Home Blog Page 658

Gurinhatã ganha Centro de Convivência

0

A Prefeitura de Gurinhatã fará nesta sexta-feira, 10, a inauguração do Centro de Convivência Vânia Guimarães, que funcionará na antiga sede do Lions, que foi reformada e estruturada para receber as Oficinas e eventos promovidos pelo Departamento Municipal de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

 

“Estamos preparando uma grande festa para receber nossas crianças, adolescentes, adultos e idosos, pois o Centro de Convivência será a casa de todos, com muita alegria, fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de pessoas”, disse a diretora do Departamento, Meire Menezes.

 

No local estarão funcionando as diversas Oficinas, que atenderá de crianças à melhor idade, sendo um verdadeiro espaço para capacitação e crescimento das pessoas. A solenidade de inauguração está marcada para sexta-feira, 10, às 15h, tendo além da mostra dos trabalhos a serem desenvolvidos no local, muita diversão com a presença dos Bonecos da Turma do Chaves (Chaves, Kiko e Chiquinha), Forró da Melhor Idade e ainda pipoca e algodão doce para as crianças.

Meio Ambiente faz vistoria e emite alerta para evitar queimadas

0

Ituiutaba – A prática irregular e danosa, provocada pela insistência das queimadas urbanas, tem aumentado o número de visita aos bairros em Ituiutaba dos agentes do Departamento de Controle e Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nesta semana, os setores de maior preocupação e apresentação de denúncias foram Natal, Setor Norte, Sol Nascente e Junqueira.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, estão sendo intensificado ações preventivas, porém os agentes procuram agir com maior rigor na fiscalização e na aplicação das penalidades cabíveis de acordo com a Lei nº 4.582 de 06 de junho de 2018 (Lei de Queimadas Urbanas do Município de Ituiutaba-MG).

“Estamos procurando levar informações atualizadas e provocar o entendimento, de que insistir na queimada irregular e sem controle, pode causar outros focos de incêndio, sem falar nos prejuízos à saúde e meio ambiente. Para chegarmos ao resultado desejável, precisamos da colaboração da população, na prevenção e fiscalização das queimadas”, explica o Secretário Ivanilson.

Parlamentares acrescentam dispositivo para que sejam destinados recursos aos municípios e ao TJMG.

0

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2° turno, o Projeto de Lei (PL) 5.012/18, do governador Fernando Pimentel, que altera a Lei 22.914, de 2018, que dispõe sobre a cessão de direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários do Estado. Aprovado também em redação final, o projeto segue para sanção do governador.

O objetivo do substitutivo é garantir que valores equivalentes aos recursos obtidos pela cessão dos direitos creditórios sejam destinados para o Tribunal de Justiça do Estado (TJMG), para abater valores em atraso relativo aos duodécimos, e para os municípios mineiros, a título de pagamento de transferências obrigatórias e recursos pactuados na saúde também em atraso.

Alteração em cargos do TJMG é aprovada

0

Em Reunião Extraordinária na última quarta-feira, 08, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 1° turno, o Projeto de Lei (PL) 4.909/18, que transforma cargos do quadro de cargos de provimento em comissão da Secretaria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo n° 1, da Comissão de Administração Pública. A reunião foi acompanhada por servidores do órgão que reivindicaram também a aprovação da data-base da categoria.

De autoria do próprio tribunal, o projeto tem como objetivo atualizar as estruturas organizacionais da Presidência, da Primeira Vice-Presidência e da Superintendência Administrativa do Tribunal de Justiça, de forma a assegurar um funcionamento mais producente das atividades desempenhadas nos órgãos. O TJMG destaca que as transformações promovidas nos cargos não trazem novas despesas orçamentárias.

Originalmente, o projeto aproveita os cargos de provimento em comissão já existentes na composição desse quadro de pessoal, cujos padrões de vencimento guardam correspondência, transformando apenas sua nomenclatura, de modo a atender à demanda específica do setor no qual será lotado o cargo.

Ituiutaba adere à paralisação proposta pela Amvap

0

A Prefeitura de Ituiutaba, atendendo à convocação feita pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap – a todos os municípios associados, decidiu aderir à paralisação de todas as atividades nesta sexta-feira (10), como forma de chamar a atenção sobre a grave crise à qual foram submetidos todos os municípios mineiros, devido ao não repasse de recursos financeiros por parte do Estado de Minas Gerais.

Inicialmente, a proposta apresentada pela maioria dos municípios que integram a Amvap, seria de uma paralisação por tempo indeterminado, o que não foi aceito pelo prefeito Fued Dib. “Concordamos com esta paralisação de um dia, proposta pela Amvap e, uma segunda paralisação em 21 de agosto, desta vez com a adesão de 100% dos municípios mineiros, convocada pela Associação Mineira dos Municípios. O governo precisa saber do nosso descontentamento, apreensão e união. Não estamos pedindo nada além do que é nosso de direito”, disse Fued Dib.

Fued Dib mais uma vez intervém e põe a casa em ordem

0

Ituiutaba – Em menos de vinte quatro horas, após emitir comunicado à população de Ituiutaba e região, anunciando a suspensão parcial dos atendimentos médicos, o Hospital São José voltou a praticar as atividades habituais de rotina. O próprio Prefeito Fued Dib, se encarregou de dar a notícia, durante coletiva na manhã da última quarta-feira (08), com a imprensa local.

O Prefeito Fued, considerou injusto e precipitado, o posicionamento tomado na última terça-feira pelo HSJ. Esclareceu que a Administração Municipal tem mantido rigorosamente em dia, o compromisso de repassar os valores pactuados com o hospital.  O prefeito apresentou números atualizados dos repasses financeiros destinados até o momento, que já totalizam cerca de R$ 3 milhões, quando somados os repasses feitos em 2017 e até agosto de 2018. “Os problemas enfrentados pelo Hospital São José não se resumem às questões de ordem orçamentária. Se assim o fosse, conseguiríamos solucionar apenas com repasses de verbas”, disse Fued.

O prefeito informou também durante a coletiva de imprensa, que a saída encontrada para acabar de imediato com a paralisação do atendimento no Hospital São José, foi a adoção de uma suplementação de recursos na ordem de R$ 300.000,00 divididos em parcelas mensais de R$ 100.000,00 nos próximos três meses. Estes valores serão acrescidos aos dois convênios já existentes que somam R$ 1.472.000,00, dos quais já foram repassados até esta data, R$ 857.500,00. Esta suplementação de R$ 300.000,00 foi pactuada entre a Prefeitura e Câmara Municipal, que farão o contingenciamento em seus respectivos orçamentos, com o objetivo de honrar o compromisso assumido e garantir o atendimento à população de Ituiutaba e região.

“Estamos aguardando uma reunião com um especialista em gestão pública hospitalar. Devemos nos orientar pelo exemplo do que aconteceu no Hospital Hélio Angotti, em Uberaba, que estava à beira do abismo e colapso financeiro, mas conseguiu superar seus problemas e voltar a trabalhar dentro do quadro normal de atendimento. Contudo, a solução definitiva que sempre defendemos, seria que tivéssemos este funcionamento médico público, em um hospital regional”, concluiu.

CIDES realiza 7º Encontro de Gestores Ambientais e Gestores da Agricultura e Pecuária em Campina Verde

0

Um dia de palestras e encontros, nesta última sexta-feira 03, prefeitos, secretários e servidores municipais das cidades que fazem parte do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES), participaram do 7º Encontro Regional de Gestores Ambientais e 2º Encontro Regional de Gestores de Agricultura e Pecuária.

Os eventos foram realizados pelo consórcio no Centro Pastoral João Paulo II, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Verde. Na abertura do evento o Presidente do CIDES e prefeito da cidade anfitriã Fradique Gurita, destacou a importância dos trabalhos do CIDES para o desenvolvimento da região “eu quero agradecer a equipe do CIDES, pela competência e o trabalho, aproveitar para agradecer todos representantes das cidades presentes, hoje aqui foram discutidos temas importantes de conscientização, procurando resolver as questões ambientais, e nós ficamos honrados em poder presidir o CIDES, mais de estar aqui na prefeitura e poder receber tantos municípios vizinhos com o mesmo propósito em relação as questões ambientais” salientou Fradique.

Nós conversamos com a Secretária Executiva do CIDES, Cristina Martins, que deu ênfase aos principais trabalhos e projetos desenvolvidos pelo consórcio, com o propósito de fomentar a economia regional e valorizar as agroindústrias no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba “temos trabalhos desenvolvidos em relação aos municípios que tinham questões em regularizar a situação ambiental, os planos municipais de saneamento básico de resíduos sólidos, posteriormente nós fizemos para os municípios acima de 20 mil habitantes os planos municipais de mobilidade urbana que são planos exigidos por lei, desenvolvemos também a questão da iluminação pública em conjunto com os municípios para reduzir custos na manutenção e também não poderiam deixar de falar do queijo minas artesanal que é um projeto desenvolvido pela EMATER em parceria com as secretarias municipais de agricultura dos municípios e aqui no pontal estamos desenvolvendo esse produto para abarca as diferenças não só regionais, culturais dessa região, mais sim desenvolver um produto de qualidade” ressaltou a secretária.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Coordenador de Sustentabilidade Socioambiental da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia e Coordenador Geral da Sociedade Resíduo Zero, Diógenes Aires de Melo que apontou os principais pontos que os gestores atuais precisam desenvolver para tornarem suas cidades cada vez mais sustentáveis “a construção de uma cidade sustentável primeiro passa por uma decisão de ordenar esse territórios, conhecer as potencialidades e os pontos fracos para que nós possamos corrigir esses problemas e potencializar o que o município tem de bom, e a construção passa por um caminho decisório em todos os temas que permeiam a política urbana territorial, é um caminho que a gente fraz em busca do saneamento ambiental, da educação ambiental, da saúde, da segurança, da agricultura, abastecimento, energia, infra estrutura, gestão urbana ou seja, é ó compartilhamento de soluções transversais em torno desses temas” assegurou o palestrante.

Após o almoço foi realizado mais duas palestras, a primeira contou com o apoio da Emater, a Coordenadora Técnica Regional da Emater Suzana Kanadani Campos apresentou a todos alguns projetos já implantados pela Emater de fossa séptica, como uma alternativa econômica para o tratamento de resíduos nas propriedades rurais “hoje é obrigatório o produtor fazer o tratamento do esgoto doméstico, e a gente veio aqui nesta palestra apresentar duas fossas que são eficientes e de custo baixo para o produtor, uma é a fossa séptica biodigestora e outra é a fossa séptica tevap, e lembrando ao produtor que se ele deseja fazer esse tipo de tratamento ele deve procurar os escritórios da EMATER nos municípios, vale ressaltar que todas as fossas são regularizadas pelos órgãos ambientais, os nossos extensionistas podem estar indo até a propriedade orientando o produtor como seria o funcionamento dessas fossas” afirmou Suzana.

Também foi apresentado pela coordenadora as ações para reconhecimento do Queijo Minas Artesanal do Pontal, com tradição e opção de renda para as famílias rurais “a gente trabalha desde as boas práticas agropecuárias como ter uma boa matéria prima até a produção do queijo, dentro das agroindústrias regularizadas, trabalhando assim as boas práticas de produção no processamento do leite quando ele se transforma em queijo. Vale lembra que a primeira medida que o produtor interessado em produzir esse tipo de queijo, ele deve procurar um extensionista da EMATER e assim a gente vai procurar o órgão que vai fiscalizar essa queijaria para estar orientando o produtor em todos os tramites” finalizou a coordenadora.

Touro superprecoce será destaque em leilão

0

Evento terá animais para todos tipos de pecuária, com alta avaliação genética

 

O touro 2746 da HoRa deve ser um dos destaques do 5º. Leilão Genética Provada HoRa Höfig Ramos, a ser realizado no próximo dia 21 de agosto, durante a Expogenética, em Uberaba (MG). Ao todo serão 80 touros ofertados, sendo 57 da HoRa Höfig Ramos. O leilão acontece no Tatersal Rubico de Carvalho, a partir das 20h30, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi.  Entre os touros da HoRa, serão leiloados no total 15 touros superprecoces e 14 precoces.

Segundo Gilberto Augusto Honorio, da Guto Assessoria, responsável pela escolha dos animais que irão a leilão, haverá touros para todos os tipos de pecuária, inclusive com touros tradicionais com alta pontuação no Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN) da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). “Todos os animais foram selecionados entre os melhores da safra 2016, em um lote de 150 animais”, diz. Segundo ele, o forte do leilão é a avaliação genética. “Para entrar na Expogenética, tem que ser animais até Top 20%. Nós estamos levando animais até Top 2%”, explica.