Home Blog Page 676

Estão abertas as inscrições para o tradicional Campeonato da Independência

A Prefeitura de Campina Verde através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo informa que as inscrições para o tradicional Campeonato da Independência de 2018 já estão abertas. Agora com muito mais modalidades esportivas pra você:

* Futsal masculino adulto

* Futsal categorias de base

* Futsal feminino livre

* Ciclística

* Corrida de rua

Faça já a sua inscrição ou da sua equipe gratuitamente através do site www.campinaverde.mg.gov.br ou em nosso facebook facebook.com/prefeituradecampinaverde

Observação: As inscrições para a modalidade Futsal Masculino Adulto acontecem do dia 16 a 30 de julho, as inscrições para as modalidades Futsal Categorias de Base e Futsal Feminino acontecem do dia 16 de julho a 05 de agosto e as inscrições das modalidades Ciclismo e Corrida de Rua acontecem do dia 16 de julho a 05 de setembro, para mais informações as pessoas podem entrar em contato na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo na Avenida 03, nº 1108 em horário comercial ou através do telefone (34) 3412-2847. Realização Prefeitura Municipal.

Copa Pontal fez última rodada no Ginásio Romão

A última rodada da fase de classificação da chave B, da Copa Pontal Triângulo de Futsal de Base, aconteceu no último sábado (14), no Ginásio poliesportivo Romão. Participam da competição 10 equipes, representando as cidades da região. Ituiutaba está competindo com o time da Prefeitura de Ituiutaba/Projeto Bola no Pé.

No primeiro jogo, Categoria Sub 14, Ituiutaba e Cachoeira Dourada empataram em 4×4, em um jogo decidido nos últimos segundos, com Marcio José (2) e Gabriel “Pirulito”(2) marcando para Ituiutaba. O segundo jogo foi na Categoria Sub 12, e o placar apontou Ituiutaba 9×2 Centralina, com Enzo Santos (3), Filipe “Pelé”(3), João Paulo (2) e Rafael Augusto marcando para Ituiutaba. No último jogo do dia, Categoria Sub 10, a forte equipe de Araporã venceu Ituiutaba por 6×1, com Luiz Otávio marcando para Ituiutaba.

A Equipe Sub 10 se classificou em terceiro lugar, e irá enfrentar o Ituiutaba Clube nas quartas de final. A Equipe Sub 12 se classificou em primeiro lugar, e enfrentará Monte Alegre, já a Equipe Sub 14 se classificou em segundo e também enfrentará o Ituiutaba Clube. Nossas Equipes ainda contam com o artilheiro da Categoria Sub 14, Marcio José com 9 gols até agora; e também com os dois artilheiros da Categoria Sub 12, Enzo Santos com 7 gols e Filipe “Pelé” com 5 gols.

AMM chama atenção da população para dívida do Estado com os Municípios

O Município de Gurinhatã tem mais de R$ 1,5 milhão para receber do Estado de Minas Gerais, onde mais de R$ 1 milhão é de dívida não paga pelo Estado para a Saúde, além da falta de pagamento quanto ao FUNDEB, Transporte Escolar, Piso Mineiro da Assistência Social e ICMS.

Os números da dívida do estado de Minas Gerais com os municípios já chegam à impressionante cifra de R$6,8 bilhões, no que se refere a repasses constitucionais e convênios atrasados. Os municípios, principalmente os pequenos e que dependem quase exclusivamente dos repasses, estão a ponto de fechar as portas. Por isso, a Associação Mineira de Municípios (AMM) vem apoiando os gestores nessa cobrança pelo que é direito dos cidadãos, e diante da falta de resposta do governo estadual, lança a campanha “Governo de Minas, pague os municípios mineiros!”.

A campanha foi resultado de deliberação entre os prefeitos mineiros durante o 35º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela AMM nos dias 19 e 20 de junho. O objetivo é mostrar para a sociedade a situação real que os municípios vêm passando com a falta de repasses do Governo de Minas, conscientizando a sociedade sobre a crise econômica nos municípios com a falta dos repasses em áreas fundamentais para a gestão.

AMM chama atenção da população para dívida do Estado com os Municípios

O Município de Gurinhatã tem mais de R$ 1,5 milhão para receber do Estado de Minas Gerais, onde mais de R$ 1 milhão é de dívida não paga pelo Estado para a Saúde, além da falta de pagamento quanto ao FUNDEB, Transporte Escolar, Piso Mineiro da Assistência Social e ICMS.

Os números da dívida do estado de Minas Gerais com os municípios já chegam à impressionante cifra de R$6,8 bilhões, no que se refere a repasses constitucionais e convênios atrasados. Os municípios, principalmente os pequenos e que dependem quase exclusivamente dos repasses, estão a ponto de fechar as portas. Por isso, a Associação Mineira de Municípios (AMM) vem apoiando os gestores nessa cobrança pelo que é direito dos cidadãos, e diante da falta de resposta do governo estadual, lança a campanha “Governo de Minas, pague os municípios mineiros!”.

A campanha foi resultado de deliberação entre os prefeitos mineiros durante o 35º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela AMM nos dias 19 e 20 de junho. O objetivo é mostrar para a sociedade a situação real que os municípios vêm passando com a falta de repasses do Governo de Minas, conscientizando a sociedade sobre a crise econômica nos municípios com a falta dos repasses em áreas fundamentais para a gestão.

Prefeitura mantém ações no setor rural

0

A Prefeitura de Gurinhatã, por intermédio do Departamento de Obras e Serviços Públicos continua suas ações voltadas para a região dos Patos, onde desde a última semana está sendo feito o cascalhamento na estrada da Serra dos Patos.

Segundo o diretor do Departamento, Maurílio Higino, nesta semana está sendo concluído um pontilhão, e o cascalhamento da Estrada, além da instalação de bueiros e encabeçamento de ponte. “Estamos concluindo um grande serviço naquela região, e em alguns dias estará tudo pronto”, comentou.

De acordo com o prefeito Wender Luciano, são várias frentes de serviço que estão sendo feitas na Serra dos Patos e na nova ligação que diminuirá em 12 Km a distância para algumas localidades. A estrada ligará a Região da Vargem do Urubu à estrada principal da Região dos Patos, onde no Ribeirão dos Patos estão sendo concluídas duas pontes para dar condição de trafegabilidade na estrada, que não tem sido utilizada nas últimas décadas.

Hemominas Ituiutaba sofre com a escassez de reservas

Com a aproximação dos dias mais frios e a chegada das férias, o estoque dos bancos de sangue despenca. Mas infelizmente o número de quem precisa de doação continua no mesmo patamar ou pode em alguns casos até aumentar, sendo este, um grande problema. De olho nisso, a Gazeta esteve com o representante da Unidade de Ituiutaba do Hemominas, Davi Barabanov, que relatou aspectos pertinentes ao banco de sangue na cidade.

Os já doadores, não vem comparecendo para atender a demanda da região, pois estão havendo maiores acidentes, as cirurgias foram potencializadas com o atendimento da região, bem como as hemodiálises. “As Cidades da região como Capinópolis e Santa Vitória enviam doadores para reposição do banco de sangue. Por esse motivo se faz necessária uma reflexão que só depende de nós, pois o sangue é um bem que não é produzido e estamos sujeitos a precisar de uma doação” afirmou Davi.

É importante ressaltar também a necessidade do cadastro de medula óssea, por conta da compatibilidade genética, que segundo informado por Davi é de 25 a 30 % na família e 1 a cem mil ao banco de dados. Atualmente o banco de dados é expressivo em quantidades de cadastro, porém o número de pessoas que conseguem uma doação é mínimo. Para esse cadastro, são aptas pessoas de 18 a 55 anos e não há nenhuma restrição, são coletados 4 ml de sangue e o candidato a doador recebe sua carteirinha, e desde maio é isento de taxas de concursos públicos.

O Hemominas Ituiutaba, atende os doadores as segundas, terças e sextas das 7h às 11h e as quartas e quintas, atendimentos noturnos de 16h as 20h, na Av. 49 c/ 18 e 20, 125 – Bairro Elândia. Os doadores, também podem agendar sua doação pelo telefone (34) 3269-0005 ou através de ligação gratuita pelo canal 155 e opção 1 ou pelo no site: www.hemominas.mg.gov.br

Projeto Amigos do São Lourenço ganha forças entre os produtores rurais

O “Programa – AMIGOS” que é responsável por disciplinar o método de cooperação e parceria para a proteção, recuperação e conservação das bacias hidrográficas do Ribeirão São Lourenço e Rio Tijuco, ganhou na última semana mais um parceiro para o projeto.

O produtor rural Sr. Cremor Franco, na bacia do Ribeirão São Lourenço, se tornou mais um dos parceiros do projeto, doando 40 sacos de esterco e mais de duas mil sementes de Aroeira, nativa do cerrado, para a Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE), direcionadas para a manutenção do viveiro criado pela autarquia.

Projeto Amigos do São Lourenço ganha forças entre os produtores rurais

O “Programa – AMIGOS” que é responsável por disciplinar o método de cooperação e parceria para a proteção, recuperação e conservação das bacias hidrográficas do Ribeirão São Lourenço e Rio Tijuco, ganhou na última semana mais um parceiro para o projeto.

O produtor rural Sr. Cremor Franco, na bacia do Ribeirão São Lourenço, se tornou mais um dos parceiros do projeto, doando 40 sacos de esterco e mais de duas mil sementes de Aroeira, nativa do cerrado, para a Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba (SAE), direcionadas para a manutenção do viveiro criado pela autarquia.

Crédito Rural com a CAIXA ganha novidades

Ituiutaba – Lançado no último dia 4 de julho, o novo ano safra do Crédito Rural da CAIXA traz novidades.

O Crédito Rural abrange recursos destinados ao custeio, investimento ou comercialização. Para pessoas físicas e jurídicas, além das cooperativas rurais que são também beneficiárias naturais do sistema. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil.

Falando a Gazeta, o gerente geral da Agência Ituiutaba (Rua 22), Marcus Vinícius Lima Otávio orientou os produtores acerca da linha de crédito e sobre as boas novas aos produtores. “O crédito rural, conta com as linhas de crédito disponíveis para Custeio Agrícola e Custeio Pecuário, Comercialização e Estocagem. E as taxas de juros são imperdíveis, girando em torno de 6% ao ano. Os recursos podem ser utilizados para a plantação, custeio e compra de gado de corte e leite. A novidade para este ano é a linha de crédito direcionada aos piscicultores, na manutenção da criação dos peixes”.

O gerente ainda contou que haverá a liberação de recursos do BNDES para linhas de crédito do próprio Crédito Rural. Que possibilitará os produtores destinarem esses recursos para adquirirem insumos e maquinário.

Os produtores interessados podem se direcionar a Agência Ituiutaba, na Rua 22, nº 537 ou entrar em contato pelo telefone (34) 3271-7500.

 

Membros do Colmeia deram mais o primeiro passo para salvar a nascente do Córrego da Invernada no município de Santa Vitória

Na última quarta-feira (11/04), aconteceu a 1ª reunião dos membros do Coletivo Local de Meio Ambiente/Colmeia de Santa Vitória, dentro do Programa Pro Mananciais, do Governo de Minas Gerais por meio da COPASA e, em parceria com a Prefeitura Municipal, visando estimular a preservação da nascente do Córrego da Invernada, fonte que abastece o município com água potável.

O evento voltado principalmente para a tomada das primeiras decisões foi coordenado pelo secretário municipal de Aquicultura e Pesca Mauricio Lorena Filho, com apoio do encarregado do sistema COPASA, Salmo José Neto, representantes de entidades e da sociedade em geral, contou também com a participação da EMATER, Poder Executivo, AVCC, SINDUTE, Escolas Estaduais e da COPASA do município como propósito de desafio de prevenção, recuperação e manutenção dos mananciais do município.

O coordenador do Coletivo Local de Meio Ambiente/Colmeia apresentou o Regimento Interno que foi aprovado por unanimidade e destacou ainda que antes da implantação do Programa Pro Mananciais, nas proximidades da nascente do Córrego da invernada, foram plantadas, mais de 200 mudas de plantas do cerrado, dentro do Programa “Minha Água, Minha Vida”, já antecipando as ações de preservação e abastecimento de água no município.

Após a leitura do Regimento Interno, Gerente da COPASA, Salmo José Neto frisou a importância do programa Pró-Mananciais da COPASA, e alertou sobre as responsabilidades de todos os membros para o sucesso do projeto e do trabalho do COLMEIA, nas ações para a conquista dos recursos que serão disponibilizados e investidos na preservação dos mananciais que servem para a captação de água a ser tratada pela companhia de água de Minas Gerais.

O Colmeia de Santa Vitória ficou constituído pelos representantes das seguintes entidades e instituições: Salmo José Neto, encarregado do Sistema da Copasa de Santa Vitória; Maurício Martins Lorena Filho, coordenador; Daniela Margarida de Abreu, secretária executiva do COLMEIA; Rosilda Alves Mendes, responsável pela Comunicação; Mariozan de Freitas, titular da AAPTM; Sandoval Teodoro, titular do Sindicato Rural de Santa Vitória; Isadora Silva Queiroz e Roberval Domingues Pereira, titular e suplente da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente;  Adãonete Rodrigues de Aquino, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; André Augusto Gimenes Cardoso, titular da Emater; Luzia Maria de Lima, titular da Escola Estadual José Paranaíba; Carlene Conceição Mendes Santos, titular da Secretaria de Educação e Cultura; Marcos Antônio B. da Silva e Alexsandre Divino Ferreira, titular e suplente da Secretaria de Saúde; Adãoneli Rodrigues de Aquino e Sebastião de Souza Cruz, titular e suplente do CMDRS; Diego Lima Pereira, titular da Secretaria de Obras; João André Rodrigues de Lima, titular da Comunidade do Mato Largo; Jairo Junior da Silva, titular da APESV; Lucila Aparecida Vieira Santos, titular da secretaria de Esportes; Crislene Paulino Silva, titular do Sindute.