Isabel Ana do Amaral, nasceu em Ituiutaba no dia 11 de novembro de 1942, sendo uma participante ativa das ações do movimento negro e tendo valor inestimável para nossa comunidade.
Sua luta se iniciou desde a infância, após ter cursado a quarta série na Escola Estadual João Pinheiro prestou exame admissional e foi admitida para pertencer ao corpo discente do Instituto Marden, resultado de um pedido pessoal de sua mãe ao Diretor Dr. Álvaro Brandão Andrade.
Como a primeira aluna negra desta escola particular, enfrentou diversas barreiras e abriu o espaço para que mais negros pudessem pertencer a esse espaço de ensino e aprendizagem, tendo concretizado seus ensinos secundários e concluindo sua formação como professora.
Suas batalhas perpetuaram-se nas salas de aula, desta vez como uma das primeiras professoras negras a lecionar na Rede Estadual de Ensino de Ituiutaba, mas graças a uma trabalho de excelência foi acolhida pela comunidade escolar e tomou as graças de diretores, alunos, coordenadores e supervisoras.
Isabel Amaral continuou sua jornada na rede municipal, ao ser aprovada em concurso se efetivou como professora e trabalhou no até então Centro Comunitário Hugo de Oliveira Carvalho, onde construiu seu legado por 25 anos até a aposentadoria, sendo muito estimada por todos os seus colegas de profissão.
No âmbito social também atuou positivamente para a comunidade negra, junto de seu esposo Vicente Paixão do Amaral (falecido em 30/09/2009), frequentou as dependências do Palmeiras Clube e lhe auxiliou em atividades do Grupo de Escola de Samba do Palmeira Clube, cultivando amizades e lembranças de alegria.
Isabel orgulha-se ao relembrar a trajetória de seus três filhos, em especial de Vilsomar Paixão do Amaral Villano que presidiu o clube entre 2011 e 2016, perpetuando o legado da mãe que diversas vezes participou da diretoria do Palmeira Clube e ajudou a construir o tradicional Baile do Palmeira Clube que era transformava sua casa em um espaço de alegria para todos os familiares.
Hoje restam valiosas recordações, uma herança de seus filhos Vilma, Vilson e Vilsomar, 12 netos e 5 bisnetos, e a esperança que o Palmeira Clube volte a funcionar a trazer alegria para os seus sócios e frequentadores.
E nós da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares temos o privilégio de agradecer e honrar uma mulher que quebrou barreiras, lutou por suas causas e construiu nobres seres humanos. Obrigada Isabel Ana do Amaral por toda sua vivência e por toda a trajetória que percorreu para ocupar espaços que são nossos por direito.