21.5 C
Ituiutaba
segunda-feira, novembro 25, 2024
spot_img
spot_img

Dose adicional para pessoas imunossuprimidas será aplicada entre os dias 4 e 7 de outubro

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações para o mais rápido possível imunizar mais tijucanos contra a Covid-19. Até o dia 7 de outubro, das 9h às 15h, está acontecendo a aplicação da dose adicional para pessoas imunossuprimidas.
O trabalho vem sendo realizado na FacMais, no Bairro Universitário. A dose adicional é para pessoas que tomaram primeira e segunda doses na condição de pessoas imunossuprimidas. Já pacientes recém-diagnosticados com doença imunossupressora ou em início de tratamento imunossupressor deverão apresentar atestado médico (pessoas que tomaram primeira e segunda doses nos grupos gerais).
O intervalo para a dose adicional deverá ser de pelo menos 28 dias após a última dose do esquema básico. A dose adicional ao esquema primário será ofertada aos indivíduos com alto grau de imunossupressão. Os grupos que receberão a dose adicional são:

  • Imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune (veja quais abaixo);
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
    DROGAS MODIFICADORAS DA RESPOSTA IMUNE
    Metotrexato;
    Leflunomida;
    Micofenolato de mofetila;
    Azatiprina;
    Ciclofosfamida;
    Ciclosporina;
    Tacrolimus;
    Mercaptopurina;
    Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, Certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe);
    Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
    DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS
    Para vacinar é preciso que todos apresentem documento de identificação com foto, CPF comprovante de endereço e cartão de vacinação. Também é necessário apresentar laudo médico que ateste a referida doença.

Artigos relacionados

RECENTES