancólico para muitos e, nesse momento de fragilidade, a busca por ajuda profissional é de extrema importância.

Segundo a psiquiatra do Hospital Santa Genoveva, Ana Carolina Chaves Alucio, apesar de a campanha ser em apenas um mês, é importante que a saúde mental esteja em evidência durante o ano todo. “Precisamos combater alguns tabus sobre as doenças mentais. É necessário combater o adoecimento emocional, promover a psicoeducação entre as pessoas e instituições e, principalmente, buscar o desenvolvimento e valorização das políticas públicas em saúde mental”, disse.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Desse número, aproximadamente 65 mil casos acontecem anualmente em todo o continente americano. No Brasil, de acordo com a cartilha do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida por ano.

“Apesar do grande preconceito em torno das doenças mentais, como a depressão, por exemplo, é necessário atenção especial. Precisamos tratar esse assunto de forma ampla, levarmos informação e, principalmente, solidariedade às pessoas”, finaliza a médica.