32 C
Ituiutaba
domingo, novembro 24, 2024
spot_img
spot_img

Covid-19: confira a programação de vacinação para esta sexta-feira (18)

Ação seguirá no Parque de Exposições e na FacMais para aplicação de segundas doses, adicionais e de reforço; crianças entre 7 e 11 anos de idade do grupo geral ou acima de 5 anos com deficiência permanente ou comorbidades serão vacinadas nos PSFs Jardim do Rosário e Pirapitinga

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações para o mais rápido possível imunizar os tijucanos contra a Covid-19. Nesta sexta-feira, 18, o trabalho seguirá com aplicação das segundas doses agendadas, adicionais para imunossuprimidos e de reforço para pessoas acima de 18 anos de idade (com intervalo de quatro meses da segunda dose).

A vacinação de primeira dose para pessoas acima de 12 anos de idade está temporariamente suspensa até o recebimento de novas remessas, conforme orientação da Unidade Regional de Saúde – URS.

REFORÇO PARA IMUNOSSUPRIMIDOS

A Secretaria Municipal de Saúde orienta aos pacientes imunossuprimidos acima de 12 anos, convocados para a campanha de vacinação, que além da dose adicional com previsão de aplicação após oito semanas da segunda dose, também deve ser feita a dose de reforço após quatro meses do recebimento da dose adicional.

CRIANÇAS

Também seguirá a vacinação de crianças entre 7 e 11 anos de idade. Posteriormente, de acordo com o avanço da vacinação, serão atendidas crianças até os cinco anos.

A vacinação será realizada no PSF Jardim do Rosário, na Rua Suíça com Álvares Maciel, n° 149, e no PSF Pirapitinga, na Rua Uberlândia, n° 548, das 8h às 11h e das 13h 16h30. O cronograma seguirá semanalmente com vacinação de segunda a sexta nas Unidades de Saúde da Família.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja feito por terceiros, será preciso apresentar um termo de autorização para a vacinação, preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. Clique aqui e acesse!

Para a vacinação das crianças com deficiência permanente ou comorbidades entre 5 e 11 anos, as famílias devem apresentar um comprovante, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos nos últimos 12 meses), assinados e carimbados, em versão original.

CORONAVAC

A aplicação de segundas doses da vacina Coronavac/Butantan agora será realizada por duas vezes na semana, nas segundas e quintas-feiras. 

JANSSEN

Também seguirá a aplicação da dose de reforço (segunda dose) do imunizante em pessoas que se vacinaram com o imunizante entre os dias 29 de junho e 15 de outubro. Poderá receber a dose de reforço quem tomou a dose única há pelo menos dois meses.

Os usuários que receberam Janssen devem ter pelo menos dois meses da primeira vacinação para receber a dose de reforço (segunda dose), também das 9h às 15h, nos dois locais: Parque de Exposições (drive-thru) e FacMais. 

ONDE SE VACINAR?

Pessoas acima de 18 anos de idade que receberam a segunda dose ou dose adicional da vacina há mais de quatro meses deverão comparecer no Parque de Exposições, no Bairro Alvorada, para o recebimento da dose de reforço ou na FacMais, no Universitário.

No mesmo local, na FacMais, no Universitário, também serão vacinadas pessoas imunossuprimidas com as doses adicionais (08 semanas após a segunda dose) e serão aplicadas segundas doses (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen).

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Para vacinar é preciso que todos apresentem documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação. Adolescentes devem comparecer acompanhados por responsável.

Profissionais de Saúde deverão apresentar documento que comprove o vínculo trabalhista com o estabelecimento de Saúde.

CONSERVAÇÃO DAS VACINAS

O Departamento de Epidemiologia esclarece que as vacinas utilizadas são devidamente acondicionadas em caixas térmicas, sendo durante todo o período da vacinação feito o controle por meio de aferição da temperatura. Além disso, sempre que necessário, é feita a reposição das doses, com a troca de vacinas armazenadas nas caixas pelas colocadas nas geladeiras. As normas técnicas da rede de frio e vigilância sanitária são seguidas rigorosamente, com a temperatura das caixas mantidas entre +2 e +8 graus, mesma temperatura em que as vacinas são acondicionadas na sala de vacinas.

Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.

Artigos relacionados

RECENTES