Home Blog Page 608

Prefeito reúne vereadores para falar sobre a crise financeira

0

Ituiutaba – O prefeito Fued Dib convidou os 17 vereadores que integram o Poder Legislativo de Ituiutaba, para uma conversa franca sobre a real situação do Município, pela falta de repasse de recursos por parte do Governo do Estado de Minas Gerais. O prefeito foi acompanhado de todos os secretários, que se disponibilizaram a fazer quaisquer esclarecimentos sobre suas pastas, mas coube à secretária de Finanças, Eleni Soares Gois a tarefa de repassar todas as informações e responder os questionamentos feitos pelos vereadores.

Fued Dib abriu a reunião comentando o encontro ocorrido nesta segunda-feira (12) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) que contou com a participação de prefeitos dos 24 municípios que integram a Amvap, além de diversos outros prefeitos que estiveram representando a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto (Ampla) e o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda.

“A situação é muito mais grave do que vocês imaginam. Quanto menor o município, maior é sua dependência por estes recursos que estão sendo confiscados pelo governo de Minas Gerais. Muitas prefeituras já não estão pagando professores há mais de três meses. Todos os prefeitos presentes à reunião da Amvap afirmaram que não sabem de onde vão tirar dinheiro para pagar o 13º Salário. E o presidente da AMM afirmou que não sabe mais, quais ações podem ser adotadas, uma vez que o governo de Minas Gerais ignora até mesmo as determinações judiciais e constitucionais”, adiantou.

Ao responder os questionamentos dos vereadores, a secretária municipal de Finanças, Eleni Soares Gois, deixou claro que na data de hoje a prefeitura não dispõe de recursos para o pagamento do 13° Salário dos servidores ativos e aposentados. “Estamos trabalhando com a expectativa de que haja algum repasse de dinheiro do Estado nos próximos dias e assim possamos pagar a folha salarial. Já utilizamos as reservas que tínhamos. Inclusive aquela que prevíamos utilizar para o pagamento do 13º. A situação chegou num ponto que ficou insustentável”, relatou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Odeemes Braz dos Santos (PSDB) disse que foi muito importante esta iniciativa do prefeito de reunir os vereadores para informar de maneira transparente a real situação de Ituiutaba.

Salão São Paulo é tradição em Santa Vitória

0

Praticamente todo mundo conhece e muitos cortam o cabelo no Salão São Paulo na cidade de Santa Vitória, afinal são 21 anos de existência, no mesmo endereço e com a mesma cordialidade de sempre.

Ali com as portas abertas desde muito cedo, você encontra o Sr. José Pereira Santiago, que tem uma vasta experiencia, pois somado os demais endereços, são 38 anos nesse ramo de negócios. O local é ponto de encontro de uma galera animada e conhecida da comunidade, que juntos com o Sr. José, estão sempre dispostos a te receber com um sorriso no rosto e uma boa conversa.

O Salão São Paulo fica na Rua Canal nº 103, no centro de Santa Vitória.

SICOOB Credipontal apresenta a FENESC

0

Aconteceu durante a manhã do último dia 13, terça-feira, no Líder Hotel, em Ituiutaba, um delicioso e prestigiado café da manhã. Durante o evento a equipe do SICOOB Credipontal explanou sobre a FENESC (Feira de negócios SICOOB Credipontal), que irá acontecer no próximo ano, no Parque JK, em Ituiutaba.

Estavam presentes ao evento, clientes do SICOOB, empresários de praticamente todos os ramos de negócios, produtores rurais, representantes das equipes SICOOB de Ituiutaba e região e diretores, além de membros da Agencia de Publicidades “Maru Produções”, que estarão dessa importante parte do evento, que desde já promete ser um grande sucesso.

Nas próximas edições da Gazeta você vai poder acompanhar maiores detalhes da feira. Então desde já, não perca tempo e fique ligado na Gazeta on-line e também no seu jornal impresso, para que você possa se programar e fazer grandes negócios.

Floricultura Art Flores e Presentes comemorando 25 anos

0

Monte Alegre de Minas – A Floricultura Art Flores e Presentes está fazendo 25 anos agora em 2018 e vale frisar que o atendimento diferenciado, bons preços, aliado a um estoque amplo, diversificado e recheados de pura beleza, fizeram com que a empresa se solidificasse cada vez mais no mercado.

Hoje aqueles que desejam agradar com um lindo presente ou então com as tradicionais e charmosas flores, só precisam ir a Floricultura Art Flores e Presentes, pois ali fazer alguém feliz é fácil e custa pouco.

E nesta data especial, os empresários fizeram questão de demonstrar sua gratidão a todos os seus clientes e amigos. “Devemos tudo isto aos nossos clientes, são vocês que merecem os nossos parabéns”, frisou Alceu Arantes que ao lado de sua mãe Dalva, sempre estão à disposição para lhe atender bem.

O endereço é Avenida 16 de setembro nº 11, centro de Monte Alegre de Minas e o telefone (34) 3283-1392.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente está em novo endereço

0

Ituiutaba – O contribuinte interessado em solicitar junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, serviços como a poda de árvores, declaração ambiental, fiscalização de Áreas de Preservação Permanente (APP) no perímetro urbano ou mesmo doação de mudas nativas da região, agora devem se dirigir até a Rua 24 nº 1056 entre as Avenidas 15 e 17, no centro.

No mesmo endereço também funciona a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A iniciativa de compartilhar o mesmo prédio para as duas secretarias, foi do secretário Renato Moura, agora também titular interino de Meio Ambiente, dentro do processo de redução de despesas adotado pelo Município, para enfrentar a grave crise financeira provocada pelo contingenciamento de recursos de Ituiutaba, por parte do governo do Estado.

“Estamos diante de um desafio e animados para ajudar com responsabilidade a administração do Prefeito Fued Dib, agora também interinamente na pasta de Meio Ambiente. Ainda neste mês estaremos anunciando as novas diretrizes de trabalho. O nosso antecessor, Ivanilson Neves, fez bom trabalho e a pasta está devidamente organizada, com vários projetos em andamento. A equipe é preparada e competente, o que facilitará bastante o nosso trabalho no momento de desenvolver novas ações e novas parcerias”, concluiu Renato Moura.

Fazenda amplia divulgação do recadastramento de servidores inativos e pensionistas especiais

0

O recadastramento anual dos servidores inativos e pensionistas especiais do Estado de Minas Gerais é obrigatório e deve ser feito sempre no mês de aniversário. Porém, apesar dos alertas publicados nos canais de contato oficiais do Governo Estadual junto a esse público, muitos deixam de cumprir a exigência e, por isso, têm o seu vencimento suspenso ou bloqueado até a regularização.

Então, a partir do segundo semestre de 2018, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), por meio da Subsecretaria de Gestão da Despesa de Pessoal (SDP), empreendeu um grande esforço para ampliar a divulgação da necessidade do recadastramento.

Contando com a parceria de diversos órgãos públicos, cartazes informativos estão sendo distribuídos em cerca de 10 mil pontos de concentração de cidadãos, cobrindo os 853 municípios mineiros, com objetivo de reforçar a campanha para que os servidores inativos e pensionistas especiais compareçam aos postos de recadastramento dentro do prazo.

 

Como proceder

Para fazer o recadastramento, os servidores inativos e pensionistas especiais do Estado de Minas Gerais devem comparecer, no mês de seu aniversário, em um dos locais abaixo relacionados, munidos de comprovante de residência, CPF e Carteira de Identidade (originais):

  • Unidade de Atendimento Integrado (Posto UAI)
  • Administração Fazendária (AF) da SEF/MG
  • Serviço Integrado de Assistência Tributária (SIAT) da SEF/MG
  • Agência do Banco do Brasil (desde que o beneficiário tenha conta na instituição)

Mais informações: portaldoservidor.mg.gov.br

Ipem-MG alerta população para cuidados na hora de abastecer o veículo

0

Se você não costuma conferir a bomba de combustível na hora de abastecer o carro, é melhor ficar atento. Nem sempre a quantidade de gasolina que você paga é a que você leva. O alerta é do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), responsável pela fiscalização das bombas de combustíveis.

Entre janeiro e agosto deste ano, o número de reclamações referentes a esses equipamentos ficou em primeiro lugar no ranking de denúncias recebidas pela Ouvidoria do Ipem-MG. Nesse mesmo período, as queixas envolvendo problemas nas bombas de abastecimento superaram em 9,6% o total registrado durante todo o ano de 2017.

“Esse resultado é reflexo do trabalho de divulgação do canal da Ouvidoria, que temos feito durante as ações de fiscalização em todo o estado, realizadas em parceria com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e com os Procons”, afirma o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette.

Orientações

Sette explica que, antes de iniciar o abastecimento, o consumidor deve observar se o valor de litros e o total a pagar estão zerados no painel, conferir o valor do preço por litro e a existência do lacre do Inmetro na bomba medidora, além de acompanhar o trabalho do frentista em todo o procedimento.

 

“O motorista também precisa atentar para os postos que praticam preços muito baixos em relação à média do mercado. Há situações em que os revendedores não entregam a mesma quantidade de litros paga pelo consumidor. Não há vantagem financeira para o cliente. Se houver indícios de fraude, o consumidor deve acionar o Ipem”, alerta Sette.

Penalidades

A legislação metrológica vigente estabelece multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão caso se constate erro ou fraude na bomba do posto de combustível. “O valor varia conforme o porte da empresa e a reincidência do infrator”, explica Fernando Sette.

Prefeitos se reuniram e debateram a crise financeira

0

 

Mais uma vez os prefeitos da região se reuniram na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba e a crise financeira e a falta de cumprimento com os repasses por parte do Estado, ditou os rumos da reunião, que teve a presença de prefeitos de todas as regiões e do presidente da Associação Mineira de Municípios – AMM, Julvan Lacerda.

 

O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano foi um dos prefeitos presentes na reunião, relatando as dificuldades vividas pelo município, que tem mais de R$ 2 milhões para receber do Estado. “Enquanto o governador de Minas não paga o que deve aos municípios, são os prefeitos em suas cidades que são cobrados por atrasos de pagamento de fornecedores, de servidores e por alguns serviços que ficam deficitários por essa irresponsabilidade que não é nossa”, disse Wender.

 

Além do relato da situação atual que requer uma discussão judicial e não mais política, o presidente da AMM falou ainda sobre a reunião que teve com o governador eleito Romeu Zema, onde enfatizou que a Associação pretende ser parceira do governo estadual para reverter essa relação difícil que o estado tem tido com os prefeitos. Ele enfatizou que a parceria com a AMM e a CNM podem ser muito úteis para que o novo governo trabalhe em consonância com os interesses de todos. “Estamos aqui dispostos a somar e dar as mãos para consertarmos o estado.

 

De acordo com a AMM, o governo estadual continua atrasando os repasses constitucionais semanais do ICMS e Fundeb aos municípios, além do transporte escolar e do piso da assistência social. A dívida total, incluindo também repasses da Saúde, multas de trânsito e juros e correções, já alcança a cifra de R$ 9,7 bilhões, segundo levantamento da Associação Mineira de Municípios (AMM) do dia 31 de outubro de 2018.