Home Blog Page 652

Olho e boca seca – Como saber se são decorrentes do clima ou sintomas de uma síndrome autoimune?

0

Nessa época do ano, é muito comum ficarmos com olhos e boca seca, não é verdade?

Então, como saber a diferença entre uma simples secura, decorrente do clima menos úmido do inverno, e uma doença séria, cujos principais sintomas são os mesmos? Quem explica é o médico reumatologista, Dr. Carmo de Freitas.

“Existe uma doença autoimune, chamada Síndrome Seca, que pode ou não se apresentar associada à uma outra doença autoimune, como a Artrite Reumatóide ou o Lúpus, cujos principais sintomas são olhos e boca seca. É uma doença que apresenta uma evolução lenta e contínua e ocorre devida a uma infiltração de algumas células nas glândulas exócrinas, aquelas que secretam fluidos para fora do corpo ou dentro de uma cavidade do nosso organismo”.

 

Cuidado com a automedicação!

Muitas vezes, o que ocorre é que o paciente não percebe que a doença pode representar um risco em potencial à sua saúde e se automedica com colírios e bochechos, e acaba não fazendo a avaliação adequada que a doença exige.

“É uma doença de difícil diagnóstico por apresentar uma evolução lenta e sua manifestação clínica ser gradual e discreta, podendo, inclusive, estar associada ao uso de algum medicamento, como antidepressivos ou anti-hipertensivos, ou mesmo à alguma infecção. Caberá ao médico fazer o diagnóstico diferencial. Quando as queixas estão associadas a alguma outra patologia autoimune, um reumatologista terá mais facilidade de associá-las à doença”, afirma Dr. Carmo de Freitas.

Com o agravamento da doença, poderá haver infecção de repetição nos olhos, retração de gengiva e danos às membranas mucosas que revestem várias partes do corpo, como nariz, tranqueia, vagina, pulmões, etc.

Infelizmente, não existe cura para essa doença. O tratamento é de suporte clínico e sintomático e procura-se reduzir o risco de alguma complicação, mantendo a qualidade de vida do paciente.

“A secura dos olhos pode ser tratada com colírios em gel, pomadas, sem conservantes (lágrima artificial), e que possui efeito mais prolongado. Existe também colírio anti-inflamatório que ajuda a controlar o processo inflamatório. Quanto ao tratamento da boca, existem gomas de mascar, pastilhas líquido-lubrificantes (saliva artificial), e pastas dentais que podem dar algum alívio aos sintomas”, pontua o médico.

Segundo ele, existe a possibilidade de tratamento sistêmico, com o uso de anti-inflamatórios hormonais e não hormonais, analgésicos que deverão ser escolhidos pelo médico, dependendo do padrão e características do paciente.

A deficiente de saliva pode ainda facilitar a proliferação de fungos e/ou bactérias, aumento de cáries, retração gengival e, por isso, os cuidados higiênicos também devem ser redobrados.

 

Mais sobre Dr. Carmo de Freitas

Com quase 50 anos de carreira, Carmo Gonzaga de Freitas foi o primeiro reumatologista da região do Triângulo Mineiro (MG) e co-fundador de um dos maiores complexos hospitalares de Uberlândia.

LBV promove campanha emergencial

0

Além de todos os programas socioeducacionais que a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza em suas 82 unidades de atendimento no país, ela também promove ações permanentes em apoio às populações que padecem. Umas das iniciativas é a campanha Diga Sim! de caráter emergencial, por meio da qual a LBV mobiliza a sociedade a fazer doações. Mediante os recursos arrecadados, ela entrega, neste período do ano, cestas de alimentos e cobertores para famílias que enfrentam a seca e as baixas temperaturas em dezenas de cidades brasileiras.

 

A meta é entregar, até o fim do mês de agosto, mais de 12 mil cestas de alimentos, contendo itens básicos e que estejam de acordo com os costumes regionais, para famílias nos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins; e 15 mil cobertores no Distrito Federal e em cidades dos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

 

As doações para a campanha podem ser feitas no site www.lbv.org/digasim, pelo 0800 055 50 99 ou, ainda, diretamente em uma das unidades da Instituição (ver endereços no site www.lbv.org).

 

Quando a LBV chamar, atenda com o coração. DIGA SIM! Para saber como está ocorrendo a entrega das doações, basta acessar as redes sociais Facebook (LBVBrasil), YouTube (LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil).

SAE investe em obra de melhoria no sistema de distribuição de água

0

Em virtude das contínuas ocorrências de vazamento de água na adutora localizada no cruzamento da Avenida Dezessete com a Rua Vinte e Dois, a Superintendência de Água e Esgotos (SAE) realizou, neste domingo (19), a substituição da tubulação antiga por tubo em PVC.

Visando promover melhorias no sistema de abastecimento e distribuição de água de Ituiutaba, a equipe de manutenção trabalhou intensamente para executar as intervenções no menor prazo possível, sendo assim, substituídos aproximadamente 30 metros de tubulação.

Dentro do planejamento da Autarquia, esta intervenção marca o começo de grandes obras que ainda estão por vir, com previsões para o início do próximo ano. Segundo a diretoria, é importante que a população compreenda que para a realização de grande parte dessas melhorias, serão necessárias interrupções no abastecimento, sendo que, em alguns momentos, poderão acontecer mais de uma parada no sistema, pois os serviços precisam ser realizados em etapas.

“A equipe da SAE tem trabalhado ininterruptamente, sempre pensando no melhor atendimento e na contribuição para a melhoria na qualidade de vida da população”, esclarece através de nota, a diretoria da SAE. “A SAE conta com a compreensão de toda a população e, solicita que, sempre que um vazamento for identificado, avise a Autarquia o mais rápido possível para que os reparos sejam realizados de imediato”, conclui.

São Luiz vence e conquista o Amador 2018

0

Ituiutaba – Depois de ver o Guarani Esporte Clube interromper uma sequência de cinco títulos seguidos no Campeonato Amador de Futebol de Ituiutaba em 2017, o São Luiz Esporte Clube voltou a ocupar o ponto mais alto do pódio neste domingo, para levantar o troféu de Campeão Amador 2018. Este foi o sexto título conquistado pela equipe comandada pelo técnico Alessandro Januário, nas últimas sete edições do Campeonato Amador de Ituiutaba.

Na grande final, que aconteceu no Estádio da Fazendinha e que foi acompanhada por um excelente público que ocupou praticamente toda a arquibancada e o entorno do campo, o São Luiz teve como adversário, a forte equipe do Sabson Esporte Clube. Com arbitragem fornecida pela Federação Mineira de Futebol, o jogo começou bastante disputado, mas, com o decorrer da partida, prevaleceu o entrosamento e a superioridade técnica do São Luiz, que se sagrou vencedor pelo placar de 2 a 0. Os gols marcados por Everson e Bruno Vilela.

O capitão do São Luiz Esporte Clube recebeu o troféu de campeão, que foi entregue pela Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Professora Edmar Franco Borges Paranaíba. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Renato Moura, entregou o troféu de vice-campeão ao Sabson Esporte Clube. O Guarani Esporte Clube recebeu das mãos do vereador Gilson Humberto, o troféu de terceiro colocado, enquanto que o troféu de quarto colocado foi entregue pelo Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Isaias Tadeu, ao Botafogo Esporte Clube.

Semana da pessoa com deficiência entrará em pauta no município

0

Será realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto, a Semana da Pessoa com Deficiência – Ituiutaba sem Barreiras “Conviver é acolher as diferenças”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMPED, pela Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer; e pelo Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores – CEMAP. Os encontros ocorrerão na Escola Estadual João Pinheiro.
O secretário de Desenvolvimento Social, Renato Moura, conta que essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a população para a igualdade de oportunidades a toda sociedade. Ele ainda enfatiza que a semana é marcada por atividades e debates que visam à reflexão. “É de suma importância promover os direitos humanos e conscientizar a comunidade sobre esse assunto tão pertinente, além de celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade”, reforçou.
O presidente do COMPED, Fábio Guedes, acrescentou ainda que o evento será voltado ao diálogo sobre a importância da participação da pessoa com deficiência na sociedade, educação, mercado comercial e na empregabilidade. Fábio ainda completou que para que isso se concretize, é necessária a participação de todos.

Jovens do CRAS Natal participam de encontro com o Secretário Renato Moura

0

O Secretário de Desenvolvimento Social, Renato Moura, participou na tarde da última sexta-feira, 17, em um encontro com os adolescentes que são inscritos no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Natal. A finalidade do encontro foi para tratar sobre os objetivos de vida de cada um, além de ser debatida qual a carreira profissional que cada jovem pretende seguir.
Ainda durante a ocasião, foi feito uma dinâmica, onde quatro adolescentes foram escolhidos de uma forma democrática para representar os demais e, posteriormente, elaborar propostas de melhorias para o município, que, em seguida, serão apresentados para o CRAS e para o secretário.
Renato Moura revela que esse projeto será feito em todos os demais CRAS de Ituiutaba, e explica que essas demandas que serão apresentadas pelos adolescentes, será uma forma deles discutirem a democratização e buscar conhecimentos para fortalecer a consciência política. “É estimulante ver a interação dos jovens, ainda mais pelo fato de que cada um tem em si a vontade de seguir uma carreira promissora e exercer o papel de cidadão”, disse Renato.

Cemig apresenta lucro de cerca de R$ 400 milhões no primeiro semestre

0

A Cemig apresentou, no segundo trimestre deste ano, aumento da receita e redução nos custos operacionais, em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, o lucro líquido da Cemig foi de R$ 405 milhões. Segundo o presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, os resultados financeiros divulgados à imprensa, neste último dia 16, “estão em linha com os resultados dos exercícios anteriores, mostrando que a companhia vem aumentando a geração de caixa e diminuindo as despesas e, portanto, melhorando a sua saúde financeira”.

 

Bernardo Alvarenga também destaca o aumento da venda de energia pela Cemig, o que demonstra a recuperação da economia mineira.  “A energia consumida na área de concessão da Cemig Distribuição aumentou 5,7% no segundo trimestre de 2018, na comparação com o mesmo período

Laticínios Catupiry conta com parceria da Prefeitura de Santa Vitória na promoção da SIPAT

0

Chamar a atenção dos funcionários da empresa Laticínios Catupiry de Santa Vitória para a importância da prevenção de acidentes de trabalho e os cuidados com a saúde foi o objetivo das atividades promovidas durante da SIPAT/2018.

De acordo com o Eduardo Domingos de Souza Neto, Responsável pelo RH da Unidade, com o apoio do Gerente de Fábrica, José Batista Sobrinho  e do Coordenador de Segurança, Mauro Ferreira de Morais, a ação fez parte da Semana Prevenção de Acidentes de Trabalho e aconteceu na sala de treinamentos da empresa, onde 90% dos funcionários assistiram palestras e se divertiram com os atores profissionais do Grupo de Teatro Botija, que de forma descontraída, passaram a mensagem sobre segurança no trânsito, direção defensiva, uso dos EPIS, atitudes seguras, motivação, trabalho em equipe, alcoolismo, tabagismo, DSTs e AIDS.

Na programação da Sipat também teve espaço para palestras com as equipes da secretaria municipal de Saúde, por meio NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família e das equipes do CTA – Centro Terapêutico Amanhecer, dos PSFs e do Hemominas.

Conforme informações da secretaria municipal de Saúde e equipe do CTA, a enfermeira Zilda Salazar ministrou três palestras, abordando sobre DSTs: HIV, Sífilis, Hepatites B e C e a importância do diagnóstico precoce e tratamento. Ainda, durante dois dias foram realizados 80 exames ‘Testes Rápidos’ para diagnosticar as doenças HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

Por meio de nota, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Junior justificou sua ausência e destacou a importância da Sipat por despertar o interesse dos participantes nas dicas e orientações que aproveitamos também fora do nosso trabalho. “Sempre é bom refletir junto com profissionais para colocar os velhos cuidados em prática”, disse.

Também participaram das atividades da Sipat: a coordenadora dos PSFs – Ana Beatriz de Lima Carvalho, a assistente social – Lúcia Helena, o enfermeiro José Humberto Queiroz e a equipe do NASF.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho começou na segunda-feira, dia 06 e foi concluída na sexta-feira, 10 de agosto.