Na manhã de quarta-feira, 12, ocorreu uma importante reunião entre os membros da Comissão de Saúde, Vereador Vilsomar Paixão (presidente) e Vereadora Fabiana Brito, que na ocasião se reuniram com a Secretária de Saúde, Sandra Barbosa, o Diretor Clínico, Dr. Francisco Jr. e o Diretor Administrativo do PS, Dale Martins.
Na reunião foram discutidas as demandas da população e as necessidades ainda existentes na área da saúde, como o numero de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, a frota veicular, com um número insuficiente e bastante precário, mas também as conquistas realizadas em benefício da população como a disponibilização de exames laboratoriais 24 horas na unidade, tomografias, a Unidade de Terapia Semi-Intensiva, fisioterapeutas, a implantação do Ambulatório Covid, e em um futuro próximo o tanque de Oxigênio, já como medida de preventiva e o fornecimento de alimentação para os pacientes.
A secretária Sandra falou sobre os desafios e as ações tomadas pela administração visando maior agilidade e qualidade no atendimento ao público e que o grande desafio tem sido encontrar médicos em determinadas especialidades para contratação devido a Pandemia. Apresentou ainda as alterações realizadas nos horários de atendimento em alguns PSFs.
Na Dale Martins, Diretor Administrativo destacou ainda ser uma problemática a questão das escalas médicas e o transporte de pacientes. A necessidade de disponibilização de mais recurso financeiro na saúde para suprir de fato as necessidades existentes. De acordo com Dale em breve a unidade estará fornecendo alimentação para os pacientes, uma necessidade de muitos anos e que agora se tornará realidade.
Dr. Francisco, Diretor Clinico apresentou as mudanças realizadas no atendimento e também no espaço físico, as ações preventivas executadas na unidade como a aquisição de medicamentos, tanque de oxigênio e a Unidade de Terapia Semi-Intensiva o que permite a estabilização e até mesmo intubação de pacientes caso necessário, uma conquista para nossa comunidade.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Vilsomar Paixão enfatizou o padrão de atendimento na unidade, de acordo com o Protocolo de Manchester, que determina o grau de gravidade e urgência e prioridade no atendimento, e a falta de divulgação e informação para a população, que após avaliação, e não sendo um caso de urgência, acaba gerando reclamação, devido a demora ocasionada por casos de maior gravidade que surgem e são passados na frente. Vilsomar abordou ainda o procedimento adotado em relação a pedidos de exames clínicos e encaminhamentos para outras especialidades a fim de agilizar o diagnostico do paciente. “O trabalho da comissão, do vereador, é esse mesmo, é fiscalizar, estar com o povo, ver suas necessidade e juntos, buscar melhorias. Parabenizo a equipe pelo trabalho que vem sendo realizado e estaremos fazendo frente na busca por recursos para termos a cada dia mais uma Ituiutaba melhor”, disse.