Home Blog Page 633

Estudantes assistem a recital de Projeto Musical

0

Os estudantes da rede municipal de ensino de Capinópolis, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, tiveram no último dia 04, uma experiência que só a música proporciona.

O evento foi idealizado pela estudante de Capinópolis, Jéssica Cristina, do quarto período de pedagogia da UEMG, aluna da professora Denise, na faculdade, a qual lhe mostrou o projeto. Ela imediatamente se apaixonou, conseguindo no ano passado levar alguns alunos de Capinópolis para assistirem ao espetáculo, mas nesse ano, após várias reuniões e encontros com a secretária de educação Iracilda Duarte, conseguiram trazer o espetáculo para Capinópolis.

“Sou incapaz de expressar a emoção que estou sentindo nesse momento, pois a música nos toca de uma maneira intensa”, disse Jéssica.

Denise Andrade, professora da UEMG e responsável pelos projetos que compõem o trabalho, falou em emoção e sensibilidade.

“A emoção que flui através de um trabalho artístico é muito importante, pois ele integra pessoas e instituições envolvendo música, teatro e literatura, com estudantes e professores do Conservatório de Ituiutaba, da Escola Bias Fortes, da Educação Integral, da UEMG e da APAE e nós estamos muito felizes por estarmos aqui hoje em Capinópolis, levando a música a tantas crianças e aos professores também”, disse Denise Andrade.

A secretária de educação e cultura, Iracilda Duarte, resumiu em poucas palavras e emoção do momento:

“Maravilhoso. Estar aqui com nossas crianças, ofertando-lhes músicas de qualidade, executadas por crianças e adultos, nos faz ver o quanto a cultura é importante em nossa vida”, disse Iracilda.

 

 

Prefeitura repassa mais de R$ 1 milhão a entidades filantrópicas

0

O prefeito de Ituiutaba, Fued Dib autorizou a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, a repassar o pagamento às entidades filantrópicas que recebem subvenções do Município, nas áreas da Saúde, Educação, Social e Segurança Pública. Ao todo, foi repassado nesta sexta-feira (5), o montante de R$ 1.127.864,90. Deste total, R$ 567.958,60 foi para a área da Saúde, com repasse de R$ 122.500,00 para o Hospital São José. Para a área da Educação foram destinados R$ 444.467,30 e para a área Social R$ 92.080,00.

“A orientação que recebemos do prefeito Fued Dib é que façamos todos os esforços necessários no sentido de priorizar os serviços essenciais, buscando amenizar para a população, o impacto desta crise financeira que o Município atravessa. Diante disto, determinou que fosse efetuado mais uma parcela de subvenção às diversas entidades filantrópicas do município. Estes Esses recursos são destinados para manutenção dos serviços por elas prestados e ao pagamento de servidores”, justificou Eleni Soares Gois, secretária municipal de Finanças e Orçamento.

Além destas entidades filantrópicas a Prefeitura de Ituiutaba também destina recursos próprios para apoio e manutenção de convênios mantidos com a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Tiro de Guerra (Junta Militar). Neste mês de setembro, colaborou ainda com R$ 15.000,00, para a realização do Concurso de Piano, realizado pelo Conservatório Estadual de Música.

Fórum discute políticas públicas voltadas para a Educação Infantil

0

O Iº Encontro do Fórum Municipal de Educação Infantil de Ituiutaba – FMEII, que aconteceu no auditório da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Ituiutaba, reuniu diversas instituições, órgãos, entidades ou pessoas comprometidas com a defesa dos direitos das crianças entre zero e cinco anos de idade. O objetivo principal do evento foi o de servir como uma instância de discussão, mobilização e divulgação das políticas para a Educação Infantil no município.

 

“Durante o encontro, nós pudemos informar aos demais participantes, que a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em conformidade com o Plano Decenal Municipal de Educação, concluiu em 2018, a universalização de vagas para as crianças da pré-escola e tem ampliado a cada ano a oferta de vagas para a faixa etária de 0 a 3 anos”, comentou a secretária Edmar Franco Borges Paranaíba.

 

O Fórum é um espaço permanente de estudo, onde são discutidos problemas relacionados à educação e onde podem surgir propostas visando à melhoria da mesma no município. O evento realizado esta semana no auditório da UFU abordou ainda, temas importantes como a defesa dos direitos da criança na primeira infância (0 a 5 anos); o financiamento, qualidade e formação de professores e os desafios da Formação de professoras/es no início da carreira docente, entre outros.

 

O encontro foi realizado através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer – SMEEL, Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba – SRE, Universidade Federal de Uberlândia, UFU – Campus Pontal e Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

Aneurisma da Aorta –

0

Doença pode ser tratada por cirurgia ou técnica endovascular

Na grande maioria dos casos, o aneurisma da aorta, seja no tórax ou no abdômen, apesar de provocar poucos sintomas e evoluir de forma silenciosa, é uma doença grave localizada na maior e mais importante artéria do corpo, cuja função é distribuir sangue para todos os órgãos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), a doença na porção abdominal do vaso é de três a sete vezes mais frequente do que no tórax, sendo mais comum em homens, principalmente brancos.

Para esclarecer o tema, obtivemos a opinião do cirurgião vascular e radiologista intervencionista Dr. Airton Mota Moreira, da Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa, CRIEP.  

O que é aneurisma de aorta?

Trata-se de uma doença caracterizada pela dilatação anormal da aorta, com aumento do diâmetro em mais de 50% do seu tamanho original. Esta enfermidade é mais frequente em pacientes com aterosclerose, onde há acúmulo de gordura e consequente perda da integridade da parede. A presença de fatores predisponentes como erros alimentares, fumo, obesidade, diabetes mellitus ou vida sedentária, pode acentuar sua gravidade.  

Como posso saber se tenho um aneurisma de aorta?

O aneurisma de aorta pode ser completamente assintomático. Entretanto, o efeito da dilatação pode determinar compressão nas estruturas adjacentes. Quando há compressão sobre o intestino podem ocorrer sintomas como prisão de ventre ou diarreia. Quando há compressão das vias urinárias pode haver maior predisposição a infecções urinárias.

Todavia, dor de forte intensidade, especialmente na região posterior das costas, na região lombar ou ainda nos membros inferiores, pode ser importante sinal de alerta, já que pode significar crescimento agudo do aneurisma ou a sua rotura, e exigirá que o médico seja comunicado de imediato. 

Qual é o tratamento para o Aneurisma na Aorta?

Uma vez diagnosticado, a decisão pelo momento certo de tratar o aneurisma estará baseada no seu risco de rompimento.  Aneurismas com maior risco para rotura apresentam diâmetro igual ou maior que 5,5 cm e/ou rápida progressão. Há dois tratamentos possíveis: o cirúrgico ou o endovascular.

No tratamento cirúrgico, que é classicamente mais conhecido e tem maior histórico de acompanhamento, realiza-se a abertura do abdome, abordagem do aneurisma, costurando-se uma prótese nas paredes da aorta acima e abaixo do aneurisma comunicando áreas normais.

O tratamento endovascular é mais recente, porém apresenta excelentes resultados, principalmente para pacientes com maior risco de complicações.  Nele, tudo é feito pelo interior dos vasos. Após a punção de uma das artérias da virilha, uma prótese com esqueleto metálico e revestimento sintético é posicionada, com suas extremidades fixadas nas porções normais do vaso acima e abaixo, para excluir a dilatação.

Dia 10 tem entrega de Título na Câmara

0

Ituiutaba – Vai acontecer no próximo dia 10/10, no plenário da Câmara Municipal de Ituiutaba, uma solenidade para entrega de Título de Cidadania Honorária ao Sr. Wellington Fernandes dos Santos.

A homenagem foi proposta pela vereadora Cleidislene C. Silva.

 

Atenção com a escolha dos peixes – Eles precisam estar frescos

0

 Saudável e nutritivo, o peixe aos poucos entra na rotina alimentar das pessoas, mas ainda enfrenta alguns tabus ligados ao sabor e preparo.

“A Piscicultura é uma cadeia produtiva em expansão e em profissionalização, que aposta nas boas práticas em todas as etapas da produção: das fazendas de peixes aos supermercados. Além disso, os peixes de cultivo têm inspeção e somente são comercializados porque cumprem toda a legislação sanitária, como as demais proteínas animais”, explica Francisco Medeiros, presidente-executivo da Associação Brasileira de Piscicultura (PEIXE BR).

Assim, fica aqui uma recomendação da PEIXE BR: verifique sempre se os peixes de cultivo estão em boas condições de aparência, forma, embalagem e frescor. Esses itens representam que o ciclo de produção, processamento e comercialização está seguindo todas as normas da legislação em vigor.

“A Piscicultura brasileira está muito avançada. Os produtores são tecnificados e têm acesso às boas práticas sobre a criação de peixes em cativeiro. Os peixes de cultivo, por exemplo, não têm aquele gosto de barro, que durante muito tempo foi tabu para a atividade”, destaca Francisco Medeiros.

“Nosso papel como entidade representativa e de fomento da Piscicultura brasileira é divulgar informações sobre o padrão de qualidade do peixe de cultivo nacional e esclarecer todas as dúvidas dos consumidores sobre a atividade. Afinal, peixe é bom, é saudável e é saboroso”, reforça o presidente da PEIXE BR.

Semana do Peixe – Com o objetivo de difundir informações sobre os peixes de cultivo do Brasil e contribuir para o aumento do consumo dessa proteína saudável e de qualidade, a PEIXE BR realiza uma campanha nacional como parte da ação “Semana do Peixe”, com iniciativas em todo o país para sensibilizar e engajar os vários agentes da cadeia produtiva, como produtores, indústrias, varejistas, restaurantes e food service, contribuindo para a escolha certa dos consumidores.

Escolinha teve torneio interno em Flor de Minas

0

GURINHATÃ – Os pequenos atletas de Flor de Minas participaram do Torneio Interno da Escolinha de Futebol da Prefeitura Municipal em Flor de Minas.

 

Segundo o coordenador da Escolinha, Fernando Santos, o torneio foi disputado no Ginásio João Grosso e envolveu os alunos de 06 a 17 anos, com um total de 45 crianças, sendo entregues medalhas para as equipes campeã e vice-campeã.

 

Recentemente o mesmo torneio foi realizado com as crianças de Gurinhatã. “Pela primeira vez a administração desenvolve o trabalho do esporte de base em Flor de Minas”, comentou Fernando Santos, cuja escolinha tem total apoio do Departamento de Assistência Social, Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Flor de Minas completa 36 anos

0

 

Flor de Minas comemora 36 anos de sua criação nesta segunda-feira, dia 8, onde muitos investimentos estão sendo feitos e ainda serão levados para o seu desenvolvimento. “Parabéns Flor de Minas, vamos continuar levando desenvolvimento e construindo um novo futuro para todos”, disse o prefeito Wender Luciano.

 

O Distrito comemora hoje o início de uma importante obra, a construção da Escola Municipal, investimento de R$ 1 milhão, além de ganhar uma Sala de Fisioterapia na Unidade de Saúde Divino Gonçalves Pereira, e o novo Refeitório “Tia Auta” na Escola Municipal João Borges de Castro.

 

“Que ama cuida e estamos fazendo isso com muita responsabilidade e melhorando a nossa Flor de Minas a cada dia. Temos muito ainda para Flor de Minas nos próximos anos”. Parabéns minha terra querida”, lembrou o vice-prefeito Sidinei Pombo,

 

Segundo o prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, Flor de Minas tem tido todo carinho da administração, onde juntamente com o vice-prefeito Sidinei Pombo, que é morador do Distrito, tem levado projetos e serviços da prefeitura para o atendimento da população. “Nosso propósito de trabalho tem ainda pela frente alguns desafios que serão de deixar Flor de Minas 100% asfaltada, além da construção da Estação de Tratamento de Esgoto e a reurbanização da faixa da BR-365”, comentou.

 

O Distrito de Flor de Minas completa 36 anos de sua criação. Seu antigo arraial satélite chamado GURITA, pela Lei Nº 8.285, de 8 de outubro de 1982, foi elevado a Distrito, com o novo nome de FLOR DE MINAS, sendo instalado solenemente em 16 de março de 1983.

 

Agentes de Saúde realizam blitz educativa sobre Hanseníase e Tuberculose

0

Mais uma ação da Secretaria de Saúde de Campina Verde aconteceu recentemente. Dessa vez, Agentes Comunitários de Saúde acompanhado dos Enfermeiros Leonardo Tostes, Tânia Mara e Fernanda Barcelos realizaram no último dia 03, mais uma blitz educativa no comércio local, com o propósito de informar as pessoas sobre a hanseníase e tuberculose. Foram entregues pelos agentes, um folder explicativo quanto ao que vem a ser a doença, seus principais sintomas, como devemos prevenir e também informações sobre o seu tratamento.

Confira mais detalhes sobre a Hanseníase:

Hanseníase é uma doença causada por micróbio que pode provocar manchas brancas ou avermelhadas, caroços na pele, dormência nas mãos e nos pés. Algumas formas de Hanseníase são transmissíveis e podem passar via respiração de uma pessoa doente, sem tratamento, para outras que com ela convivem.

É provável que a transmissão se dê pelas secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva.

 

Principais Sintomas

* Manchas na pele de cor parda, esbranquiçadas ou eritematosas, às vezes pouco visíveis e com limites imprecisos;

* Alteração da temperatura no local afetado pelas manchas;

* Comprometimento dos nervos periféricos;

* Dormência em algumas regiões do corpo causada pelo comprometimento da enervação. A perda da sensibilidade local pode levar a feridas e à perda dos dedos ou de outras partes do organismo;

* Aparecimento de caroços ou inchaço nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos;

* Alteração da musculatura esquelética principalmente a das mãos, que resulta nas chamadas “mãos de garra”;

* Infiltrações na face que caracterizam a face leonina característica da forma virchowiana da doença.

 

Tratamento

Ambos os tipos de Hanseníase são tratados com o antibiótico, que podem durar de 06 a meses a 12 meses. A medicação é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde e administrada em doses vigiadas nas Unidades Básicas de Saúde sob a supervisão de médicos ou enfermeiros de acordo com normas da OMS.

 

Recomendações

* Não desista do tratamento, que é longo, mas eficaz se não for interrompido. A primeira dose do medicamento é quase uma garantia de que a doença não será mais transmitida;

* Convença os familiares e pessoas próximas ao doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família;

* Não fuja dos portadores de hanseníase, uma doença estigmatizante, mas que tem cura, desde que devidamente tratada.

 

Confira mais detalhes sobre a Tuberculose:

A tuberculose é transmitida por bactéria, o bacilo de Koch, é provavelmente a doença infecto-contagiosa que mais mortes ocasionam no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.

O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. A doença evolui quando a pessoa não consegue bloquear o bacilo que se divide, rompe a célula em que está fagocitado e provoca uma reação inflamatória muito intensa em vários tecidos a sua volta. O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva.

 

Principais Sintomas

* Tosse por mais de duas semanas;

* Produção de catarro, febre, sudorese;

* Cansaço;

* Dor no peito;

* Falta de apetite e emagrecimento;

Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um posto de saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

 

Tratamento

A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o tratamento, é preciso obedecer aos princípios básicos da terapia medicamentosa. A esses princípios, soma-se o Tratamento Diretamente Observado (TDO) da tuberculose, que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.

 

Recomendações

* Não suspenda o uso da medicação antes do prazo previsto. Se você começar a tomar os remédios e parar no meio do caminho, com certeza irá selecionar uma colônia de bactérias resistentes aos medicamentos e ficará mais difícil ser curado;

* Lembre-se de que desnutrição, alcoolismo, uso de drogas ilícitas e de medicação imunossupressora aumentam o risco de contrair a doença;

* Familiares e pessoas próximas aos infectados devem manter certos cuidados básicos como forma de afastar o risco de contágio durante a fase inicial da doença;

* Portadores do vírus HIV e de doenças como diabetes, por exemplo, podem desenvolver formas graves de tuberculose. Por isso, devem manter-se sob constante observação médica;

* Leve seu filho para tomar a vacina BCG contra a tuberculose. Se não foi vacinado, aos cinco anos, deve fazer o teste de Mantoux, ou PPD. Caso não apresente reação, deve ser vacinado em qualquer faixa de idade.

 

Obra de recapeamento prossegue no bairro Sol Nascente

0

O trabalho de recapeamento das vias consideradas deterioradas e localizadas nos bairros com maior fluxo de veículos, prosseguiu nos últimos dias. Parte da Rua André Mundin Teodoro, no bairro Sol Nascente, antes considerada calamitosa agora está totalmente recuperada.

 

“O nosso setor é bastante movimentado e algumas ruas aguardam há tempos esta melhoria que chega em bom momento. O trabalho de recuperação do asfalto, além de necessário traz segurança e demonstra a preocupação com a conservação das vias, portanto eu acho positivo o serviço da administração”, explica o confeiteiro José Ribeiro e morador do Sol Nascente.

 

A Secretaria de Obras, da Prefeitura de Ituiutaba informou que a melhoria nas vias urbanas, devem ter continuidade nos bairros Marta Helena e parte do Platina. Estão sendo aplicados neste projeto, recursos próprios na ordem de R$700 mil, oriundos da arrecadação das multas de trânsito.