

Referência em Parto Humanizado afirma que o país precisa mudar o hábito de realizar cesarianas desnecessárias
O ginecologista e obstetra Dr. Alberto Guimarães, referência em saúde da mulher e parto humanizado, alertou que o Brasil precisa mudar o hábito de realizar cesarianas desnecessárias. “Muitas mulheres preferem se submeter à cesariana por presumirem que o procedimento é mais indolor e menos sofrível. Sim, no parto cesárea, a paciente não sente qualquer tipo de dor devido à anestesia geral. Porém, pode sofrer muitas dores no pós-operatório e por conta das cicatrizes. No parto humanizado há dores naturais e intensas, mas as pacientes são influenciadas e encorajadas pelo médico e pela equipe multidisciplinar a participarem de um momento único e marcante. Passado o procedimento, quase não há dor e a mamãe estará pronta para cuidar de seu filho”, defende o médico.
De acordo com dados publicados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dos partos realizados na rede pública de saúde, 40% ocorrem por meio de cesarianas. Já na rede particular esse índice chega a 84%, variando de acordo com a região do país.
Alberto Guimarães
Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ) e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o médico atualmente encabeça a difusão do “Parto Sem Medo”, novo modelo de assistência à parturiente que realça o parto natural como um evento de máxima feminilidade, onde a mulher e o bebê devem ser os protagonistas.

Semana da criança com muita festa em Ipiaçu
A semana da criança teve comemoração com muita alegria e homenagens em Ipiaçu, com destaque para a quinta-feira, dia 11, onde foram desenvolvidas várias atividades, como jogos de futsal no Ginásio Municipal ‘Ramalhão’, teatro de fantoches, danças, pintura, várias brincadeiras e foi servido ainda um delicioso lanche.
Para marcar o dia do professor, foi oferecido aos mestres um delicioso almoço de confraternização.
“Foi uma semana muito especial, primeiro comemorando a semana da criança, com lanches especiais, jogos e muita diversão e depois, a comemoração ao dia do professor, onde foi servido o almoço para todos”, disse a secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Silvana Ramalho.



Outubro Rosa teve ação no centro da cidade
Capinópolis – Em alusão ao Outubro Rosa, (campanha internacional de prevenção aos cânceres de mama e de útero), uma ação com serviços de saúde, foi realizada no último dia 10, em frente à Farmácia Nossa Senhora da Aparecida, no centro da cidade.
A ideia é estimular e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos dois tipos de câncer que mais afetam as mulheres.
“Nosso objetivo é que o maior número de mulheres compreenda a importância de se fazer o autoexame para identificar ou descartar qualquer problema. E que se for identificado procurem imediatamente tratamento médico. As atividades continuam nesse mês de outubro”, destaca o coordenador de PSFs da Secretaria Municipal de Saúde, Celismar Vieira.

Ipiaçu comemorou o Dia do Idoso com muita festa
No último dia 01 de outubro, o município de Ipiaçu comemorou o Dia do Idoso. Os eventos do dia começaram às 8h na praça, com um café da manhã oferecido pela Secretaria de Saúde. Ainda durante a manhã a equipe de saúde realizou triagem e alongamento com os idosos. Além dessas atividades, eles dançaram, conversaram e fizeram uma apresentação de uma dança em grupo. Após as atividades na praça, os idosos foram para um rancho com a equipe do CRAS, onde passaram o dia com muita diversão.

Alunos de Capinópolis aprovados em 1º lugar no concurso de bolsas do Colégio Nacional
Capinópolis – Os alunos Wálace e Maria Clara, do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal ‘Higino Guerra’, foram aprovados em primeiro e segundo lugares, respectivamente, no concurso de bolsas do Colégio Nacional de Ituiutaba, em avaliação realizada em Ituiutaba, concorrendo com alunos das grandes escolas de Ituiutaba e até alunos de Uberlândia (MG).
“Eu fiquei muito feliz ao saber que nossos alunos ocuparam as primeiras colocações, demonstrando que estamos no caminho certo, ofertando uma educação de qualidade”, disse a professora Maria Aparecida.

Presidente do Sindicato otimista quanto ao inicio do plantio da safra
Capinópolis – O presidente do Sindicato dos Produtores rurais de Capinópolis e de Cachoeira Dourada de Minas, Wesley Barbosa, falou ao nosso jornalismo e frisou sua alegria e otimismo, quanto ao inicio do plantio da próxima safra no município.
Gazeta – Com as chuvas que estão caindo na região, já começou o plantio da próxima safra?
Wesley – As máquinas estão todas afiadas, inclusive alguns produtores da nossa região, já iniciaram os plantios. São chuvas esparsas ainda, não é uma chuva generalizada, mas em alguns pontos do município já teve início sim o plantio. Nas minhas áreas ainda não choveu o suficiente para que eu desse início ao plantio, mas as máquinas estão preparadas e as sementes já estão no ponto, então, basta ter condição de umidade que estarei iniciando também a minha atividade de plantio.

Circuito Trilha do Agro teve mais de 130 ciclistas
Capinópolis foi a sede da terceira etapa do Circuito Trilhas do Agro promovido pela Aprosoja Minas, em parceria com a AMIPA – Associação Mineira dos Produtores de Algodão, com o Sindicado dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada de Minas e a Divisão de Esportes do município de Capinópolis.
O Circuito Trilhas do Agro foi idealizado pela Aprosoja assim que ela foi criada, com o objetivo de divulgar a associação e, ao mesmo tempo, divulgar também a força do agronegócio em Minas Gerais.
“O sucesso deste evento demonstra que foi uma boa iniciativa, pois as pessoas se esquecem, na maioria das vezes, que tudo que elas consomem na cidade vem do campo. Nosso objetivo é justamente esse, demonstrar a força do agronegócio e nada melhor que pedalando.
As pessoas vêm, pedalam pelas trilhas do município, no caso hoje, um percurso de 40 km, conhece a beleza de nossa região e a força do campo, e leva consigo essas informações”, disse o presidente da Aprosoja Minas, Wesley Barbosa.
O prefeito Cleidimar Zanotto, acompanhou tanto a largada quanto a chegada do circuito, demonstrando alegria por mais uma empreitada de parceria com os produtores rurais.
“Nossa economia é baseada no campo. Somos parceiros sempre e estamos felizes com o sucesso do Circuito Trilhas do Agro”, disse o prefeito.
Participaram do circuito mais de 130 ciclistas, onde não houve disputa, apenas confraternização, sendo sorteado entre os participantes um voucher com direito a hospedagem por três dias no Rio Quente Resort, para uma pessoa com acompanhante mais duas crianças com idade até onze anos, com todas as despesas pagas.
Gersina Batista da Costa, de Uberlândia, foi a ganhadora.


Mariana Rios chama atenção ao usar short curtíssimo
Mariana Rios chamou atenção ao mostrar o look na Internet. É que a atriz posou com um short curtíssimo que evidenciava suas curvas.
“É uma afronta”, comentou uma seguidora durante a noite de terça-feira (16.10). “Muita humilhação”, brincou outro.
Fonte: globo.com




