Aconteceu neste domingo, dia 15 de maio, a tradicional festa de congada depois de 2 anos de pandemia, a festa e o encontro de congadeiros foi apoiada pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FUMZUP), pela Irmandade São Benedito e a Prefeitura Municipal de Ituiutaba. A tradicional comemoração celebra a vida e resistência do povo negro através da fé e cultura, com seus diferentes grupos que têm particularidades que vão desde seus instrumentos e sons, as cores e famílias. A festa une todos em um encontro emocionante e musical, celebrando a semelhança entre eles, a fé, a esperança e a raça. Alguns ternos durante à pandemia sofreram com as perdas de seus congadeiros, a celebração contou com homenagens a essas pessoas que fizeram tanto por todo um povo, as homenagens ainda doloridas, mas sensíveis, poderosas e emocionantes.
Congos Moçambiques, Marujos e Catupés realizaram suas apresentações na praça 13 de maio, com muita energia e devoção, todos deram tudo de si para homenagear os seus entes queridos, para celebrar seu povo e para expressar sua fé e conseguiram fazer uma festa incrível e emocionante. Alguns congos, vindos de outros lugares também se apresentaram e abrilhantaram ainda mais a celebração. A nossa prefeita, Leandra, prestigiou o evento e disse em estar muito feliz e lisonjeada de estar vendo acontecer um dos eventos culturais mais importantes de Ituiutaba. Adirce Maria, presidenta da FUMZUP, disse emocionada que ver a tradição cultural vencer e resistir a pandemia é lindo, mesmo depois de anos sem poder se apresentar os congos não deixaram a tradição de lado e trabalharam dia e noite para tornar essa celebração possível.
EQUIPE DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE ITUIUTABA, PRESTIGIANDO O 33° ENCONTRO REGIONAL DE CONGOS, MOÇAMBIQUES, CATUPÉS E MARINHEIROS
SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS ESTEVE PRESENTE NO
33° ENCONTRO REGIONAL DE CONGOS, MOÇAMBIQUES, CATUPÉS E MARINHEIROS
O Sr. secretário Leônidas José de Oliveira, esteve presente no último domingo (15), na 71ª Festa em Louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Ituiutaba, a presença foi realizada através do convite do presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba- Gilson Aparecido dos Santos. Na oportunidade o secretário reafirmou a importância da congada, na cultura mineira, trazendo aos dias atuais a ancestralidade, respeito, união e perpetuação das tradições mineiras, e colocou-se à disposição para demandas culturais da nossa cidade. Segundo o sr. Gilson Aparecido dos Santos, presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba, a presença do secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais em Ituiutaba é de extrema importância, no momento agradece a presença do secretário e sua equipe; conhecer e vivenciar este dia magnífico que foi preparado pelos grupos de Congos, Moçambiques, Catupés e Marinheiros, reafirma as tradições através da cultura local, elevar o nome do nosso município a outras esferas, mostrando os rufares dos tambores da congada, como forma de resistência do povo negro.