27.4 C
Ituiutaba
segunda-feira, novembro 18, 2024
spot_img
spot_img

Cordões de Girassol são entregues para pessoas com deficiências ocultas

Utilização do item em espaços públicos facilita a identificação e torna mais fácil a priorização e o acesso aos serviços

Pessoas com deficiências ocultas como autismo, doenças de Cronh e transtornos, em geral, têm dificuldade de se manter por muito tempo em determinados locais, gerando tensões e nervosismo. O fato é que nem sempre esses comportamentos são compreendidos por quem está por perto.

Pensando nisso, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, implantou o Cordão de Girassol, incentivando e sugerindo que sejam criadas campanhas educativas, informando e destacando a importância da utilização do Cordão de Girassol em espaços públicos, a exemplo de aeroporto, rodoviárias, pontos turísticos, supermercados, dentre outros. “A ideia é propagar e conscientizar colaboradores desses locais que uma pessoa com o Cordão de Girassol precisa de atenção especial em virtude de sua deficiência oculta”, disse a secretária da pasta, Aleuene Guedes.

O Cordão de Girassol tem como principal objetivo auxiliar a identificação de pessoas com deficiências ocultas em grandes estabelecimentos. Ele é composto por uma faixa estreita verde e estampada com figuras de girassóis para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências.

São classificadas como deficiências ocultas o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias relacionadas a voos. As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

Quando uma pessoa com o Cordão de Girassol é identificada, as equipes de atendimento de aeroportos, estações, supermercados e outros tipos de estabelecimentos que trabalham com grandes públicos devem priorizar a assistência a esse cliente e seus acompanhantes.

Tal serviço é capaz de evitar ou amenizar situações de alto estresse, como filas e atrasos, tornando a experiência do indivíduo mais tranquila. Ao optar por usar o Cordão Girassol, a pessoa com deficiência e seus familiares podem usufruir de algumas vantagens, como:

Ajuda para ler placas de sinalização; Auxílio na locomoção; Isenção dos processos rotineiros de segurança; Exclusão da necessidade de permanecer em filas; Recebimento de informações mais detalhadas sobre produtos e serviços dos estabelecimentos; Disponibilidade de salas sensoriais e mais tempo de preparo para check-in em aeroportos.

Artigos relacionados

RECENTES