24.3 C
Ituiutaba
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Copasa vai expandir tratamento de esgoto em Campina Verde

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) assinou ordem de serviço para execução de obras de esgotamento sanitário nos municípios de Campina Verde e Campo Florido, no Triângulo Mineiro. Ao todo serão investidos cerca de R$10,2 milhões na expansão e melhoria do sistema de esgotamento nos municípios.

Em Campina Verde, as obras preveem a melhoria do sistema de esgotamento sanitário, uma vez que o município já conta com a coleta e tratamento do esgoto. A ETE ganhará uma nova estrutura e os reatores (que são estruturas que contém microrganismos responsáveis por fazer a decomposição da matéria orgânica) serão reformados. Além disso, será instalado um novo queimador de gás – necessário para redução do odor inerente ao processo de tratamento, totalizando um investimento da ordem de mais de R$4,5 milhões.

Segundo Márcia Fragoso, diretora de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, a expansão dos serviços de esgotamento sanitário faz parte do compromisso da Copasa em cumprir metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que preveem a universalização do acesso à água e esgoto tratados até 2033. Ela ressaltou ainda que as obras vão proporcionar mais benefícios às cidades e ao meio ambiente. “Além disso, está em consonância com nosso propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas. Tratamento do esgoto não é apenas fazer com que o efluente retorne pra natureza sem causar danos a ela, mas contribuir com a biodiversidade e com o desenvolvimento socioeconômico”, completou.

Para o promotor Carlos Alberto Valera, as obras que terão início nos próximos meses representam um grande avanço para os municípios. “Tanto o município de Campina Verde quanto o de Campo Florido assinaram termos de ajustamento de conduta com o Ministério Público. Então, os prefeitos – em parceria com a Copasa – avançaram nas discussões e hoje assinamos a ordem de serviço para que os dois municípios tenham as Estações de Tratamento de Esgoto.”, afirmou.

O Prefeito de Campina Verde, Dr. Helder Carneiro também ressaltou a importância das obras. “Entendemos que estas obras são de suma importância para garantir a saúde e o bem-estar da população, pois além de manter a qualidade de nossos rios, também é um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade.”, completou o prefeito.

Fonte: Agência Minas

Artigos relacionados

RECENTES