25.2 C
Ituiutaba
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
spot_img

Cortes de árvores são executado pelos Bombeiros em Ituiutaba após chuva

O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Ituiutaba, atendeu nesta quarta feira, dia 24 de novembro, logo após pancada de chuva marcar a tarde na referida cidade.
No fim da tarde os militares foram notificados acerca de segmento de árvore de grande porte caído sobre a Rua Quarenta e Cinco, na altura do número 74, bloqueando o trânsito de veículos em uma faixa no sentido bairro-centro. Prontamente uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar deslocou-se até o local, e iniciou os trabalhos de desobstrução da via. Após liberada a via, foi constatado que havia ainda no local outra árvore com risco iminente de queda, ameaçando casa, a rede elétrica e de queda sobre a via. Outra equipe do CBMMG foi imediatamente empenhada em apoio aos militares que já estavam no local para realizar o corte da primeira árvore, e após o término da operação a via foi novamente liberada para o trânsito de veículos.
Para a execução dos trabalhos os bombeiros utilizam motosserras e facões, aplicativo V Árvore para análise do risco iminente de queda da árvore, cones de sinalização, cordas e material de altura, além é claro dos equipamentos de proteção necessários para manter a segurança dos militares.
Tendo em vista que esta condição da natureza preocupa os moradores da cidade de Ituiutaba e região pelos fortes ventos e que o período chuvoso se aproxima, sendo comum nesta época do ano rajadas de vento intensas, que danificam ainda mais a estrutura das árvores enfraquecidas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais aproveita para trazer algumas orientações a toda população de Ituiutaba e região a respeito do corte de árvores que é realizado pela corporação.
Apesar de o incontestável valor das árvores para o ambiente, muitas vezes é conflitante o convívio delas no meio urbano, pois estão sujeitas às interferências naturais e antropogênicas, ao envelhecimento e ao acometimento de doenças, fatores esses que podem levar o espécime ao risco iminente de queda concomitantemente ao risco à vida e/ou bens. Nesse sentido, compete ao Corpo de Bombeiros adotar medidas que visem proteger as pessoas e o patrimônio. Uma dessas medidas é a vistoria quanto ao risco de queda, poda e corte de árvores, e para tal situação os militares contam o aplicativo V Árvore já citado anteriormente. Vale ressaltar também que o Corpo de Bombeiros só realiza o corte e ou poda de uma árvore se ela oferecer risco iminente de queda, ou também nos casos de obstrução de vias pública, como ocorrido nesta tarde de quarta feira, caso contrário a pessoa é orientada a adotar meios dentro da legislação vigente para realizar os trabalhos.

Em caso de emergência ligue 193. O bombeiro está sempre pronto e treinado para atender a população nas mais diversas situações.

Em caso de dúvida sobre o estado das árvores a população pode ligar no 193 e solicitar uma avaliação do CBMMG.

Artigos relacionados

RECENTES