
Vésperas do Natal e do Ano Novo serão pontos facultativos em Ituiutaba
Em razão dos feriados de Natal, na próxima terça-feira, dia 25 de dezembro, e da Confraternização Universal, também na terça-feira, dia 01 de janeiro de 2019, o Prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, decretou pontos facultativos nas repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro de 2018.
Apenas os serviços essenciais, que não admitem paralisação, como a Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – UPAMI Pronto Socorro “Dr. Darcy Andrade Furtado” e a escala de plantão da Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba (SAE) estarão atendendo normalmente. O serviço de limpeza urbana também não terá prejuízo nestas datas de pontos facultativos
De acordo com o artigo segundo do Decreto número 8.970, do dia 10 de dezembro de 2018, “Ficam os secretários municipais e gestores de órgãos da administração indireta, incumbidos de manter de manter em funcionamento os serviços essenciais e resolver os casos urgentes em dias e horários definidos”.

Servidores recebem salário de dezembro e parcela do 13º
Depois de anunciar que faria a antecipação do depósito referente ao pagamento do salário do funcionalismo público referente ao mês de dezembro, algo em torno dos R$ 8,5 milhões, a Prefeitura de Ituiutaba realizou também, o pagamento da primeira parcela do 13º Salário a todos os servidores que ainda não receberam o benefício quando gozaram as férias no decorrer deste ano de 2018. O pagamento também foi efetuado para os aposentados e pensionistas da Casmi, totalizando aproximadamente R$ 2.5 milhões.
“Estamos passando por momentos difíceis, mas a grande esperança é que, com o início do mandado no novo governador de Minas Gerais, os repasses constitucionais aos municípios voltem à normalidade. Mas enquanto isso não acontece, vamos fazendo todo o esforço possível para que os servidores não sejam penalizados. Por isso determinei à Secretaria Municipal de Finanças um esforço redobrado para que pudéssemos fazer o pagamento desta primeira parcela do 13º Salário”, disse o prefeito Fued Dib.
O prefeito destacou ainda, a importância representativa para a economia local, de ter aproximadamente R$ 11 milhões nas mãos dos consumidores às vésperas do Natal, uma data tão importante para o comércio, em todos os seus segmentos. “Estou muito contente por termos conseguido, com muito esforço, realizar o pagamento aos nossos servidores, inclusive aos aposentados e pensionistas, quando muitas outras prefeituras espalhadas por este Estado de Minas Gerais, infelizmente não conseguiram”, disse Fued.
A secretária municipal de Finanças, Eleni Soares Gois, também comemorou o fato de que, apesar de todas as dificuldades, a Prefeitura de Ituiutaba está conseguindo superar as adversidades deste ano de 2018. Eleni destacou a importância da quitação da primeira parcela do 13° de todos os servidores e disse que ainda mantém a esperança, de que algo possa acontecer e permitir o pagamento da segunda parcela ainda em 2018.
“A determinação já foi dada pelo prefeito Fued Dib. Qualquer valor que entrar nos cofres do Município, que permitirem o pagamento da segunda parcela do 13º, mesmo que escalonado do menor para o maior valor salarial é para ser usado neste sentido. Por isso, vamos manter a esperança de que algo de bom possa acontecer após o Natal”, concluiu a secretária de Finanças.

Licitações da SAE promovem economia para a autarquia
Mesmo com a aproximação do final de ano e dos feriados e recessos pertinentes a esse período, o Setor de Suprimentos da SAE está em ritmo acelerado, com a realização de vários Processos Licitatórios.
As licitações da SAE estão sendo realizadas na Sede da Área Administrativa da autarquia, situada na Rua 33, nº 474 – Setor Sul, sempre atendendo aos princípios de publicidade e transparência exigidos pela Lei.
Nos meses de novembro e dezembro de 2018, foram realizados 08 (oito) processos licitatórios na modalidade “Pregão”, onde entre os valores médios de mercado e o valor contratado das mercadorias/serviços adquiridos, a SAE conseguiu uma economia de R$ 216.188,21.
Todos os processos realizados pela SAE são abertos ao público e encontram-se disponíveis para consulta no site da autarquia, no endereço eletrônico: www.sae.com.br no campo “Licitações”.
A Comissão Permanente de Licitação da SAE é composta pelos membros:
Patrícia Abrão Pinheiro Gomes – Presidente
Georges Bou Hanna Filho – Vice-Presidente
João Alberto Franco Martins – Pregoeiro
Daiane Fonseca Duarte Gomes – Pregoeira Suplente
Arielle Soares Freitas – Equipe de Apoio
Reinaldo Vieira Barbosa – Equipe de Apoio.

Um feliz 2019 para você
É hora de receber o Ano Novo
com alegria e esperança no coração.
De deixar o ruim no passado,
e abraçar o futuro com otimismo.
Vamos fazer desta virada de ano
um recomeço de tudo que é bom.
Um renovar de sentimentos positivos,
e um renascer de velhos sonhos.
Desejo muita felicidade para este ano.
Que sejam 365 dias de realizações,
sucesso e muita prosperidade.
Feliz Ano Novo!

UFU se mantém entre as melhores instituições de ensino de Minas Gerais
Na última terça-feira (18/12), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) referente a 2017. Este ranking é divulgado anualmente e se trata do principal indicador de qualidade do ensino superior adotado pelo Ministério da Educação (MEC). Os conceitos variam de 1 a 5, sendo que as instituições com índices 4 e 5 são consideradas excelentes. É o caso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que vem se mantendo com 4 pontos desde que este sistema de avaliação teve início, em 2008.
Apenas uma faculdade – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) – e três universidades mineiras – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de Lavras (UFLA) – estão entre as 34 instituições brasileiras alcançaram o conceito máximo, em meio às mais de 2 mil que foram avaliadas. Isso significa que apenas 1,6% estão no topo do ranking.
Na avaliação do pró-reitor de Graduação, professor Armindo Quillici Neto, a posição obtida pela UFU é bastante positiva, tendo em vista o crescimento da instituição nos últimos anos, sobretudo com o início da oferta de vários cursos em nível de pós-graduação. “Os novos mestrados começam com nota 3, o que automaticamente puxa para baixo a nossa média no IGC. Todas as instituições que estão no patamar 5 são bem mais antigas e, por isso, já conseguiram esta consolidação que só é possível quando os programas já são ofertados há muitos anos”, esclarece.







