Home Blog Page 615

Ganhadores da campanha Leão do Bem recebem prêmio por escolha de nome e slogan do mascote

0

Na manhã da última quarta-feira, 31, o Plenário da Câmara Municipal de Ituiutaba recebeu a presença maciça de crianças, adolescentes, representantes de instituições e projetos sociais, autoridades políticas e da sociedade civil para a entrega das bicicletas para os ganhadores da campanha Leão do Bem, além dos notebooks para as instituições onde as crianças são matriculadas, além disso, um notebook foi destinado para a Biblioteca Municipal Senador Camilo Chaves, que foi uma grande parceira, que disponibilizou o local onde foi lançado, em abril, o edital da campanha para as escolha do nome e do slogan. No total foram 128 inscrições realizadas, entre crianças e adolescentes de escolas municipais, estaduais, particulares e da zona rural do município. No ato da inscrição, o participante ainda doava um 1 kg de alimento que será destinado para a Instituição Casa Lar São Francisco de Assis, que atende crianças em Ituiutaba.
Gabriella Cardoso de Oliveira, representando a Escola Estadual João Pinheiro, foi à ganhadora que nomeou o mascote de “Leão Nardo”. Já o slogan “Se você é um doador, no coração tem amor” foi criado pelo jovem Ricardo Jonnas de Carvalho Gama Santos, que é assistido pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Brasil.
O secretário de Desenvolvimento Social, Renato Moura, explica que todo o valor arrecadado pelo Fundo da Infância e Adolescência – FIA será destinado a instituições registradas e reconhecidas pelos órgãos responsáveis pelo atendimento às crianças e adolescentes no município. Ele ainda destaca que Ituiutaba arrecadou, em 2018, 113 doações, resultando o valor de R$97.237,85, sendo considerada pela Confederação Nacional de Municípios uma das três maiores arrecadações do Brasil. “Esse trabalho é para valorização de nossas crianças e adolescentes. Estamos trabalhando pautados e incansavelmente para proporcionar aos nossos jovens uma melhor qualidade de vida, e para isso temos diversos parceiros que estão na mesma causa,” ressaltou.
A Campanha foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, em parceria com a Secretaria de Educação, Espore e Lazer; Fundação Cultural e Biblioteca Municipal Senador Camilo Chaves.

ACII – Semana de palestras para empresários do setor automotivo

0

Ituiutaba – Vai acontecer algumas palestras voltadas para os empresários do ramo automotivo. As palestras serão realizadas nos dias 05,06 e 07 de novembro de 2018.

Para mais informações, entre em contato com a ACII (34) 3268-1700.

Santa Vitória – Vice-prefeito otimista para com 2019

0

Mais uma vez na cidade de Santa Vitória, nosso jornalismo hoje esteve com o vice-prefeito e também Secretário de Obras, Renato José de Paula. Ao conceder entrevista Renato demonstrou otimismo para com o próximo ano.

Gazeta – Ao finalizarmos mais um processo eleitoral, como você visualiza o resultado das urnas?

Renato – Eu vejo como positivo o resultado dessas últimas eleições, afinal ele demonstrou que a grande maioria da população já está cansada dos mesmos nomes e dos governos do PT e PSDB. Minas Gerais está passando por uma crise e somente um nome forte como o do empresário Romeu Zema, para levar otimismo ao mercado e também para os políticos que hoje estão a frente das prefeituras, para que juntos e com muito trabalho, possam colocar as coisas nos eixos e o Estado no rumo do desenvolvimento.

Gazeta – Mesmo diante de uma forte crise, ao visitar Santa Vitória constantemente é possível visualizar que o município tem se sobressaído e que está com obras importantes em andamento?

Renato – No atual governo do Pimentel, eu diria que nosso município não pode reclamar muito não, afinal sabemos da real situação em que se encontra o Estado, pois a União também não está fazendo os repasses para Minas Gerais da maneira correta. Aqui em Santa Vitória o prefeito Salim Curi, juntamente comigo e os demais membros de nossa equipe, estamos fazendo gestão diariamente, seja em Belo Horizonte ou Brasília e isso tem propiciado bons resultados. No primeiro ano de mandato conseguimos colocar a casa em ordem e na atualidade, já temos obras importantes sendo iniciadas e outras praticamente concluídas, todas em benefício de nossa população.

Governo de Minas Gerais homenageia 126 personalidades com a Medalha Santos Dumont

0

O Governo de Minas homenageou nesta terça-feira (30/10), na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, no Território Mata, 126 personalidades e entidades com a entrega da Medalha Santos Dumont. A honraria foi criada em 1956 para comemorar os cinquenta anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). O governador Fernando Pimentel não pôde comparecer à cerimônia por falta de teto para se deslocar à cidade e, por isso, enviou uma carta pelo secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, que o representou.

Em sua mensagem, Fernando Pimentel destacou que o país vive um momento “desafiador”, mas que agora, após as eleições, os mineiros não devem deixar de sonhar e buscar uma Minas Gerais e um Brasil “mais justos e fraternos”. “O povo é soberano, a maioria fez sua escolha e o futuro presidente iniciará seu governo com legitimidade estabelecida pelo voto, como deve ser em uma democracia. Uma democracia feita por 209 milhões de brasileiros e brasileiras que esperam que o governo que se inicia em 1º de janeiro de 2019 honre nossa Constituição e as instituições democráticas. Que esperam que os direitos de cidadania sejam respeitados e fortalecidos, para que a extraordinária diversidade que nos caracteriza seja valorizada”, afirmou Pimentel em texto.

O governador destacou que, após o fim do seu mandato, permanecerá “um defensor intransigente dos interesses do Estado junto ao governo federal”. “Da minha parte, sempre estarei entre os que defendem o direito das minorias, dos oprimidos, dos humilhados, dos esquecidos. Sempre me alinharei entre os que trabalham pela construção de uma Nação comprometida com os direitos e os sonhos de todas as brasileiras e brasileiros. Uma Nação democrática, que nos orgulha a todos”, destacou o governador, lembrando o esforço da sua gestão em superar as dificuldades e manter os serviços do Estado em funcionamento para a população.

Minas Gerais – Vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de novembro

0

Começa na quinta-feira desta semana, 1º de novembro, a segunda etapa anual de vacinação do gado contra a febre aftosa em todo o território mineiro, quando deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses.  A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o seu rebanho estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 81,25 por cabeça.  Nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 9,5 milhões de animais.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) é o órgão responsável pelo gerenciamento e fiscalização da campanha junto aos produtores rurais.

A diretora-geral do IMA Cristina Fontes Araújo Viana ressalta a importância da vacinação para a manutenção da saúde do rebanho e do reconhecimento internacional de zona livre com vacinação obtido pelo estado junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “Este status favorece o agronegócio e o acesso da carne bovina e dos produtos da bovinocultura de Minas a mercados internacionais, contribuindo de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) mineiro.”

Minas Gerais possui o segundo maior rebanho nacional de bovinos, com cerca de 23,6 milhões de animais, sendo a bovinocultura tanto de corte como de leite atividade que é importante geradora de empregos e de divisas para o estado e o País.

Cristina Fontes lembra que o produtor deverá comprovar a vacinação de seu rebanho junto ao IMA até o dia 10 de dezembro. O IMA estabelece que os produtores rurais proprietários de 150 ou mais bovinos ou bubalinos deverão declarar a vacinação do seu rebanho contra a febre aftosa exclusivamente por meio do site www.ima.mg.gov.br ou pelo Portal do Produtor no endereço https://www.sidagro.ima.mg.gov.br/portaldoprodutor/login.jsf

Para quem tem plantel com até 150 animais a declaração poderá ser feita pelo site ou, também, presencialmente em uma unidade do Instituto.

Outubro Rosa – Grande mobilização nesta quarta-feira

0

Ituiutaba – Mulheres de todas as idades terão um motivo a mais para sair de casa e passar a tarde desta quarta-feira na praça. Mais especificamente, na Praça Getúlio Vargas, onde acontecerá uma grande mobilização para marcar o encerramento da Campanha Outubro Rosa em Ituiutaba. O evento acontecerá a partir das 15 horas com diversas atividades que incluem apresentações artísticas com o Coral Unimed, além de aferição de pressão e testes de glicemia; espaço de massagem e embelezamento; depoimentos de mulheres em tratamento ou que já superaram a doença e avaliação clínica das mamas, com solicitação de mamografia para todas as mulheres acima de 50 anos. Os exames serão feitos pelos Clínicos Dr. Dr. Paulo Márcio Cintra e Dra. Aline Cardoso. Havendo necessidade será feito o encaminhamento para o médico especialista.

 

“Ao longo de todo o mês de outubro, realizamos diversos encontros e palestras em todos os PSFs de Ituiutaba. O Outubro Rosa é um evento internacional de desmistificação e de mobilização contra o câncer de mama. Surgiu em 1997, com a realização da primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova Iorque (EUA), com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce”, comentou a enfermeira Fernanda Lacerda de Oliveira, coordenadora do PSF Independência e integrante da comissão organizadora do evento desta quarta-feira, que será realizado pelos PSFs de Ituiutaba com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeito Wender Luciano se junta à Melhor Idade com qualidade de vida

0

O prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano deixou de lado o gabinete e se transformou num cozinheiro, e o motivo foi gratificante, cozinhar e servir ao Grupo da Melhor Idade, que no fechamento da Semana do Idoso, tiveram um grande dia, com muitas histórias e emoção numa viagem a Cachoeira Dourada de Minas na última sexta-feira, 20.

 

“Foi um dos dias mais felizes de prefeito. Um dos dias mais felizes em um ato como prefeito. Cozinhar para todos, pilotar para eles por um passeio no Rio. Não tem preço. Amo todos vocês”, disse o prefeito.

 

E não foi só isso, teve muita diversão nas águas de Cachoeira Dourada, inclusive todos os idosos tiveram a oportunidade de um Passeio de Lancha, que para muitos, foi uma experiência inédita em suas vidas. O almoço foi feito pelo próprio prefeito, que junto com seus colaboradores, serviram ao grupo da Melhor Idade, que tiveram um dia de conforto e muito entretenimento.

 

“Não existe gratidão maior do que poder proporcionar um lazer para pessoas tão importantes como os idosos do nosso município. Foram momentos que muitas pessoas disseram jamais pensar que iam vivenciar na vida deles. Como é simples levar alegria no coração do próximo. Temos certeza de que Deus retribui tudo para nós, pois fizemos de coração. Obrigada à equipe do CRAS e do Centro de Convivência Vânia Guimarães, e em especial ao nosso prefeito Wender. Foi um dos melhores dias já vividos em minha vida, experiência perfeita nesta semana dos idosos. Só temos que louvar e agradecer a Deus”, disse a primeira Dama e diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Meire Menezes.