Home Blog Page 637

Médica do Trabalho inicia atendimento no PSF Dona Francisca Toscano

0

A Prefeitura de Gurinhatã através do Departamento Municipal de Saúde continuam buscando melhorar e ampliar a cada dia, o atendimento ao cidadão, especialmente na prevenção que é trabalhada pela Atenção Primária.

 

De acordo com informações do coordenador da Unidade do PSF Dona Francisca Toscano Cardoso, a médica do Trabalho, Dra. Alessandra, iniciou atendimento na Unidade de Saúde, onde estará com atividade quanto ao combate e prevenção ao Álcool e Drogas, Clínica Geral e Ortopedia.

 

O atendimento será realizado todas as quartas-feiras das 14h às 18h, e nas quintas-feiras, das 08h30 às 11h30, por intermédio de agendamentos ou demanda espontânea.

 

Peça teatral resgata figuras folclóricas da história de Ituiutaba

0

Dentro das comemorações dos 117 anos de Ituiutaba, alunos da Escola Municipal Machado de Assis farão, nesta quinta-feira (4), mais uma apresentarão da peça “O Arraial do Rio Tijuco e suas Personalidades Anônimas “. O palco desta vez será o Museu Antropológico de Ituiutaba – Musai, onde a história de Ituiutaba será contada em verso e prosa, através de um texto escrito e encenado pelos próprios alunos.

“O espetáculo tem como referência central um antigo bar da Esquina do Pecado, por onde passavam todos os personagens que são retratados na peça. Trata-se do resultado de pesquisa feita pelos alunos que resgataram a história de personagens e personalidades cujas vidas se confundem com a própria história de Ituiutaba”, comentou Sandra Bitencourt, especialista em Arte e Educação, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, que também assina a direção da peça.

Segundo ela, os alunos trocaram o projeto inicial, que falaria sobre a Grécia e Roma antiga, por algo mais próximo da sua realidade. “O resultado desta mudança não poderia ser melhor. Percebemos um engajamento muito grande destas crianças neste projeto. Percebemos também o crescimento e o desenvolvimento delas sobre a aceitação de pessoas e situações que diferem da sua realidade. Algo que buscamos neste projeto foi falar sobre a saúde mental. O nosso compromisso e o nosso olhar para com as diferenças. E neste sentido, a resposta que estas crianças nos deram foi maravilhosa”, comentou.

A peça “O Arraial do Rio Tijuco e suas Personalidades Anônimas “conta a história de pessoas como Zé do Óleo e seu discurso político. A Lurdinha e sua figura franzina e solitária, que era vista nas madrugadas varrendo as ruas da cidade. A Vó Antônia, que era presença certa em todos os casamentos que aconteciam em Ituiutaba. Maria Rosa, que percorria a cidade com seus retalhos de pano e até mesmo o garçom que atendia, ouvia e conhecia todas as histórias que se passavam na Esquina do Pecado.

A apresentação desta quinta-feira no Musai contará ainda com as participações especiais da Banda Mirim Maestro Elias Antônio Dias e Alunos da Escola Municipal Ainda Andrade Chaves. “Na oportunidade, estes alunos prestarão uma homenagem ao senhor Vilésio Pimenta. Um morador do bairro Satélite Andradina que faleceu recentemente, mas que tinha o sonho que todos soubessem o quanto ele era generoso e gostava das crianças”, concluiu Sandra Bitencourt.

 

Doe Sangue, Doe Vida….

0

Procure o Hemominas em Ituiutaba e faça a sua doação de sangue.

Assim você vai estar ajudando a salvar vidas.

 

Importância do acolhimento e do atendimento humanizado ampliam debates sobre o tratamento do câncer

0

 

“Muito mais do que estarmos atentos à tecnologia e aos avanços no tratamento do câncer. É fundamental ir além da parte científica, saber ouvir o paciente e olhar olho no olho”. Com esta frase, a gerente médica do Grupo Oncoclínicas, Dra. Patrícia Tiengo, destacou a importância do acolhimento e do atendimento humanizado para o sucesso do tratamento de pacientes com câncer. O assunto foi um dos destaques da 10ª edição do Simpósio de Oncologia, um evento promovido pelo Centro Oncológico do Triângulo – COT – que reuniu no último sábado (29/09) diversos especialistas da área médica, autoridades no assunto, estudantes e profissionais da saúde em um momento de troca de experiências e novidades. Além de mesas redondas e discussão de casos clínicos, o evento também trouxe abordagens importantes como um painel sobre a importância da espiritualidade, além de uma palestra inspiradora sobre família, amor e criatividade, com o jornalista e autor best-seller, Marcos Piangers, que encerrou o Simpósio.      

O evento foi aberto com um painel sobre espiritualidade, que contou com a participação de representantes das religiões católica, espírita, protestante e candomblé. A discussão foi mediada pelo psiquiatra Rodrigo Scalia, que destacou a importância da abordagem sobre o tema. “Isso mostra o comprometimento do COT principalmente com a qualidade do atendimento, pois trabalhar a espiritualidade do paciente é a forma mais efetiva de ele se sentir cuidado e de melhorar a resposta aos tratamentos. Para mim, isso representa o compromisso que o COT possui de trazer uma melhor qualidade de vida e melhor atendimento aos seus pacientes. Quando a gente descobre as várias manifestações de cada religião, a gente consegue de forma muito mais empática se colocar no lugar do outro e realmente atende-lo muito melhor”, destacou o psiquiatra.  

Uma reflexão sobre amor, família e criatividade marcou o encerramento do Simpósio, que recebeu o jornalista e autor best-seller, Marcos Piangers. Para o jornalista, eventos como esse incentivam a humanização e a evolução do conhecimento.

 

Campanha de prevenção à incêndios une forças e conscientiza população da região

0

O incêndio na zona rural traz uma série de prejuízos, tanto para a população da cidade quanto para a agricultura. No campo, os efeitos têm grandes impactos negativos, como a perda de áreas inteiras de lavoura, destruição de áreas de mata e perigo para as famílias que moram em sítios e fazendas, bem como para toda a população que reside próxima às regiões incendiadas.

Esta época do ano, de clima seco, é propícia ao fogo. Por isso, é importante que a população fique atenta a atitudes simples, que podem evitar graves problemas. Para contribuir com a prevenção, a Santa Vitória Açúcar e Álcool realizou uma campanha em parceria com a Prefeitura Municipal, Polícias militar, civil e ambiental, Sindicato Rural e o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba. O objetivo da ação é criar uma rede de comunicação entre os agentes produtivos e fiscalizadores, e ampliar os canais de comunicação com a sociedade. “A campanha espera somar esforços e envolver o poder público, o setor produtivo e a sociedade para evitar ainda mais prejuízos econômicos, sociais e ambientais”, explica Washington Matos, gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da SVAA.

Os incêndios, acidentais, criminosos ou de origem desconhecida vêm aumentando constantemente na zona rural. Para combate ao fogo nos canaviais e suporte na região onde atua, a SVAA trabalha com melhoria contínua de sua Brigada de Incêndios, uma das maiores do Triângulo Mineiro. Cada vez mais treinada e equipada, a brigada da empresa possui um total de 309 brigadistas e 12 caminhões bombeiros. “Estamos treinados e preparados para combater incêndios, mas o nosso objetivo é que eles não ocorram, por isso é importante trabalhar a prevenção. Quando o incêndio começa, o desgaste para apagá-lo é muito grande, além de ser perigoso e dispendioso para a empresa e o meio ambiente”, reforça o coordenador da Brigada da SVAA, Eder Silva Alves.

Durante o mês de setembro, foram realizadas reuniões e palestras nas escolas, com distribuição de material explicativo, reforçando as causas e consequências dos incêndios e as penalidades relacionadas àqueles que são provocados propositalmente. “A Polícia Militar de Minas Gerais, através da Patrulha Rural, realizou operações preventivas na Zona Rural do município de Santa Vitória, orientando produtores rurais e pessoas que diariamente utilizam as estradas vicinais a denunciar imediatamente qualquer suspeição de situações que visem a prática de incêndios criminosos, para que, nesses casos, os autores sejam devidamente identificados e responsabilizados na forma da lei, podendo tal informação ser transmitida via 190 ou através do 181, canal do DDU – Disque Denúncia Unificado”, informa o 2º Tenente Marcos Guimarães de Oliveira, comandante da Polícia Militar em Santa Vitória.

Nas palestras realizadas pelo subtenente Soni Henrique F. da Silva, do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba, os estudantes puderam vivenciar, mediante simulações, as sensações de estar meio à um incêndio e as dificuldades do bombeiro no exercício de sua função, diante de uma emergência. “A gente não tem ideia do quanto é difícil e complicado apagar um incêndio, mas ao ouvir as explicações dos bombeiros e sentir a fumaça, vestindo aquela roupa pesada, podemos dimensionar a gravidade da situação”, conclui a estudante do 3º ano da Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, Sabrina Castro

 

Eleição e posse no Consep de Gurinhatã

0

Gurinhatã – Aconteceu na última sexta – feira, 28, a eleição e posse do Consep – Conselho de Segurança Pública de Gurinhatã. O evento aconteceu na sede da Câmara Municipal e contou com a presença da Tenente Luciene – Comandante do 4* Pelotão de Ituiutaba, que responde por Gurinhatã, Sgt Figueira – Comandante do destacamento da PM em Gurinhatã, demais representantes da PMMG, vereadores, conselheiros e população em geral.

Foi eleito e tomou posse como presidente do Consep o Sr. Valdir Costa.

Ituiutaba – Fundada a Associação Pai Joaquim de Aruanda

0

Ituiutaba – Aconteceu nos últimos dias, com o apoio da Fundação Cultural de Ituiutaba, a fundação da Associação Pai Joaquim de Aruanda.

Os objetivos dessa associação é a filantropia, através de atendimentos sociais, doações, além de um fortalecimento da cultura de matriz africana.

A Umbanda é uma religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas e cristãs. Formada no início do século XX no sudeste do Brasil a partir da síntese com movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma “religião brasileira por excelência” com um sincretismo que combina o catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.

O dia 15 de novembro, já considerado pelos adeptos como a data do surgimento da Umbanda, foi oficializado no Brasil em 18 de maio de 2012 pela Lei 12.644.

Em 8 de novembro de 2016, após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), a Umbanda foi incluída na lista de patrimônios imateriais, por meio de decreto.

Já em Ituiutaba no último fim de semana, foi eleito presidente da associação, Tales Ferreira que frisou que o objetivo de se instituir oficialmente a instituição e para que se possa ampliar o atendimento cultural e social que é feito na comunidade do bairro, como distribuição de sopas, alimentos, roupas e outras assistências sociais.

Vale destacar que a Fundação Cultural de Ituiutaba foi parceira na realização da concretização do estatuto, disponibilizando toda assistência jurídica e segundo os seus dirigentes a FCI está também em parceria com outras casas e tendas de umbanda para a criação do estatuto e acompanhamento para a criação da nova Associação de Tendas e terreiros de Umbanda na cidade de Ituiutaba.

Concluída as discussões do Currículo de Minas em Gurinhatã

0

No último dia 5 de setembro, o Município de Gurinhatã realizou o Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais, como parte do Programa Nacional de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC – MEC – SEE/MG), para discutir a versão preliminar do Currículo de Minas Gerais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

Durante o Encontro, que teve a participação dos professores, especialistas, gestores da rede estadual e municipal, comunidade, Conselho Tutelar e Conselhos Escolares, os educadores se dividiram em grupos por área de conhecimento e discutiram a versão preliminar do currículo dando sugestões nos textos e diretrizes para a versão final do documento que vão balizar a prática docente no estado, as habilidades propostas como direito de aprendizagens aos estudantes e as garantias que as dinâmicas culturais e sociais, econômicas e históricas de Minas Gerais sejam respeitadas no novo currículo.

 

Após as análises feitas pelos educadores, as propostas definidas foram inseridas na Plataforma de Consulta Pública disponibilizada pelo Ministério da Educação, no site da Base Nacional Comum Curricular.

 

Na oportunidade também estavam presentes o prefeito de Gurinhatã Wender Luciano, a diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – DEMEC, Olésia Martins de Freitas Nascimento, o diretor da Superintendência Regional de Ensino, Carlos Henrique Araújo Vidigal, e as técnicas da SRE, Maria Betânia, Carla Paranaíba e Liliany Melo que orientaram os trabalhos.

 

 

Cemig capta propostas de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento

0

Os interessados em participar da seleção de propostas para o Chamamento Público do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Cemig-Aneel 2018 têm até o dia 1° de outubro para submeter suas propostas à Companhia. O edital já está disponível para consulta no site da Cemig.

 

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, um dos objetivos desse edital é desenvolver o futuro da Companhia e contribuir com o ecossistema de inovação de Minas Gerais. “Serão investidos R$ 40 milhões em propostas que podem ajudar a Cemig a ser mais eficiente, a reduzir custos e oferecer um melhor serviço ao consumidor”, afirma.

 

O edital visa também fomentar a participação de Universidades, Centros de Pesquisa, empresas e startups na apresentação de propostas que atendam todas as fases da cadeia de inovação. O julgamento e seleção das propostas serão realizados em duas etapas: pré-qualificação e avaliação de mérito. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 19 de outubro de 2018.