Home Blog Page 607

8 em cada 10 pessoas sofrem com dores nas costas

0

Em 2017, a dorsalgia (nome técnico para dor nas costas) foi a doença que mais afastou os brasileiros dos postos de trabalho. Foram 83,8 mil casos, e a doença passou a liderar a lista de enfermidades mais frequentes entre os auxílios-doença concedidos pelo INSS.

Em nível mundial, o problema atinge mais de 80% da população, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), e representa prejuízos financeiros para as empresas, governo e, claro, para os que sofrem com o problema.

Segundo o reumatologista, Carmo Gonzaga de Freitas, as razões para os problemas na região lombar podem ser várias, desde associadas à traumas, doenças como hérnia de disco, tendinite, artrite, infecção renal, ou simplesmente à má postura e falta de atividade física.

“Antigamente, nós utilizávamos mais nosso corpo. Hoje vivemos na “era do botão”, costumo dizer que o conforto está acabando com as pessoas. Mesmo com tanta informação sobre a importância da atividade física, na minha opinião, a maioria das pessoas ainda pratica exercícios por estética ou para descarregar energia, e não porque entendem que o corpo foi feito para ser utilizado e que essa prática ameniza a sua deterioração”, enfatiza o especialista.

 

A importância da movimentação corporal

Estudos evidenciam dois grupos etários que se queixam mais de dores nas costas: dos 20 aos 25 anos de idade e dos 40 aos 60 anos de idade. O primeiro grupo marca o ingresso no mercado de trabalho e o segundo, a aproximação da terceira idade. Em ambos os casos, são períodos em que as pessoas tendem a diminuir a movimentação corporal.

 

Outras ações que ajudam a prevenir as dores nas costas:

Perder peso, para quem estiver acima do peso.

Não fumar.

Escolher cadeiras confortáveis para trabalhar e usar o computador.

Caminhar por cinco minutos a cada duas horas sentado.

Evitar movimentos repetitivos que envolvam a articulação do ombro.

Evitar carregar, sem preparo, pesos superiores a 10% de seu peso.

Evitar colchões muito duros ou moles demais.

 

O que fazer se a dor persistir?

As dores nas costas merecem atenção médica, sobretudo quando são intensas por mais de um dia e não passam após período de descanso; ou quando se tornam frequentes com crises que vão e voltam.

Os médicos avaliam as pessoas com dores nas costas levando em conta seus sintomas e estilo de vida e, com o auxílio de exames de imagens, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, detectam a presença ou não de doenças que podem estar causando as dores.

Como a maioria dos casos de dores nas costas não tem uma causa específica, o tratamento tende a ser para o alívio da dor com medicamentos orais ou sob a pele na região dolorida, acompanhado de compressas de água quente (tensão muscular) ou gelo (inflamação) e fisioterapia. Acupuntura, quiropraxia (terapia que usa técnicas manuais, exercícios e orientação postural) ou infiltrações na coluna com medicamentos anestésicos ou corticoides também podem ser indicadas pelo médico.

 

Sobre o reumatologista

Carmo Gonzaga de Freitas foi o primeiro reumatologista da região do Triângulo Mineiro (MG) e co-fundador de um dos maiores complexos hospitalares de Uberlândia.

Consultório: Av. Vasconcelos Costa, 962 – Bairro Martins – Uberlândia (MG)

Telefones: (34) 3236-8344 / 9.9265-0001 (whatsapp).

Ituiutaba – Seminário Inovação na Experiência do Cliente

0

 

Ituiutaba – O SEBRAE e a FIEMG Regional Pontal estarão realizando o Seminário Inovação na Experiência do Cliente. Este evento acontecerá no dia 5/12/2018 e contará com um rápido painel com o tema “O cliente mudou” e se encerrará com a palestra de Alexandre Saboia.

 

Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente realizam vistoria em árvores com risco de queda pela cidade

0

Capinópolis – No último dia 05 de novembro, militares do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba estiveram na cidade de Capinópolis para a realização de vistoria do risco de queda de árvores na cidade a convite do secretário de meio ambiente do município, Eng. Agrº Vilson Bernardeli.

Os militares foram recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Capinópolis, onde seguiram juntos para verificar árvores.

Tratam-se das Palmeiras Imperiais na entrada da cidade, na Rua Névio Franco de Morais, que apesar de serem bonitas, oferecem risco iminente para toda a população.

Esse risco se dá em virtude da saúde das arvores. Muitas estão doentes ou mesmo mortas e ocas, ocasionando a situação propícia para a queda involuntária dessas árvores. E em tempos de chuvas com ventos fortes, como o período que estamos passando, torna-se um risco para a população.

Por serem árvores de grande porte, a sua queda pode causar enorme destruição. Isso porque elas podem alcançar as residências a sua volta, causando a destruição da casa, ou mesmo caindo em via pública, causando caos ao trânsito.

Contudo, uma das maiores preocupações das autoridades é a perda de vidas, caso essa arvore venha a cair em cima de pessoas ou gerando acidentes fatais.

Moradores próximos relataram que já caíram outras árvores desse porte na região, e que os estragos foram imensos. Além de relatarem medo que as outras venham a cair em suas residências.

No dia seguinte, os militares suprimiram as árvores em estado crítico para proteger a população, enquanto outros estudos ambientais são realizados para a melhor solução sustentável da situação.

Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros Militar apenas realiza o corte de árvores que ofereçam risco para a sociedade.

Participantes do SCFV recebem uniformes

0

A Prefeitura Municipal de Capinópolis, através da secretaria de Desenvolvimento Social realizou no dia 31 de outubro a entrega de 78 uniformes para os adolescentes e crianças do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Talento Jovem e Arte e Vida.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo realiza atendimento em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportiva. A entrega de uniformes para o SCFV vem beneficiar o serviço, proporcionando maior organização e identificação dos adolescentes e crianças do serviço. Além de divulgar o serviço ofertado pelo CRAS, para que as pessoas conheçam a importância do trabalho do SCFV.

Conselho do Patrimônio autoriza restauração da praça

0

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Capinópolis reuniu-se no último dia 08 de novembro para discutir importantes assuntos dentre eles a autorização para a restauração da Praça João Moreira de Souza, tombada como Patrimônio Cultural da cidade.

A reunião aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e estavam presentes a Presidente do Conselho Júlia Vieira Alvarenga, os membros Iracilda Pereira Duarte, Zoraine Vilarinho, Dr. Janeir Parreira, Valdair Bernardeli, Queli Franco, a arquiteta e Secretária Municipal de Planejamento Lussane Priscinotti e o historiador Cláudio Scarparo Silva.

Lussane apresentou para os conselheiros a intenção do município em preservar a praça e melhorar sua iluminação. O prefeito Cleidimar Zanotto tem apoiado as ações de proteção do patrimônio cultural da cidade com forma de preservar a memória e identidade do município, para tanto levou a proposta para apreciação do conselho. Após ouvir as informações da arquiteta Lussane os conselheiros aprovaram por unanimidade as intervenções de melhoria nas instalações elétricas e iluminação da praça.

Também o membro do conselho Dr. Janeir Parreira trouxe ao conhecimento dos conselheiros que está sendo enviado à Câmara Municipal duas propostas de lei. Uma é a de regulamentação de apresentações circenses na cidade, visando uma melhor recepção dos grupos circenses em Capinópolis, valorizando dessa maneira as atividades culturais, e o outro é uma emenda ao Código de Posturas Municipais implementando a regulamentação de sinalização do Patrimônio Cultural. Essa sinalização proposta e enviada à Câmara Municipal é uma sinalização de acordo com a sinalização internacional do Patrimônio Cultural, ou seja, a mesma placa que vai sinalizar um bem cultural tombado em Capinópolis é a mesma que vai sinalizar um bem tombado em qualquer lugar do mundo. É uma sinalização que segue os parâmetros da ONU (Organização das Nações Unidas). Iracilda Pereira Duarte membra do conselho e Secretária Municipal de Educação e Cultural disse que essa sinalização será muito importante para divulgar os visitantes e moradores sobre a existência de um bem cultural tombado. Queli Franco, Diretora de Cultura, ressaltou a importância do trabalho realizado para o aumento da pontuação do ICMS Patrimônio Cultural no município e da importância do apoio do executivo e do legislativo nas ações de proteção do patrimônio cultural de Capinópolis.

Assistentes sociais e NASF se reuniram para dar início às reuniões de rede

0

Capinópolis – Em outubro, a equipe do Núcleo Proteção Social Especial composta pela psicóloga Carolina Morais a assistente social Cristiane Lino, se reuniu juntamente com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) composto pela assistente social Luana Camargo; e nutricionista Ana Paula Rodrigues e a coordenadora de saúde mental do município Fabíola Resende, para dar início as reuniões de rede, que serão realizadas mensalmente com o objetivo de discutir os casos e planejar intervenções para assim oferecer um serviço de qualidade podendo atender a população que faz uso de ambos serviços.

Destacamos que o Núcleo de proteção Social Especial é responsável pelos casos em que famílias e indivíduos já se encontram em situações que são traduzidas como violação de direitos, risco social e pessoal com perda de vínculos afetivos, auxiliando assim na recuperação do dano sofrido.

Exemplo de situações de competência da Equipe de Proteção Social Especial: necessidade de afastamento da convivência familiar; situações de abandono; violência sexual, física e psicológica; cumprimento de medidas socioeducativas, além de outras.

A equipe também recebe denúncias de forma anônima, garantindo total sigilo quanto a identidade do denunciante. As denúncias podem ser realizadas através da Secretaria de Desenvolvimento Social ou pelo telefone 3263-0331

A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família; contribui para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Dentre os trabalhos realizados pelo NASF estão a promoção de grupos, dentre eles: grupo de saúde mental, grupo de tabagismo, grupo de mulheres que se amam demais, grupo de emagrecimento, e sempre promovendo ações para incentivo e esclarecimento sobre a prevenção da saúde.

Além dos grupos, também oferecem suporte para todos os PSFs através de reuniões de matriciamento, com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, auxiliando em casos críticos e os trazendo para discussão com a equipe multiprofissional

A comunicação entre as equipes e de extrema importância pois a partir do olhar de cada profissional é possível ter uma visão total do indivíduo sobre cada aspecto de sua vida, sendo assim pode-se ter uma melhor noção da real demanda do usuário, direcionando intervenções mais corretas.

Minas Gerais amplia ações para garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

0

Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e a Superintendência de Trabalho e Emprego em Minas estão intensificando as ações para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os encontros com empresários e com pessoas com deficiência (PCD) estão sendo realizados desde o dia 8 de novembro em 17 cidades-polo.

As ações do Dia D de inclusão da pessoa com deficiência serão realizadas em duas etapas: a primeira com os empresários e a segunda, ainda neste mês, com os trabalhadores com deficiência que buscam uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

O objetivo do encontro com os empresários será discutir estratégicas para a inclusão ou retenção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, bem como sensibilizar esse segmento sobre a necessidade de cumprimento da Lei 8.213/91, que estabelece cotas para as pessoas com deficiência nas empresas.

Tempestades de verão podem provocar acidentes com energia elétrica

0

Além das altas temperaturas, o verão do Sudeste brasileiro é caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. Por isso, a população deve ficar atenta aos perigos desse fenômeno meteorológico, como a ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações.

 

Como o Brasil está localizado em uma zona tropical, o clima quente favorece a formação de tempestades. No país, é registrada uma das maiores incidências de descargas atmosféricas do planeta. Anualmente, mais de 1 milhão de raios são contabilizados em apenas em Minas Gerais, e essas descargas atmosféricas podem causar acidentes com a população e danos ao sistema elétrico.

 

As tempestades também podem causar rompimento de fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham distantes do local. “Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve aproximar-se ou tocar a fiação e, se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também.  Nestes casos, a recomendação é ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia”, destaca o engenheiro  Demetrio da Cemig.

 

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre as redes elétricas e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

 

Veja outras dicas de segurança durante tempestades:

  • Durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena de TV pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio.
  • Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o telefone sem fio ou o celular, desde que o aparelho não esteja conectado na tomada.
  • Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.

Departamento de Saúde terá atendimento das 13h às 17h

0

 

GURINHATÃ – A partir da próxima segunda-feira, 19/11, o Departamento Municipal de Saúde terá atendimento ao público no horário das 13h às 17h.

 

A informação foi passada pela própria diretora do Departamento, Fabiana Nunes, informando ainda que na parte da manhã o expediente será apenas interno, sendo usado o novo horário de atendimento ao público para dar mais celeridade nos procedimentos e serviços.

 

O trabalho interno no período da manhã servirá para que a equipe possa transmitir informações, relatórios oficiais, além da atualização com os procedimentos burocráticos do setor.

Prefeitura decreta pontos facultativos dias 16 e 19

0

O serviço público municipal não terá expediente ao público nesta sexta-feira (16), nem na próxima segunda-feira (19), por determinação do Decreto Nº 8.899, assinado pelo prefeito Fued Dib em 24 de outubro de 2018, tornando estas datas Ponto Facultativo Municipal. A justificativa é que no dia 16 que sucede o feriado nacional de 15 de novembro, quando se comemora a Proclamação da República, será dedicado ao Dia do Servidor Público, que este ano caiu em um domingo (28 de outubro).

O mesmo Decreto Nº 8.899 também instituiu como ponto facultativo a próxima segunda-feira, 19 de novembro, data que antecede o Dia da Consciência Negra, que já está previsto como ponto facultativo pelo Artigo 154 da Lei Orgânica Municipal. Desta forma, a prefeitura de Ituiutaba não terá expediente ao público do dia 15 ao dia 20 de novembro. “Definimos pela decretação destes pontos facultativos, mas ficou assegurado que os serviços essenciais como o atendimento do Pronto Socorro não sofrerão qualquer interferência e será oferecido normalmente à população”, concluiu o prefeito Fued Dib.