Home Blog Page 653

Gurinhatã abre postos de vacinação para crianças neste sábado

0

Postos de Vacinação em Gurinhatã e Flor de Minas estarão funcionando neste sábado, que será um dia especial para as crianças no Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

 

O sábado, dia 18 de agosto, será o Dia D de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo. A campanha teve início dia 6 e segue até 31 de agosto, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Devem ser vacinadas crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias.

 

Segundo a coordenação de Atenção Básica, os locais de vacinação neste sábado, dia 18 são:

 

– PSF Dona Francisca Toscano Cardoso – 08h às 17h;

– PSF Divino Gonçalves Pereira (Flor de Minas) – 08h às 17h.

 

Para especialistas quanto mais cedo for iniciada a vacinação na infância, mais cedo as crianças ficarão protegidas. As crianças pequenas são as mais suscetíveis às doenças, uma vez que suas defesas imunológicas ainda não estão bem formadas.

Ituiutaba – Vereador solicita mais melhorias no trânsito

0

Ituiutaba – Na reunião do Legislativo do último dia 07, o vereador Pastor Amaury Braz entrou com a indicação de nº 358/2018, solicitando que o Executivo, viabilize através de sua Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, a abertura do canteiro central da Avenida Nivaldo Inácio Moreira, com a Rua Elias Derze, no Bairro Lagoa Azul.

 

Justificativa – Segundo os comerciantes e moradores daquela região, hoje os motoristas, principalmente de caminhões e ônibus, têm uma grande dificuldade em acessar a Rua Elias Derze, pela Avenida Nivaldo Inácio Moreira e segundo eles a abertura deste canteiro, facilitará o acesso a essas duas vias, proporcionando uma maior facilidade e segurança para todos.

Dia D contra pólio e sarampo terá 10 salas de vacinas em Ituiutaba

0

 

No próximo sábado (18/08), acontece em todo o País, o dia D de vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Em Ituiutaba, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando a população, dez salas vacinas que ficarão exclusivamente abertas em função desta mobilização, entre 08h e 18h.

 

A novidade para este será os postos volantes nos bairros Alvorada (PSF), Nova Ituiutaba II (Tenda do Didi) e Farmácia Cruzeiro (Canaã). As demais salas que estarão funcionando para a campanha, serão que estão instaladas em anexo aos Programa de Saúde da Família, nos bairros Independência, Natal, Novo Tempo II, Pirapitinga, Sol Nascente I e II.

Hospitais terão que afixar cartazes sobre direito ao Dpvat

0

Muitas pessoas que são vítimas de acidente de trânsito não sabem que têm direito a receber uma indenização paga com o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat). Com a Lei Estadual 23.084, publicada no último dia 15. No Diário Oficial de Minas Gerais, hospitais públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) terão que afixar cartazes em suas unidades, informando a população sobre esse direito.

No cartaz que os hospitais deverão afixar constará, ainda, a informação de que não há necessidade de intermediários para requerer a indenização do Seguro Dpvat. Ou seja, não é preciso contratar advogado para buscar o recebimento. 

5 pontos a saber sobre a saúde da mulher

0

O corpo feminino, muitas vezes, é uma caixinha de surpresas. Apesar de muito se falar em “saúde da mulher”, há certos cuidados que podem até passar despercebidos. Mas, afinal o que de fato uma mulher precisa saber sobre a sua saúde? O ginecologista e obstetra, Dr. Domingos Mantelli, listou 5 importantes pontos a serem lembrados. Confira!

1-      Dor na hora do sexo é tratável

Mais comum do que muita gente imagina, o sexo para as mulheres pode ser uma tortura. E isso não tem a ver com a libido fraca. A mulher pode sentir desejo pelo parceiro, mas algo físico pode estar atrapalhando. O problema tem cura e muitas vezes pode sem bem simples.

2-      O exame clínico médico tem que acontecer

Cerca de 80% das doenças da mulher são detectadas pelo exame clínico, o médico precisa tocar na paciente. Apenas 30% das patologias são diagnosticadas com exames laboratoriais.

3-      Visite o ginecologista uma vez ao ano

É essencial colher o exame Papanicolau logo após o início da vida sexual, esse cuidado tem que ser anual, sem desculpas.

4-      Atente-se a sua menstruação

Sentir fortes dores e cólicas menstruais incontroláveis pode ser sinal de endometriose.

5-      Faça o auto exame

Durante o banho não deixe de tocar as mamas e atentar-se para qualquer nódulo

 

Domingos Mantelli

Ginecologista e obstetra, com formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática.

Feacoop fatura mais de R$600 milhões

0

Todas as ações realizadas na Feacoop 2018 culminaram em um dos resultados mais expressivos do evento nos últimos anos. Segundo o presidente executivo da Coopercitrus, Fernando Degobbi, o faturamento de mais de R$ 600 milhões na 19ª edição da Feira é resultado de um conjunto de oportunidades oferecidas aos cooperados como dinâmicas de campo com inovações tecnológicas, boas práticas agrícolas e orientação técnica em todos os momentos, além de condições comerciais diferenciadas. “Conseguimos realizar negócios acima dos R$600 milhões, o que demonstra que, a cooperativa apesar de problemas climáticos que a região viveu neste período, de uma oscilação do dólar, entre outros fatores, está com uma estratégia correta e bem sucedida, utilizando estoques com custos menores do que os preços praticados pelo mercado e efetivando negociações com empresas químicas, de máquinas e de equipamentos, fazendo com que os cooperados percebessem as oportunidades para realizarem as melhores e mais vantajosas negociações. Atingir um volume expressivo assim de negócios, em um momento desses, demonstra que a Coopercitrus cumpriu com o seu papel de proporcionar aos cooperados as melhores oportunidades”, afirma o presidente da cooperativa.

A Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus) reuniu na EECB (estação experimental de Citricultura de Bebedouro), SP, de 30 de julho a 02 de agosto, mais de 10 mil pessoas, de 450 cidades localizadas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, que conheceram nos estandes, dispostos em mais de 104ª mil m², 160 expositores de máquinas, implementos e insumos. Além de acompanharem as 3 dinâmicas de campo: ILP (Integração Lavoura Pecuária), ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta), Arena de Tecnologia e Sustentabilidade e Espaço Hortifrúti, que focaram o crescimento rentável, produtivo e sustentável de todas as atividades agropecuárias.

Prefeito Fradique revitaliza Galeria de Ex-Prefeitos de Campina Verde

0

O Prefeito Fradique Gurita por meio da Secretaria de Governo revitalizou na última semana a Galeria de Ex-Prefeitos, que traz o nome do Ex-Prefeito do município Fradique Corrêa da Silva que esteve a frente do poder executivo de 11 de dezembro de 1947 a 31 de janeiro de 1951.

A galeria fica no hall de entrada da Prefeitura Municipal, e foi inaugurada em 01 de maio de 2006, também em uma gestão de Fradique Gurita, que hoje novamente coordena os destinos do município. Além de contar a trajetória daqueles que estiveram a frente do município ao longo dos anos, a galeria faz parte da história de Campina Verde e chama a atenção de quem passa pelo local.

Por meio dessa revitalização, realizada pela Secretaria de Governo, o Prefeito Fradique busca manter a memória e o patrimônio histórico dos líderes Campina-verdenses, valorizando o trabalho realizado por cada um em prol do município.

Oficinas de artesanato têm palestra com psicóloga

0

 

Ipiaçu – A psicóloga Advania Franco Vilarinho ministrou palestra para as mães da oficina de artesanato com os temas: autonomia, atitude e autoestima.

“As pessoas precisam acreditar em si mesmas e ao mesmo tempo agir. Ter uma boa ideia, mas pensar que não tem como a colocar em prática é, na maioria das vezes, a causa de tantas pessoas perderem a oportunidade de crescer, tanto profissionalmente, quanto emocionalmente, por isso é importante ter atitude”, destacou Advania. 

A Oficinas de Artesanato fazem parte das atividades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Ipiaçu.  

Atletas do Projeto Escolinha de Futsal têm acompanhamento mensal na área da saúde

0

Ipiaçu – A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do encarregado de serviços de enfermagem, Wagner Ribeiro de Lima Paranaíba e as agentes comunitárias de saúde, estão realizando acompanhamento mensal do desenvolvimento dos atletas do Projeto Escolinha de Futsal.

Foi realizada uma palestra pelo encarregado de enfermagem sobre “Alimentação Adequada aos Atletas”, e foi feita aferição da pressão arterial, pesagem e altura dos participantes.

A secretária de educação, Silvana Ramalho, falou sobre a importância desse acompanhamento na vida saudável dos atletas em processo de desenvolvimento.