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sábado, maio 18, 2024
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Atendimento remoto ganha espaço na assistência técnica e extensão rural

Criatividade, agilidade e trabalho em equipe foram determinantes para que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) mantivesse o atendimento aos produtores rurais, durante a pandemia da Covid-19. Em meados de março de 2020, os extensionistas iniciaram uma jornada desafiadora, pois, de repente, já não era possível atuar ali, pertinho dos agricultores. Mas, ao mesmo tempo, era fundamental manter as atividades, para garantir a produção e o escoamento dos alimentos do campo para as cidades. Todos tiveram que se reinventar para atuar à distância, na maioria dos casos.
Mas o serviço de assistência técnica e extensão rural à distância, ou Ater Remota, já estava no planejamento estratégico da empresa, antes mesmo da disseminação mundial do novo coronavírus mudar as rotinas de todos. É o que conta Ademar Pires, gerente regional da Emater-MG em Governador Valadares.
“Antes mesmo da pandemia, com o Programa Emater 4.0, se discutia como as ferramentas digitais poderiam ser utilizadas nos atendimentos. Então, com a necessidade do trabalho remoto, em março do ano passado, nos desdobramos para sistematizar rapidamente essa forma de atuação”. Ademar Pires explica que a ferramenta mais utilizada ainda é o aplicativo de mensagens WhatsApp, pela facilidade de uso e também pela economia de dados.
De acordo com o gerente, o atendimento remoto, por internet, aumenta o alcance da Emater-MG a produtores rurais, principalmente nos municípios maiores, em que as grandes distâncias dificultam a locomoção das equipes da empresa. Mas ele ressalta que essa nova forma de atender não vai substituir a presença dos técnicos nas propriedades.

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