24.1 C
Ituiutaba
segunda-feira, abril 29, 2024
spot_img

Capinópolis – Equipe técnica visita Morro do Resfriado

A Equipe Técnica de Proteção do Patrimônio Cultural de Capinópolis visitou na última quarta-feira 31 de março, uma área rural com uma elevação denominada Morro do Resfriado. O objetivo foi realizar um levantamento sobre possíveis bens culturais no local. A equipe composta pelo servidor João Martins e o historiador Cláudio Scarparo Silva, rodearam o morro em busca de um trilha para o topo, que não foi encontrada, mas no sopé do morro foram encontrados vestígios de grupos humanos do passado, provavelmente de caçadores-coletores, que passaram pelo local há milhares de anos atrás. Dentre os artefatos encontrados estão uma plaina (denominada também de lesma na arqueologia) e outros artefatos cortantes, provavelmente raspadores ou facas fabricadas na rocha.
Como esses grupos não utilizavam o ferro toda a sua produção de ferramentas era feita em rocha. Das rochas eles retiravam os vários utensílios para a sua sobrevivência diária.
Além dos artefatos a equipe constatou o local como atrativo paisagístico, que poderá ser aproveitado pelos proprietários no futuro como local turístico.
A Equipe teve autorização do proprietário sr. Arlindo Drummond, que tem todo o interesse na preservação do patrimônio natural e é um grande incentivador de sua proteção.
Todo trabalho teve o apoio da Secretária de Educação e Cultura Iracilda Pereira Duarte e do prefeito Cleidimar Zanotto. Esse diagnóstico realizado também faz parte do cronograma de Inventário de bens culturais do município de Capinópolis.

Artigos relacionados

RECENTES