Home Blog Page 624

Planejamento apresenta projeto de acessibilidade ao prefeito Fued Dib

0

O projeto de revitalização e acessibilidade das calçadas de Ituiutaba foi apresentado ao prefeito Fued Dib, pela equipe do Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria Municipal de Planejamento. Na oportunidade o secretário Marcelo Vilela Cauli disse ao prefeito que o mesmo projeto já havia sido apresentado ao Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, aos integrantes do Poder Legislativo e a representantes de diversas secretarias da administração municipal e recebido parecer favorável de todos.

Durante a apresentação o prefeito Fued Dib fez uma série de questionamentos e sugestões. Ao final elogiou a equipe pelo trabalho realizado e solicitou que fosse providenciado levantamento de custo do projeto. “Já estamos terminando o ano de 2018 e acredito que até dezembro não conseguiremos sequer iniciar este projeto. Mas com orçamento em mãos, poderemos começa-lo em 2019”, disse o prefeito.

Fued Dib lembrou ainda que praticamente todas as esquinas existentes em Ituiutaba precisarão de algum tipo de intervenção para que possam atender a legislação vigente no que diz respeito à mobilidade e à acessibilidade urbana. “É evidente que não conseguiremos realizar todas as obras necessárias, dentro deste atual mandato. Mas é importante que comecemos e consigamos entregar ao menos uma parte deste projeto”, disse.

Referência em Parto Humanizado afirma que o país precisa mudar o hábito de realizar cesarianas desnecessárias

0

O ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães, referência em saúde da mulher e parto humanizado, alertou que o Brasil precisa mudar o hábito de realizar cesarianas desnecessárias. “Muitas mulheres preferem se submeter à cesariana por presumirem que o procedimento é mais indolor e menos sofrível. Sim, no parto cesárea, a paciente não sente qualquer tipo de dor devido à anestesia geral. Porém, pode sofrer muitas dores no pós-operatório e por conta das cicatrizes. No parto humanizado há dores naturais e intensas, mas as pacientes são influenciadas e encorajadas pelo médico e pela equipe multidisciplinar a participarem de um momento único e marcante. Passado o procedimento, quase não há dor e a mamãe estará pronta para cuidar de seu filho”, defende o médico.

De acordo com dados publicados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dos partos realizados na rede pública de saúde, 40% ocorrem por meio de cesarianas. Já na rede particular esse índice chega a 84%, variando de acordo com a região do país.

Alberto Guimarães

Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas.

 

Semana da criança com muita festa em Ipiaçu

0

 A semana da criança teve comemoração com muita alegria e homenagens em Ipiaçu, com destaque para a quinta-feira, dia 11, onde foram desenvolvidas várias atividades, como jogos de futsal no Ginásio Municipal ‘Ramalhão’, teatro de fantoches, danças, pintura, várias brincadeiras e foi servido ainda um delicioso lanche.

Para marcar o dia do professor, foi oferecido aos mestres um delicioso almoço de confraternização.

“Foi uma semana muito especial, primeiro comemorando a semana da criança, com lanches especiais, jogos e muita diversão e depois, a comemoração ao dia do professor, onde foi servido o almoço para todos”, disse a secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Silvana Ramalho. 


Outubro Rosa teve ação no centro da cidade

0

Capinópolis – Em alusão ao Outubro Rosa, (campanha internacional de prevenção aos cânceres de mama e de útero), uma ação com serviços de saúde, foi realizada no último dia 10, em frente à Farmácia Nossa Senhora da Aparecida, no centro da cidade.

A ideia é estimular e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que mais afetam as mulheres.

“Nosso objetivo é que o maior número de mulheres compreenda a importância de se fazer o autoexame para identificar ou descartar qualquer problema. E que se for identificado procurem imediatamente tratamento médico. As atividades continuam nesse mês de outubro”, destaca o coordenador de PSFs da Secretaria Municipal de Saúde, Celismar Vieira.

Ipiaçu comemorou o Dia do Idoso com muita festa

0

No último dia 01 de outubro, o município de Ipiaçu comemorou o Dia do Idoso. Os eventos do dia começaram às 8h na praça, com um café da manhã oferecido pela Secretaria de Saúde. Ainda durante a manhã a equipe de saúde realizou triagem e alongamento com os idosos. Além dessas atividades, eles dançaram, conversaram e fizeram uma apresentação de uma dança em grupo. Após as atividades na praça, os idosos foram para um rancho com a equipe do CRAS, onde passaram o dia com muita diversão.