Home Blog Page 634

Feira na Praça Cônego Ângelo reunirá jovens empreendedores

0

Alunos de vinte escolas municipais de Ituiutaba, da Educação Infantil ao 9° Ano, e alunos do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) participam neste sábado (6) da 2ª Freira do Jovem Empreendedor, que acontece na Praça Cônego Ângelo, das 8h00 às 12h00. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, através do Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente do Professor (Cemap) em parceria com o Sebrae-MG.

“Desde que este projeto começou, 120 professores já passaram por um processo de capacitação com instrutores do Sebrae e estes ensinamentos foram repassados aos seus alunos. Estamos falando da implantação da cultura empreendedora no Ensino Fundamental. Estamos falando de levar a estes alunos, informações que serão de grande utilidade ao longo de toda suas vidas”, comentou Joelma Almeida, coordenadora do Cemap.

Para chegar aos produtos que serão apresentados e comercializados durante a Feira do Jovem Empreendedor, os alunos participaram de projetos que foram desenvolvidos em sala de aula, nas próprias escolas. Foram os alunos também que decidiram sobre o que empreender, o que produzir, por qual valor comercializar e o que fazer com o dinheiro arrecadado. “Já houve casos de alunos que decidiram aplicar o dinheiro arrecadado, em melhoria nas próprias escolas”, comentou a secretária de Educação, Edmar Franco Borges Paranaíba.

Segundo Helena Zanotto, especialista do CEMAP e coordenadora de projetos nas escolas da rede municipal, o sucesso desta feira é resultado do envolvimento das escolas neste projeto. “Desde que este projeto era ainda um embrião, já se percebia uma aceitação muito grande entre os professores, diretores e demais profissionais envolvidos neste processo. Aos poucos vamos mudando aquele conceito de que o sistema educacional ainda prepara os alunos para serem empregados. Aqui, estamos preparando-os para que possam assumir o protagonismo de sua carreira e do seu futuro”, disse.

Quem for visitar a 2ª Feira do Jovem Empreendedor das Escolas Municipais de Ituiutaba, neste sábado, na Praça Cônego Ângelo, encontrará uma grande variedade de produtos sendo comercializados. Desde hortaliças e gêneros alimentícios, passando por brinquedos, produtos ecológicos, sabão, produtos do campo, artesanato e mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

 

 

Mobilização social em prol de mulheres e suas famílias

0

Campanha destaca histórias de mulheres que venceram desafios e transformaram suas vidas, graças à ação da LBV

 

A Legião da Boa Vontade (LBV) inicia importante campanha de mobilização social com o objetivo de angariar recursos para fortalecer ainda mais as ações que realiza em todo o Brasil, por meio de suas 82 unidades de atendimento. Intitulada Eu ajudo a mudar, a iniciativa convida os diversos setores da sociedade a fazer doações para a manutenção dos programas socioeducacionais que a LBV desenvolve nas cinco regiões brasileiras em prol de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, gestantes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Nesta edição, a campanha destaca a importância da Solidariedade ao compartilhar a trajetória de mulheres batalhadoras que tiveram suas vidas transformadas graças ao imprescindível apoio e ao engajamento de colaboradores, amigos, parceiros e voluntários nas ações humanitárias da LBV. Os relatos dessas mulheres atendidas pela Instituição emocionam pelos desafios que enfrentaram para superar problemas como a depressão, a violência, a fome e o suicídio.

 

Para muitas famílias chefiadas por mulheres, a única esperança é a Solidariedade. Por isso, convidamos você a fazer parte dessa corrente e a colaborar para que a LBV continue gerando oportunidades, apoiando famílias, transformando vidas e mantendo os serviços que presta diariamente em favor das comunidades em situação de pobreza.

 

Acesse www.lbv.org/Historias e veja como a Solidariedade vem transformando a história de milhares de mulheres e de suas famílias.

 

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Acesse: www.lbv.org/enderecos. Siga, curta e compartilhe as ações da Instituição nas redes sociais: Facebook/LBVBrasil, YouTube/LBVBrasil e Instagram/LBVBrasil.

 

Semana da Criança em Gurinhatã e Flor de Minas

0

GURINHATÃ – A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento Municipal de Assistência Social divulgou a programa da Semana da Criança, que terá atividades nos dias 10 em Gurinhatã, e dia 11 em Flor de Minas.

 

Segundo a diretora do Departamento, Meire Menezes, em Gurinhatã, no dia 10, quarta-feira, as atividades serão realizadas no Centro de Convivência Vânia Guimarães, das 08h às 11h, para as crianças das Oficinas Arte Terapia, Muay Thai e Criança Feliz. No evento terá Lanche, Algodão Doce, Pipoca, e muita diversão com Pula–Pula e brincadeiras com a monitora Ângela. No final sorteio de uma Bicicleta.

 

Já em Flor de Minas no dia 11, quinta-feira, as atividades ocorrerão no Ginásio João Grosso, das 13h30 às 16h, onde as crianças terão Lanche, Algodão Doce, Pipoca, e muita diversão com Pula–Pula e brincadeiras com a monitora Ângela. No final sorteio de uma Bicicleta.

 

Lançamento da revista comemorativa dos 80 anos da ACII

0

Acontecerá hoje(05/10/18), a partir das 19:00h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, a solenidade de lançamento da revista comemorativa aos 80 anos de fundação da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, retratando o trabalho da entidade ao longo de sua existência, bem como explanando a trajetória de relevantes serviços prestados a comunidade e em especial aos seus associados. 

Também será realizado pela Câmara Municipal de Ituiutaba, a entrega do título de cidadania honorária de Ituiutaba ao Sr. José Antônio de Melo Hordones, ex-presidente da ACII na gestão 1990/1992, concedido pelo vereador Valmir José Fonseca França, sob a resolução 544 de 29 de agosto de 1991. 

Para o Presidente da ACII, este evento é a sequência de várias realizações durante o ano todo, ambas voltadas para as comemorações alusivas ao octogésimo aniversário da entidade, hoje com o lançamento da revista e com a solenidade em parceria com a Câmara Municipal na entrega do título de cidadão honorário ao ex-Presidente José Antônio de Melo Hordones.

Aulas de Zumba na Academia da Saúde em Gurinhatã

0

 

GURINHATÃ – Atividade física, seja ela com uma caminhada ou com aula de dança, é sempre importante para o bem-estar e prevenção a muitas doenças. Nesse ritmo, a Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Saúde e da Academia da Saúde, tem agora aulas de zumba em novo local.

 

As aulas de zumba que aconteciam no Karaíba Tênis Clube, foram transferidas para a Academia da Saúde, sempre nas quartas-feiras das 18h às 19h.

 

A professora Daniela vê com bons olhos esta mudança, pois passa a ser ao ar livre com facilidade de acesso das pessoas que gostam da dança como atividade física, além dos outros muitos benefícios que ela proporciona.

 

Segundo o educador Físico Jerônimo Filho, responsável pela Academia da Saúde, é uma mudança positiva onde os frequentadores da Academia, Pista de Caminhada e corrida, passam a ter mais uma opção dentre as várias que já são oferecidas, trazendo mais praticantes interessados na melhoria da Saúde e Qualidade de Vida.

 

Representantes de Campina Verde participam de mais uma reunião do CIS/AMVAP

0

O Conselho Intermunicipal de Assistência Social da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale de Paranaíba (CIAS/Amvap) realizou no último dia 27, mais um encontro dos secretários responsáveis pela pasta de Desenvolvimento Social dos municípios que integram a Amvap.

Entre os assuntos destacados em pauta foi discutido sobre o processo de adoção e o programa família acolhedora, que tem como pauta a implantação, efetivação e monitoramento. Os temas foram apresentados pela coordenadora do programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ituiutaba, Raina Maria de Freitas.

Estiveram participando do encontro a Secretária de Desenvolvimento Social de Campina Verde Valtiva Maciel Mendes e a Assistente Social Maria Belnetriz do Amaral Lima. Durante a reunião os participantes puderam compartilhar experiências vividas no dia a dia em seus respectivos municípios, além de trocar idéias de como lidar com situações de acolhimento dessas crianças enquadradas dentro do Programa Família Acolhedora.

O programa foi criado pelo Governo Federal em meados de 2015, e tem como objetivo registrar e capacitar famílias para receberem em suas casas, por tempo determinado de no máximo de 2 anos, crianças, adolescentes e grupo de irmãos que vivem em situações de risco pessoal, social ou psicológico, disponibilizando para os mesmos um ambiente seguro e acolhedor.

A reunião mostrou os caminhos que podem ser traçados, bem como os pré-requisitos para o acolhimento social, como: os responsáveis da família interessada em receber uma criança ou adolescente em situação de risco, além de estar em boas condições física e mental, e não possuir antecedentes criminais e também possuir uma situação financeira estável.

 

 

Prazo para saque do PIS/Pasep acabou- Saiba quem ainda tem direito

0

O prazo de saque do PIS/Pasep para todas as idades acabou na última sexta-feira. Agora, o dinheiro só pode ser retirado em algumas situações, como por maiores de 60 anos, aposentadoria, doenças graves ou morte.

O pagamento da cota é devido a trabalhadores que atuaram formalmente na iniciativa privada ou no serviço público entre os anos de 1971 e 1988. Neste período, os empregadores recolhiam recursos do PIS/Pasep em nome de seus funcionários, como ocorre atualmente com o FGTS. O depósito deixou de ser feito a partir da Constituição de 1988, mas o dinheiro ficou depositado nos bancos em nome dos trabalhadores, que podiam retirar apenas os rendimentos uma vez por ano.

Neste ano, o governo reduziu a idade de saque para 60 anos e, em junho, liberou o dinheiro para todos os trabalhadores, estabelecendo o prazo final em 28 de setembro.

O calendário para a retirada do dinheiro não sofreu prorrogações. Desde segunda-feira, só recebe o dinheiro quem se encaixa nos critérios estabelecidos por lei:

  • Aposentadoria
  • Idade igual ou superior a 60 anos
  • Invalidez
  • Transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar)
  • Idoso ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada
  • Câncer
  • Portador do vírus HIV
  • Doenças listadas na portaria interministerial do governo
  • Morte (o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular)Fonte: msn.com

Para realizar o saque, o beneficiário deve procurar a Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação do PIS, ou o Banco do Brasil, que paga o Pasep. É necessário dirigir-se à uma agência com documento de identificação com foto.

Fonte: msn.com

 

 

Governo adia horário de verão para o dia 18 de novembro

0

O governo decidiu acatar o pedido do MEC (Ministério da Educação) para adiar o início do horário de verão do dia 4 para 18 de novembro.

A troca na data se deu para evitar que a alteração dos relógios coincida com o primeiro dia da realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o que poderia confundir os candidatos.

Com a modificação, o horário de verão começará à meia noite do dia 18 de novembro e terminará em 16 de fevereiro de 2019.

Devem aderir ao horário de verão os municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

 

 

Gita Gopinath será a 1ª mulher economista-chefe do FMI

0

Pela 1ª vez desde 1944, quando o FMI (Fundo Monetário Internacional) foi fundado, uma mulher será economista-chefe da organização. A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, anunciou recentemente, que a indiana Gita Gopinath assumirá a posição a partir de 2019.

Gita entrará no lugar de Maurice Obstfeld, que ocupava a cadeira desde 2015. O cargo é 1 dos mais importantes no organograma FMI.

A função de Gita será coordenar os relatórios de previsões globais publicados semestralmente. Os documentos são considerados referência para mercados e governos do mundo todo.

Gita tem 46 anos e nasceu e cresceu na Índia. Fez doutorado em economia pela Universidade de Princeton. Atualmente é professora de Estudos Internacionais e Economia da Universidade de Harvard.

Fonte: msn.com