A energia elétrica se tornou um serviço indispensável no cotidiano das pessoas. Mas esse serviço deve ser utilizado com racionalidade a fim de evitar desperdícios e também para que a conta de energia não ultrapasse o planejamento financeiro. Como esse é um tema que gera muitas especulações, a Cemig listou algumas dúvidas para esclarecer aos seus clientes, confira:
1 – Equipamentos ligados no modo stand by não aumentam a
conta de energia
Mito. A eletricidade consumida por um aparelho eletrônico em stand by (modo de espera) pode representar até 15% do consumo do equipamento.
2 – A geladeira é um dos equipamentos que mais consomem energia.
Verdade. Normalmente, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, principalmente por causa do seu constante uso.
3 – Deixar o carregador conectado à tomada sem o aparelho celular não gasta energia.
Mito. Por estar conectado à tomada, o carregador ainda consome energia, mesmo que essa carga não esteja sendo utilizada para alimentar a bateria do celular.
4 – Deixar o aparelho de ar-condicionado ligado durante toda a noite consome o mesmo que desligá-lo no meio da noite.
Mito. O consumo de energia elétrica depende basicamente de duas variáveis: potência do equipamento, medida em watts, e tempo de utilização, calculado em horas. O ar condicionado, por exemplo, tem potência elevada mesmo nas versões mais modernas e eficientes e um modo de economizar energia ao usar o aparelho é reduzir o tempo de funcionamento dele.
5 – O chuveiro elétrico na posição “inverno” gasta mais que na posição “verão”.
Verdade. Segundo a área de eficiência energética da Cemig, a posição “verão” promove uma economia de até 30% se comparada com a posição “inverno”.
6 – Aparelhos com tensão 220v consomem menos do que os de 127v.
Mito. Não há diferença significativa de consumo entre aparelhos 220v e 127v. A questão, nesse caso, é estar atento para não ligar um aparelho de 127v em uma tomada de 220v e vice-versa.