Home Blog Page 618

Caminhada fechou o Outubro Rosa em Capinópolis

0

Uma animada caminhada pelas ruas centrais marcou o encerramento do Outubro Rosa em Capinópolis. Um mês com várias ações visando alertar a população para a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

A secretária de saúde de Capinópolis, Sandra Barbosa, participou do evento com muito entusiasmo, liderando sua equipe em prol da saúde das pessoas.

“Sabemos que essa prevenção tem que acontecer todos os dias do ano, não só especificamente nesse mês, mas em outubro há uma intensificação das ações. Gostaríamos que a população participasse mais dessas atividades, mas infelizmente, a maioria dos que estão aqui, são funcionários da saúde e participantes da Academia de Saúde, mas isso também é de grande importância, porque somos nós que devemos levar o alerta, para a população”, disse Sandra.

 

Jornal – E quanto à parceria com a AVCC?

 

Sandra – Estamos trabalhando em conjunto e conseguindo colocar os pacientes em tempo hábil, para tratamento dentro do Hospital de Câncer, tanto de Barretos quanto de Jales e isso foi um ganho importante para todos.

 

Jornal – Fale sobre o Novembro Azul que está vindo aí.

 

Sandra – Exatamente, agora iremos tratar da saúde do homem. É o mês de prevenção ao câncer de próstata, que também é muito importante, porque hoje o câncer de próstata está entre os com maiores índices de mortalidade.

Decreto torna pontos facultativos os próximos dias 16 e 19 de novembro

0

Ituiutaba – Conforme o Decreto Nº 8.899, assinado pelo prefeito Fued Dib em 24 de outubro de 2018, com o objetivo de comemorar o Dia do Servidor Público, passa a figurar como ponto facultativo o dia 16 de novembro, sexta-feira, emendando esta data com o feriado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro. A transferência das comemorações do dia 28 de outubro, domingo, para esta nova data foi uma forma de homenagear e reconhecer a valorosa contribuição dos servidores públicos municipais com a atual administração.

O Estado de Minas Gerais, bem como o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais optaram por realizar esta comemoração no dia 1º de novembro, uma quinta-feira, data que antecede o Dia de Finados, promovendo assim, um feriado prologado que, da mesma forma do procedimento adotado pela prefeitura de Ituiutaba, também visa beneficiar e homenagear os servidores públicos estaduais.

O mesmo Decreto, assinado pelo prefeito Fued Dib, também torna ponto facultativo o dia 19 de novembro, segunda-feira, data que antecede a comemoração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (terça-feira), conforme o Artigo 154 da Lei Orgânica Municipal. Fica assegurado, ainda, que os serviços essenciais não acompanharão estes pontos facultativos e serão oferecidos normalmente, sem nenhum prejuízo à população.

Canápolis mais uma vez é destaque no esporte

0

Jogando em Itumbiara, no Estádio JK a equipe de Canápolis venceu o jogo por 1 X 0 e sagrou se campeã da competição.

Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul em Gurinhatã

0

GURINHATÃ – A próxima terça-feira será de Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul em Gurinhatã, numa atividade desenvolvida pela Prefeitura Municipal através do Departamento Municipal de Saúde.

 

Segundo a coordenadora de Atenção Primária, Dayane Santos, o evento será realizado na terça-feira, dia 30, com a saída às 17 horas do PSF Dona Francisca Toscano Cardoso, sendo que a Caminhada seguirá até o PSF Orlandino Bento de Oliveira, com chegada na Academia da Saúde, onde será finalizado com “Dançaterapia”.

 

“Participe da Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul de Gurinhatã. É hora de chamar a atenção de todos para a prevenção e combate ao câncer de mama, do colo de útero, e ainda de próstata”, disse Dayane.

Simpósio Coopercitrus de Alta Tecnologia em Citrus reúne mais de 220 produtores

0

A Coopercitrus realizou no dia 25 de outubro, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), SP, o Simpósio Coopercitrus de Alta Tecnologia em Laranja e Limão. O evento reuniu mais de 220 produtores, de mais de 93 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

O Simpósio oportunizou aos participantes palestras com as informações e tecnologias pertinentes para a produção do setor citrícola, com foco nos principais tópicos do momento da cultura. O objetivo do evento foi trazer informação e tecnologias que auxiliam os citricultores a alcançarem produtividade e rentabilidade com sustentabilidade.

Professores escolhem Livro Didático em Gurinhatã

0

 

GURINHATÃ – Professores da Rede Municipal de Ensino de Gurinhatã participaram no último dia 23, de reunião na sede do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para a escolha do livro literário.

 

Segundo a supervisora Pedagógica Gilvania Martins, pela primeira vez o Ministério da Educação e Cultura – MEC disponibiliza mais de 400 obras literárias para os alunos de educação infantil, ensino fundamental e médio.

 

Os professores reuniram e escolheram as obras para cada turma de acordo com o nível de ensino. Para a educação infantil são 20 livros para cada turma de 0 a 3 anos, pré-escolar 25 obras, 1 aos 3 anos 35 obras, e 4 e 5 anos 50 livros literários mais 2 por aluno.

 

A escolha do livro literário é muito importante para o desenvolvimento do estudante e alguns critérios são levados em consideração, especialmente na escolha das obras que devem respeitar a faixa etária de cada turma.

Prefeitura adota medidas para enfrentar crise financeira

0

A dívida do Estado de Minas Gerais com a prefeitura de Ituiutaba já se aproxima dos R$ 23 milhões e a situação financeira do município já não se sustenta mais. Esta é uma realidade enfrentada não apenas por Ituiutaba, mas por todas as 853 cidades que compõem o Estado. Segundo a Associação Mineira dos Municípios, mais de 90% já manifestaram preocupação, anunciaram que não vão conseguir honrar seus compromissos ou já estão atrasando pagamento de fornecedores e servidores.

Até então, em Ituiutaba, a atual administração honrou todos os compromissos com fornecedores e com os servidores ativos e inativos.  Por determinação do prefeito Fued Dib, nenhum serviço público foi interrompido. Saúde, Educação, Obras e Social continuam trabalhando como se o Município não estivesse atravessando uma crise financeira sem precedente. Mas a situação chegou ao limite e para enfrentá-la, com o mínimo grau de consequência para a população, o prefeito Fued Dib determinou a adoção de medidas severas e impactantes no que diz respeito à contenção de despesas.

Entre estas medidas estão, a exoneração de cargos comissionados; rescisões e redução de contratos de prestação de serviços; cortes de horas extras e gratificações; remanejamento de pessoal; junção de secretarias e acúmulos de cargos com única remuneração, entre outros.

“Até a presente data fizemos de tudo para manter a máquina funcionando. Mas a crise se agravou e já não temos meios, ou recursos financeiros suficientes para suportar esta situação. Os serviços essenciais que não podem faltar à população, como saúde, educação, limpeza pública, transporte escolar, merenda escolar, folha de pagamento, asfalto, dentre vários outros, também já estão comprometidos com a falta desses repasses por parte do Governo Estadual”, avaliou a secretária municipal de Finanças, Eleni Soares Gois.

“Esta não é a situação que eu gostaria de passar. É uma situação triste e revoltante. Por irresponsabilidade do governo do Estado, não só Ituiutaba, mas todos os municípios mineiros estão enfrentando uma crise sem precedente. Até então relutamos e buscamos todas as alternativas possíveis, para evitar a necessidade de medidas tão drásticas. Mas chegamos ao nosso limite e não conseguimos vislumbrar nenhuma luz no final do túnel”, lamentou o prefeito Fued Dib. “Tomara que o próximo governador consiga reverter esta situação e quitar a dívida do Estado com os Municípios”, concluiu.

Campeonato Brasileiro de Karatê – Atletas de Canápolis são destaque

0

Entre os dias 16 e 21 de outubro/2018, foi realizado em Belo Horizonte, a grande final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2018. O evento que aconteceu no Ginásio do Mineirinho, teve a participação de 2032 atletas de várias categorias, inclusive 3 deles da cidade de Canápolis no Triangulo Mineiro.

– Pollyane Nogueira – 12 anos – Categoria 12/13 anos até 35kg (kumite/luta) – 5°Lugar na categoria.

– Igor Monteiro Barros – 18 anos – Categoria 18/20 anos – KATA luta imaginária

5°lugar na categoria.

– Layane Pereira Gomes – 17 anos Categoria 16/17 anos – kata- 5°Lugar e Categoria 16/17 anos até 53kg – Kumite – consagrando se Vice Campeã Brasileira.

Vale frisar que os atletas são da Associação Duda Dojo, fundada em 19 de junho de 2017, em Canapolis-MG, pela professora de Karatê Kenia Patrícia Peixoto.

Essa professora após ser transferida para a cidade de Canápolis a bem do serviço público, viu a necessidade de trabalhar com crianças de alto risco e crianças carentes. O sucesso foi tão grande que atualmente o projeto conta com 82 crianças, inclusive com algumas dessas crianças já conseguindo despontar no ranking nacional e isso com apenas 01 ano de treinamento.

Lembrando que normalmente um atleta para chegar ao nível nacional, precisa aproximadamente de uns 2 anos e meio de treinos consecutivos, o que proporciona ainda mais destaque para esses atletas de Canápolis, que fizeram bonito na capital de Minas Gerais.

Finalizando é bom frisar que o município de Canápolis, assim como os familiares e a Associação Duda Dojo, estão todos orgulhosos e em festa com o resultado conquistado.

Desenvolvimento Social promove tradicional baile

0

Ituiutaba – Neste sábado (27) acontece o baile “Sou Idoso, Sou Feliz”, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, voltado para pessoas da terceira idade ou da melhor idade, que são atendidas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Alvorada, Pirapitinga, Natal, Brasil, Ipiranga e Buritis. O evento acontecerá no Palácio Ponto Alto Festas, onde as portas serão abertas às 11h00.

“Este é um dos eventos mais tradicionais voltados para estes jovens da terceira idade. Chama a atenção e emociona a alegria que toma conta do salão. Quem não acompanha o dia a dia destes idosos, se impressiona com sua vitalidade. Quanto ao baile, eles passam o ano todo aguardando por este momento”, comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Renato Moura.

O acesso ao baile requer a apresentação do convite. “Alguns idosos ainda não procuraram a Secretaria de Desenvolvimento Social para retirarem seus convites, lembrando que hoje já é sexta-feira e o evento já acontece amanhã”, alertou. O convite deve ser retirado na sede da Secretaria, à Rua 24 entre as Avenidas 15 e 17, nº 1056, até às 17h30. A prioridade é para pessoas acima de 60 anos e na entrada do baile é indispensável a apresentação do convite, juntamente com o documento de identificação.

Veja como prevenir acidentes elétricos com crianças

0

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) revelam que o número de mortes causadas por acidentes elétricos envolvendo a faixa etária de 0 a 15 anos aumentou quase 30% em 2017 em comparação com o ano anterior. Os acidentes fatais saltaram de 72 para 93 no período.

 

Entre as crianças de até cinco anos, as principais causas dos acidentes estão em casa, onde se espera que elas estejam protegidas. Por isso, é preciso ficar muito atento às tomadas sem proteção, aos fios desencapados, às extensões e às fugas de correntes de aparelhos eletrodomésticos.

 

Segundo o engenheiro eletricista Demetrio Aguiar, da Cemig, todas essas causas são muito facilmente resolvidas. O especialista recomenda que o consumidor utilize os protetores de tomada em toda a casa, e não sobrecarregue os benjamins. “Além disso, é importante que o cliente instale um dispositivo diferencial residual. Esse dispositivo já é obrigatório pelas normas da ABNT desde 1997. O equipamento protege pessoas e animais contra o choque elétrico.  Demetrio Aguiar explica que o dispositivo detecta a fuga de corrente e desliga o circuito imediatamente, evitando o choque. “Assim, mesmo que a criança coloque o dedo ou introduza algum material na tomada, ela estará protegida”, afirma.

 

Nas crianças maiores de 5 a 15 anos, os acidentes acontecem ao tentar retirar pipas da rede elétrica, em contatos com cercas elétricas clandestinas, postes, grades e varais energizados, carregador de celular, fios desencapados e cabos partidos na rua.

 

Para evitar esses tipos de acidente, Demetrio Aguiar recomenda que as crianças nunca tentem resgatar pipas e não utilizem cerol e linha chilena na confecção do brinquedo. “É fundamental que os consumidores contratem profissionais experientes e habilitados para a instalação de equipamentos elétricos como a cerca elétrica”.  Demetrio Aguiar ressalta, ainda, que os clientes precisam revisar as instalações elétricas de suas residências no mínimo a cada dez anos, e não podem jamais fazer gambiarras ou gatos. Em caso de fios partidos na rua, a Cemig orienta o cliente a ligar imediatamente para a Cemig no 116 e isolar o local.

 

Cuidados com aparelhos e brinquedos eletrônicos

Recentemente, as crianças têm procurados novos tipos de entretenimento que podem oferecer risco elétrico, como os DVD e Blu-Ray players, videogames, videokês, celulares e brinquedos com bateria interna recarregável, alerta Demetrio.

 

“Existe uma variedade muito grande de brinquedos e equipamentos que despertam o interesse das crianças, por isso os cuidados devem começar já na hora da escolha do presente, observando a faixa etária indicada, a voltagem do equipamento e outras questões ligadas à segurança”, alerta o especialista.

 

Assim, o engenheiro orienta para os diversos pontos que devem ser observados na hora de comprar um brinquedo, como o selo do Inmetro, evitando-se as imitações de baixa qualidade, acabamento para evitar choques em geral e manual de instruções com informações detalhadas de segurança.

 

Por fim, a Cemig reforça a orientação para cuidados que devem ser tomados no dia a dia, quando o assunto é energia elétrica:

 

  • Evitar o uso destes aparelhos durante tempestades;
  • Desligá-los ao sair de casa;
  • Não recarregar aparelhos em cima de camas e sofás, e próximo a cortinas, toalhas de mesa ou qualquer material combustível;
  • Aparelhos que requerem o uso de carregadores elétricos devem ser manuseados pelos pais;
  • Verificar se a tensão de entrada dos carregadores é compatível com a da instalação;
  • Em caso de defeito, não desmontar o aparelho. Deve-se neste caso procurar a assistência técnica;
  • Utilizar o carregador específico de cada aparelho;
  • Evitar a ligação de vários aparelhos na mesma tomada, para não gerar sobrecorrente e curto circuito;
  • Não ligar os aparelhos em locais sujeitos a alagamento, chuva e umidade (quintais e jardins, banheiros e pias).