Evento contou com a presença da prefeita Leandra e marca o pontapé inicial de ações da Campanha Agosto Lilás
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizou nesta quarta-feira, 10, no centro de convenções do Líder Hotel, a 1ª Conferência Municipal Agosto Lilás “Campanha de Combate à Violência contra a Mulher”.
O evento teve início às 9h e registrou a presença da prefeita municipal, Leandra Guedes, da secretaria de Desenvolvimento Social, Aleuene Guedes, demais autoridades, mulheres assistidas pelos CRAS, entre outros.
Durante sua fala, a prefeita alertou que as mulheres continuam sendo alvo constante de violência, desrespeito e abusos. “Quando decidi assumir o desafio de concorrer ao cargo de prefeita e ocupar essa cadeira não imaginava que seria alvo de tantos ataques apenas por estar em uma posição que historicamente foi de homens. Mais que ser a primeira prefeita mulher de Ituiutaba, quero contribuir em tudo que for possível para que as mulheres possam estar onde elas quiserem”, disse Leandra.
A conferência contou com a realização das palestras “As diversas formas de violência contra a mulher e como preveni-las”, ministrada por Soraia Veloso Cintra, doutora em Serviço Social, professores da UFU Pontal e presidente do Conselho dos Direitos da Mulher em Ituiutaba; “O papel da Defensoria Pública em assegurar os direitos da mulher”, ministrada pela defensora pública Monica Alves da Costa, membro da Câmara de Estudos de Tutela das Famílias e Sucessões, especialista em Direito Tributário e Processual e “Fluxo de atendimento à mulher vítima de violência em Ituiutaba”, ministrada pela graduanda em Serviço Social Elizandra Ferreira da Silva, participante do Projeto “Serviço Social e a Garantia de direitos na comunidade Tijucana”, em parceria com a Defensoria Pública.
Já no período da tarde, tivemos as apresentações do “Projeto Despertar – CREAS Ituiutaba” e a palestra “Ciclo de violência doméstica e a socialização feminina: as mulheres estão presas à situação de violência?”, ministrada por Caroline Costa de Aguiar, mestre e bacharela em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), professora de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Ituiutaba e coordenadora do Desconstrua, grupo de pesquisa em Direitos Fundamentais, Políticas Públicas e Minorias.