Órgão solicitou que funcionários e atendentes sejam instruídos sobre prática que é considerada abusiva
O Departamento de Proteção do Consumidor – Procon de Ituiutaba notificou os diretores das lojas varejistas e de eletrodomésticos e pediu o fim da venda casada de produtos, seguros e garantias estendidas nas compras realizadas pelos consumidores nos estabelecimentos.
A diretora do Procon, Camila Soares, explicou que o órgão recebeu diversas denúncias de tal prática, em especial da venda casada do seguro de garantia estendida. “Os consumidores reclamam que se sentem constrangidos e indignados com essas práticas que além de tudo acabam aumentando o valor da dívida, principalmente agora em tempos de crise econômica e sanitária”, Explicou.
Na notificação, o Procon informou que a prática configura venda casada, que é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor e, caso comprovada, pode ser punida. “É inaceitável que o consumidor tenha que arcar com estes prejuízos para garantir os lucros das seguradoras e de seus representantes”, ressaltou.
O Procon solicitou que as empresa instruam seus funcionários e atendentes quanto à abusividade da prática, bem como da necessidade de garantir informações claras e precisas aos consumidores sobre todos os produtos que estão adquirindo ou contratando.
As empresas notificadas terão prazo de dez dias para prestar informações ao órgão sobre as reclamações recebidas.
Situado na Avenida 19, entre as Ruas 28 e 30 nº 842, o Procon presta atendimentos ao público de segunda a sexta das 11h30 às 17h30, também com a opção de agendamento prévio pelos telefones: 151, (34) 3271-8139 ou (34) 3271-8140.