Home Blog Page 612

Capinópolis – Apoio à agricultura familiar

0

Capinópolis – Os maquinários da Secretaria de Agricultura estão apoiando os pequenos produtores pelo sistema de parceria, como foi o caso do senhor Zezinho e Dona Marluce, lá na região do Queixada.

“Estamos felizes com resultado do trabalho que estamos desenvolvendo em benefício de nossos pequenos produtores rurais, que têm sido grandes parceiros nas ações que realizamos”, destacou a Secretária de Agricultura em Capinópolis, Marcela Alves.

Dívida de MG com Ituiutaba se aproxima dos R$ 24 milhões

0

A dívida do governo de Minas Gerais com o município de Ituiutaba se aproxima dos R$ 24 milhões e preocupa a administração em relação à necessidade de novos ajustes nas contas para vencer o ano de 2018. Esta preocupação é ainda maior, uma vez que o governador Fernando Pimentel não acena com nenhuma possibilidade de repasse de recursos até o mês de dezembro. A última atualização divulgada pela Associação Mineira dos Municípios, em 31 de outubro, apurou que Ituiutaba possui retido um total de R$ 23.723.427,98.

A maior apreensão do prefeito Fued Dib é com a possibilidade de faltar dinheiro para o pagamento dos salários dos servidores, ativos e aposentados, bem como o 13º salário, cuja primeira parcela deverá entrar na conta dos funcionários públicos municipais ainda neste mês de novembro. “Esta é uma situação que eu jamais imaginei passar na administração pública e que não se pode desejar nem mesmo ao seu pior inimigo. Temos feito o possível e o impossível para manter os serviços básicos funcionando e os salários pagos em dia. Só não sabemos, até quando”, comentou o prefeito.

Na mesma atualização de 31 de outubro, a AMM apurou que a dívida total do Estado com os 853 municípios mineiros já atingiu a cifra dos R$ 9,7 bilhões. Este montante é referente aos repasses constitucionais semanais do ICMS e Fundeb, além do transporte escolar e do piso da assistência social. Somam-se ainda, os repasses da Saúde, multas de trânsito e juros e correções.

 

Atendimento básico ainda é feito com recursos próprios

 

Para a área da Saúde em Ituiutaba, o governo mineiro já deixou de repassar até agora R$ 9.043.906,00. Para a área da Educação, não foram repassados R$ 8.000.102,33 em recursos do Fundeb, além de R$ 711.541,49 referentes aos juros do Fundeb de 2017 e ainda, R$ 36.668,58 referentes aos valores do transporte escolar. Somados apenas os valores devidos para Saúde e para a Educação, o município já deixou de receber R$ 17.792.219,30.

“Mesmo com este rombo que o governo mineiro tem provocado nas contas do município de Ituiutaba, temos conseguido manter estes serviços. Não tivemos nenhum dia de paralização nas escolas ou no transporte de alunos. O salário dos professores está em dia. O atendimento na área da saúde também não foi prejudicado. É claro que, se tivéssemos os recursos que nos é devido, poderíamos fazer ainda mais. É bom destacar que estamos trabalhando com recursos próprios e que deveriam ser investidos em outras áreas, para benefício de toda a população”, concluiu Fued Dib.

I Inter CRAS está sendo realizado em Ituiutaba

0

Começou no último dia 5, na quadra poliesportiva da Escola Dolores Peres Gomes (SESI), o I Campeonato de Futsal Inter CRAS, que é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e pelos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município. Cerca de 200 adolescentes das categorias sub 14 e sub 17 divididos em 16 times dentre as modalidades masculino e feminino estão participando das partidas. A final será na sexta-feira, 9, e os campeões serão consagrados com troféus e medalhas, bem como cada artilheiro por categoria e modalidade serão agraciados com medalhas.
A abertura contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Renato Moura, que explicou que o Inter CRAS tem a finalidade de integração social entre os jovens e oferecer a eles mais oportunidades para demonstrar suas habilidades esportivas, bem como incentivar a participação entre os adolescentes, o respeito e a autoestima de cada um. “Esse campeonato era um desejo dos jovens que são assistidos pelos centros de referência, e nada mais juntos que promover esse evento para eles”, disse.
Também participaram da abertura a diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Desenvolvimento Social, Silvania Evangelista; coordenadoras, jovens e demais colaboradores dos CRAS que promoveram uma grande torcida para as equipes, tornando ainda mais as partidas em evidência.
O Inter CRAS ainda tem o apoio do SESI e do SENAC.

Sustentar 2018 é dia 23 de novembro

0

O evento é realizado anualmente pelo Instituto Sustentar e está na sua 11ª edição. O Fórum apresenta-se como meio para discussão de temas vinculados sustentabilidade, e promove o estabelecimento de parcerias para fomentar estratégias que contribuem para a construção de um mundo melhor, com responsabilidade ambiental, social e cultural.

A convergência de debates e discussões sensibiliza a sociedade e a convida para a reflexão sobre todos os modelos vigentes.
Por isso, o Sustentar é uma excelente oportunidade para promover transformações substanciais relacionadas às questões socioambientais do planeta, do Brasil e da nossa comunidade. Um novo olhar e uma postura mais conscientes são imprescindíveis para viabilizar a construção de um modelo econômico harmônico, que permita o desenvolvimento sustentável e que garanta que progresso socioeconômico e preservação ambiental caminhem lado a lado.

O evento acontece em Belo Horizonte, no próximo dia 23 de novembro.

Colégio Menezes é indicada como empresa do ano pela ACII

0

A Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba concluiu a indicação do empresário do Ano 2018 e referendou a indicação ao nome das empresárias Gisele Aparecida Menezes Vasconcelos, Cristia Rege Menezes e Meire Luce Menezes, diretoras do Colégio Menezes, como empresárias do ano 2018. A informação as empresárias ocorreu na própria sede da empresa por meio de uma comitiva de diretores da ACII: Na oportunidade, as empresárias ficaram muito lisonjeadas pelo reconhecimento ao trabalho na empresa, que resulta em satisfação e confiabilidade para os alunos e seus familiares, destacando que esse resultado é o reflexo do empreendedorismo no segmento educacional, contando para isso com o empenho e dedicação das diretoras e colaboradores da escola, proporcionando assim a geração de empregos e renda, além de uma qualidade no atendimento aos seus clientes, pois conta com pessoas altamente capacitadas para atuar neste segmento.

 

Histórico:

O Centro Educacional Casinha Feliz, hoje Colégio Menezes, iniciou suas atividades em 1992, numa pequena estrutura na Rua 18, porém com o objetivo definido de a cada dia estar ampliando e atendendo as necessidades de seus alunos, o que resultou na necessidade de transferir a escola para um novo prédio na Avenida 23, onde funcionou durante 6 anos.

Em 1998 foram adquiridos terrenos na Avenida 25 para a construção da sede própria, inaugurando-a no ano de 2000;

Em 2002, ao completar 10 anos a Escola Educacional Casinha Feliz alterou a razão social para Colégio Menezes e iniciou a sua primeira turma de 5ª série (6º ano);

Em 2004 foi inaugurada a quadra poliesportiva;

Em 2006 a escola inaugura a biblioteca com um grande acervo de livros;

Em 2007 a escola comemorou 15 anos de fundação;

Em 2009 houve a construção de mais salas de aula e ampliação do laboratório de informática;

Em 2012 a escola completa 20 anos de atividades;

Em 2014 são iniciadas obras de ampliação do colégio, como parte de projeto de expansão da empresa;

Em 2016 são concluídas as obras de ampliação que conta com ampla estrutura, acessibilidade, conforto e segurança;

Em 2017 o Colégio Menezes completa 25 anos de história, sempre desenvolvendo atividades disciplinares e recreativas, oferecendo também atividades complementares como: natação, ballet, voleibol e futsal;

A Escola tem como objetivo proporcionar ensino de qualidade possibilitando sucesso profissional e pessoal, visando o pleno desenvolvimento do aluno e ao seu preparo para o exercício da cidadania, hoje atendendo diretamente 600 alunos.

 

Mérito Empresarial 2018

.

Como ocorre anualmente, a Federaminas estará realizando o XXI Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, na cidade de Juiz de Fora, de 22 a 25/11/2018, com a presença confirmada das três homenageadas em todo o congresso, bem como de diretores da ACII, no entanto sendo no dia 24 de novembro a solenidade do Mérito Empresarial 2018, onde as respectivas empresárias indicadas pela ACII irão receber em nome do Colégio Menezes este importante título, juntamente com diversos outros empresários de todo o Estado indicados pelas suas respectivas Associações Comerciais, num grandioso evento com a participação de diversas autoridades.

Para o Presidente da ACII, Oleir Borges Ferreira, este é papel da entidade no sentido de reconhecer e incentivar o empresariado local que sempre busca aperfeiçoar e buscar melhores condições para atender as necessidades de seus clientes, com resultados coletivo para o desenvolvimento da região e o próprio fortalecimento da classe.

Hoje Duda lança seu livro

0

Noite de autógrafos Colégio ápice 19hs

Espaço Cultural de Ituiutaba oferece aula de Hitt Funcional

0

Ituiutaba – Todas as terças e quintas-feiras das 08:00 às 09:00, no Espaço Cultural Benedito Santana, tem aula de Hitt Funcional.

Os benefícios do treinamento funcional são: Além da tonificação muscular e treinamento funcional, implica também em uma maior complexidade do movimento e envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz o organismo ter um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como melhora da flexibilidade, emagrecimento, otimização da coordenação motora, equilíbrio e condicionamento cardiorrespiratório. Tudo isso além de motivação e aumento da autoestima.

Escolinha de Paranaiguara é destaque com goleada elástica

0

Ituiutaba – A segunda rodada da 5ª Copinha de Futebol Infantil “Eurípedes Arantes Muniz – Capitão”, ocorrida neste último final de semana, durante os dias 3 e 4, oscilou entre surpresas e decepções. Entre os sete jogos previstos, o destaque ficou por conta dos garotos da equipe sub 13, da Escolinha de Futebol de Paranaiguara ao golear por 8×0 a Escolinha do Guarani/Ituiutaba, no Estádio Moacir Franco, bairro Ipiranga.

 

A realização e organização da competição é do Departamento de Esportes, da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Ituiutaba, com apoio da Superintendência de Água e Esgoto, SAE.

Secretário garante a continuidade de melhorias no trânsito

0

Segundo afirmações do engenheiro Vicente de Paula Fontoura Filho, durante reunião na última terça-feira (6), com equipe do Departamento Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana – DTTMU, os trabalhos iniciados há cerca de trinta dias visando melhorias, segurança e comodidade aos pedestres e motoristas, terão continuidade nos bairros e área central de Ituiutaba.

“A nossa missão não é adotar nenhuma medida drástica, arbitrária ou prejudicial a quem quer que seja. Temos a recomendação do Prefeito Fued Dib para que trabalhemos focados em regulamentar e destravar o que está parado. Vamos conseguir cumprir essa meta com a colaboração e participação de todos os servidores”, disse Fontoura, que além de titular na Secretaria de Obras, ocupa interinamente no comando das pastas de Trânsito e de Planejamento.

Em seu primeiro ato á frente do Trânsito, Fontoura autorizou o prosseguimento do trabalho de sinalização vertical e horizontal, além da ampliação das vagas para idosos e portadores de necessidades especiais, principalmente nas vias onde estão sendo executadas as obras de recapeamento.

Segundo ele, são protocolados diariamente diversos pedidos de intervenção. Entretanto, para cada caso é necessário que seja feita uma análise da viabilidade.

Semáforos

Em razão do início do horário de verão, o DTTMU, realizou durante os dois primeiros dias da semana, o trabalho de adequação e funcionamento de todos os 27 semáforos em Ituiutaba. A medida serve para orientar os aparelhos quanto à emissão do início e término do sinal de alerta, que diariamente é acionado entre as 0h01 e as 6h00 da manhã.

Vem aí o 1° Seminário de Capoeira de Ituiutaba

0

° Seminário de Capoeira acontecerá nos dias 09,10 e 11 de novembro em Ituiutaba.

Todas as escolas de capoeira foram convidadas para participar do Seminário, e várias reuniões foram promovidas pela FCI (Fundação Cultural de Ituiutaba) e pelas escolas, os cursos e os cronogramas foram elaborados em conjunto.

O evento terá a participação de grandes nomes como o Contra Mestre Edy, que dará a oficina do Maculelê, Samba de Roda e Capoeira Angola. Também estará o Professor Hawai Silva que trará oficinas além São Bento, Benguela, e Capoeira Inclusiva, com objetivo de capacitar os graduados para trabalhar com esse público.

O evento contará com Oficinas, Rodas de Capoeira, Caminhada, Aulão, Palestras e Batizados. As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação Cultural de Ituiutaba ou na sede da mesma na Rua 24 n° 1332 em horário comercial.

Para Jaderson Agostinho (Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba),
a capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, musica sendo um estilo de vida para os praticantes, destacou também que a Capoeira traz em suas raízes a história do negro no Brasil, sendo uma ferramenta de resistência. E neste mês de novembro está atividade fortalecerá as ações em comemorações ao mês da Consciência Negra. E o 1° Seminário vem para a união de todas as escolas de capoeira, além de fortalecer a atividade na nossa cidade, é resgatar essa cultura.