Ituiutaba – A Defensoria Pública de Minas Gerais vai realizar o 1° Mutirão de Mudança do Prenome e do Gênero da Pessoa Transgênero, que possibilitará a alteração nos documentos dos participantes.
Falando a Gazeta do Pontal de Minas, a Defensora Pública Mônica Alves da Costa disse que anteriormente o procedimento somente poderia ser feito através do ajuizamento de uma ação na justiça. “Em 2018 o Supremo Tribunal Federal fez uma interpretação conforme à Constituição, no artigo 58 da Lei de Registros Públicos, quando decidiu que a pessoa transgênero não precisa acionar a justiça para fazer essa alteração. É um direito deles, baseado em princípios como a dignidade da pessoa humana, direito à privacidade, intimida e honra. Assim, qualquer transgênero pode ir até ao cartório e pedir a mudança do prenome e do gênero, contudo, o procedimento possui custos e nem todos possuem recursos para pagar”, explicou ela.
Deste modo, o Mutirão é direcionado para pessoas transgêneros maiores de 18 anos, civilmente capazes e que não tenham processos judiciais relacionados à alteração de nome, residentes em Ituiutaba, Gurinhatã ou Flor de Minas e que terão direito ao procedimento sem nenhum custo. “Os inscritos precisarão trazer os documentos exigidos para a Defensoria, que os encaminhará ao cartório e em alguns dias será feita a averbação”, concluiu Dra. Mônica.