26.6 C
Ituiutaba
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Programa Carbono Neutro segue em Santa Vitória

Durante está semana, dia 21, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento finalizou as coletas de amostras de solo para análise pelo Programa Carbono Neutro. No total foram 183 inscrições realizadas na Secretaria, durante os meses de abril e maio, conforme o cronograma da Chamada Pública 01/2023, a qual teve divulgação no CMDRS e sites oficias da Prefeitura.
Com a inscrição realizada, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maurício Martins Lorena Filho, se deslocou para cada uma das 183 propriedades dos inscritos para coletar as amostras de solo, onde as mesmas foram encaminhadas para Uberaba, na EPAMIG, a qual a Prefeitura Municipal possui um convênio para realizar as análises químicas de solos e recomendação. A Prefeitura oferece as análises de solo gratuitamente aos inscritos no Programa.
O município está investindo mais de R$800.000,00 de recurso próprio para a aquisição de 2.500 toneladas de calcário, para atender a todos os inscritos no Programa os quais o solo necessite de correção da acidez, de acordo com a análise.
O programa já está em sua segunda edição e é um sucesso, sendo matéria do MG Rural no ano de 2023 por promover a inclusão de pequenos produtores, agricultores familiares e beneficiários de Projeto de Assentamento regulares perante ao INCRA e ser uma política pública de acesso a corretivo do solo e promoção do desenvolvimento sustentável e social do campo.
A seleção dos produtores que serão beneficiados com o calcário subsidiado ao valor de R$51,49/ton, será de acordo com a necessidade de correção da acidez do solo de acordo com a análise de solo. Além deste benefício, a Prefeitura ofertará o frete do produto do depósito municipal até as propriedades dos beneficiados se os mesmos apresentarem o CadÚnico e a CAF atualizados.

Artigos relacionados

RECENTES