Home Blog Page 623

Câmara autoriza o Executivo a contratar operação de crédito para obra de barramento e canalização do Córrego Santa Vitória

0

Santa Vitória – No último dia 15, o Legislativo aprovou por unanimidade, projeto de lei que autoriza o Município a contratar operação de crédito para a obra de barramento e canalização do Córrego Santa Vitória. Obra esta, que já havia sido aprovada no Ministério das Cidades e publicada no diário Oficial da União em 14 de setembro de 2018.
Devido à importância do projeto, o plenário da Câmara Municipal ficou lotado, o que foi muito proveitoso, uma vez que o arquiteto e urbanista, Carlo Alberto Novaes, um dos responsáveis pelo projeto participou da sessão, apresentando o projeto, fazendo esclarecimentos e destacando que; “A obra de barramento e canalização do Córrego Santa Vitória ficará na história e vai mudar a cara da cidade”.


Pontuou ainda, que “a obra no valor de R$ 22.762.304, (vinte e dois milhões, setecentos e sessenta e dois mil e trezentos e quatro reais) compreende, além das obras de barramento e canalização, a construção de avenidas, passeio, ciclovia, iluminação, pavimentação asfáltica, lago artificial, sinalização e no entorno uma pista de caminhada com paisagismo e área de lazer aberta ao público”.
Em entrevista, o prefeito Salim Curi destacou a importância da obra para a nossa cidade, pois além de ser uma reivindicação muito antiga dos moradores daquela região, vem ampliar a infraestrutura de Santa Vitória.


Administração contrata empresa para revigorar a iluminação pública

0

A prefeitura de Santa Vitória, por intermédio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, realizou recentemente uma licitação no valor de R$665.801,40, para a contratação de empresa que prestará serviços de melhoria e ampliação do sistema de iluminação pública. Os serviços já foram iniciados na cidade de Santa Vitória e posteriormente prestados nos distritos de Chaveslândia e Perdilândia. O prefeito Salim Curi, o vice-prefeito Renato de Paula e o engenheiro Marcelo Vasconcelos estiveram acompanhando as atividades infraestruturais e observando de perto as melhorias.
Os serviços compreenderão em torno de 150 pontos existentes e 1000 metros de extensão de rede nova, com substituição de lâmpadas e/ou braço de suportes, além da ampliação de postes e transformadores.
Outro trabalho importante que está sendo realizado é a modernização da iluminação dos ginásios de nossa cidade, onde as antigas lâmpadas de vapor metálico estão dando espaço para a nova tecnologia com “Diodo Emissor de Luz”, também conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode).
O vice-prefeito e secretário de obras e infraestrutura, Renato José de Paula, comentou sobre os futuros benefícios que essa nova iluminação proporcionará, onde teremos uma melhor qualidade na iluminação e significativa economia na ordem de 40% no consumo de energia, manutenção e troca, explica.
O prefeito Salim Curi exaltou esse crescimento sustentável da iluminação pública municipal, pontuando que uma iluminação de melhor qualidade e menos dispendiosa ao erário beneficia bastante a população santa-vitoriense e reafirma o compromisso da administração com as melhores políticas públicas possíveis para nosso município.


Deputado Federal Weliton Prado foi reeleito e já está trabalhando

0

Enquanto muitos ainda estão comemorando a vitória ou chorando a derrota, o deputado federal Weliton Prado, que mais uma vez foi reeleito para representar a região na Câmara Federal, já esta é trabalhando, buscando conquistar ou garantir as melhorias para toda essa população.

Nos últimos dias ele esteve acompanhado de autoridades de Ituiutaba na Capital Federal, buscando garantir melhorias para toda a região. “Faremos o que for preciso para garantir o acesso à justiça, para toda a população dessa região que tanto amo e defendo” frisou Weliton Prado.

Atendimento odontopediátrico tem início na Unidade Mista 2

0

Depois de alguns contratempos por conta da necessidade de adequação da rede elétrica para instalação dos equipamentos, começou a funcionar o consultório odontopediátrico na Unidade Mista 2, no Bairro Progresso. Segundo a coordenadora do serviço de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Silvia Andraus, a abertura deste novo local de atendimento se deu em função do aumento da incidência de cáries em crianças. “Esta situação começou a ser observada depois que o Ministério da Educação interrompeu este atendimento na rede escolar, passando a responsabilidade para os PSFs”, disse a coordenadora.

A dona de casa, Cleuza dos Santos Dias, foi uma das primeiras a chegar na Unidade Mista 2, na manhã desta quinta-feira. Ela foi acompanhando os filhos Eduardo e Maria Eleuza, de seis e quatro anos respectivamente, que fizeram suas primeiras consultas com um profissional da área de odontologia. “Eu moro aqui no Bairro Progresso e fiquei muito contente com a instalação deste posto de atendimento aqui na Unidade Mista”, disse ela.

O agendamento de consultas e atendimento odontológico será feito apenas às segundas-feiras e valerá para toda a semana. A consulta e demais procedimentos serão realizados de segunda a sexta-feira no período da manhã e às quartas e sextas-feiras, também no período da tarde. Crianças que fazem parte da área de referência de algum PSF ou moram perto de outra unidade onde já são atendidas, continuarão seus tratamentos no mesmo local.

 

Cemig facilita negociação de débitos com hospitais públicos e filantrópicos

0

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está negociando a regularização do pagamento das faturas em atraso das contas de energia elétrica dos hospitais públicos e filantrópicos. Atualmente, 60 hospitais ainda têm alguma pendência financeira com a empresa, que vai parcelar a dívida e calcular as prestações a partir de 10% do valor médio da fatura mensal. Para esta negociação especial, a Cemig está abrindo mão da aplicação de juros sobre o débito total.

 

De acordo com o superintendente de Gestão da Receita da Distribuição, Hélton Diniz Ferreira, para evitar a inadimplência, a companhia tem se esforçado para criar novas formas de negociação que facilitem o pagamento das dívidas. “A empresa está adotando diversas medidas para que esses clientes possam negociar, evitando a inadimplência e adequando os valores das parcelas ao seu orçamento”, salienta.

 

Com a ação, a Cemig espera recuperar boa parte do valor de receita que se encontra em aberto junto aos hospitais, um montante que hoje chega a mais de R$ 80 milhões.

 

Eficiência Energética em hospitais

Com a regularização junto à companhia, os hospitais que passam a ser adimplentes podem receber recursos do Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, que é baseado no incentivo à mudança de hábitos na utilização da energia elétrica e no fomento à cultura do consumo consciente, com redução e eliminação de desperdícios dos recursos naturais.

Planejamento apresenta projeto de acessibilidade ao prefeito Fued Dib

0

O projeto de revitalização e acessibilidade das calçadas de Ituiutaba foi apresentado ao prefeito Fued Dib, pela equipe do Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria Municipal de Planejamento. Na oportunidade o secretário Marcelo Vilela Cauli disse ao prefeito que o mesmo projeto já havia sido apresentado ao Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, aos integrantes do Poder Legislativo e a representantes de diversas secretarias da administração municipal e recebido parecer favorável de todos.

Durante a apresentação o prefeito Fued Dib fez uma série de questionamentos e sugestões. Ao final elogiou a equipe pelo trabalho realizado e solicitou que fosse providenciado levantamento de custo do projeto. “Já estamos terminando o ano de 2018 e acredito que até dezembro não conseguiremos sequer iniciar este projeto. Mas com orçamento em mãos, poderemos começa-lo em 2019”, disse o prefeito.

Fued Dib lembrou ainda que praticamente todas as esquinas existentes em Ituiutaba precisarão de algum tipo de intervenção para que possam atender a legislação vigente no que diz respeito à mobilidade e à acessibilidade urbana. “É evidente que não conseguiremos realizar todas as obras necessárias, dentro deste atual mandato. Mas é importante que comecemos e consigamos entregar ao menos uma parte deste projeto”, disse.