Após aprovação em Plenário, foi encaminhado à sanção o Projeto de Lei (PL) 7534/17, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar o exame de ultrassonografia mamária como forma de prevenção ao câncer de mama. O deputado federal Weliton Prado ressaltou que o exame é mais uma ferramenta que garante acesso rápido ao diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura das pacientes. “A ultrassonografia complementa a investigação do câncer de mama quando a mamografia não é suficiente para o diagnóstico ou há dúvidas sobre as imagens”, afirmou.
Weliton Prado, autor da 1ª Comissão Especial de Combate ao Câncer, cobrou ainda a aprovação do Projeto de Lei 7004/2017, de sua autoria, que assegura unidades móveis de mamografia para atender todos os municípios do Brasil. O deputado chama a atenção para as dificuldades de acesso ao exame, já que 77% das cidades brasileiras não contam com um único aparelho, segundo estudo realizado pela consultoria Exceed Américas, especializada em estatísticas de saúde.
O câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e deve registrar 66 mil novos casos só em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Weliton Prado tem ainda compromisso registrado em cartório de destinar todas as emendas impositivas e individuais da saúde para os Hospitais do Câncer e já garantiu R$ 53,5 milhões para o enfrentamento da doença em Minas Gerais, garantindo recursos para aumentar as ações de prevenção, diagnóstico (com a realização de exames) e tratamento para os pacientes.