24.5 C
Ituiutaba
sábado, novembro 23, 2024
spot_img
spot_img

Covid-19: confira calendário e saiba quem poderá se vacinar nesta terça-feira (31)

Campanha segue para imunização do público geral, dos grupos prioritários e para aplicação de segundas doses agendadas

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações para o mais rápido possível imunizar os tijucanos contra a Covid-19. Nesta terça-feira, 31 de agosto, das 9h às 15h, o trabalho seguirá com vacinação disponível em três locais de Ituiutaba.

O município avança a cada dia, já com atendimento para todas as idades previstas (18 a 59 anos) e grupos prioritários, e aguarda orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG para adoção de novas estratégias.

QUEM PODERÁ SE VACINAR?

Pessoas entre 18 e 59 anos de idade que ainda não se vacinaram deverão comparecer no Ginásio do Sesi, com entrada pela Rua Sibipiruna, entre as Ruas Canela e Jatobá, no Bairro Alvorada. Também será possível comparecer na FacMais, no Universitário.

Pessoas entre 18 e 59 anos dos grupos prioritários: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, profissionais de saúde, idosos (60 anos e mais) e segundas doses agendadas (Fiocruz e Butantan) deverão comparecer na Praça Mário Natal, no Bairro Natal. Será também na Praça Mário Natal a vacinação para caminhoneiros entre 18 e 59 anos, local que também receberá gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), lactantes (com crianças de até 6 meses) acima de 18 anos, trabalhadores da limpeza urbana, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (entre 18 e 59 anos de idade)  e profissionais de educação.

Pessoas em situação de rua também serão vacinadas na Praça Mário Natal, com base em referenciamento disponibilizado pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

Para vacinar é preciso que todos apresentem documento de identificação, comprovante de endereço e cartão de vacinação. No caso de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente é necessário também apresentar laudo médico que ateste a referida doença/deficiência. Trabalhadores da educação básica e superior, motoristas e cobradores precisam apresentar contracheque recente e figurar na lista emitida pelo empregador. Gestantes devem apresentar cartão de pré-natal e puérperas ou lactantes, certidão de nascimento da criança. Além disso, gestantes e puérpera também precisam apresentar prescrição médica da vacina.

Caminhoneiros precisam apresentar além dos documentos de identificação e cartão de vacina, CNH “C ou E” e um dos seguintes: Carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade; ou carteira de sócio(a) de cooperativa de transporte de carga (categoria de motorista); ou carteira de sócio(a) dos sindicatos de transportes (categoria de motorista); ou comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – RNTRC.

São documentos comprobatórios para Pessoas com Deficiência Permanente: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de PCD.

Pessoas com Deficiência Permanente – Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade de ouvir mesmo com isso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola e brincar.

CONSERVAÇÃO DAS VACINAS

O Departamento de Epidemiologia esclarece que as vacinas utilizadas são devidamente acondicionadas em caixas térmicas, sendo durante todo o período da vacinação feito o controle por meio de aferição da temperatura. Além disso, sempre que necessário, é feita a reposição das doses, com a troca de vacinas armazenadas nas caixas pelas colocadas nas geladeiras. As normas técnicas da rede de frio e vigilância sanitária são seguidas rigorosamente, com a temperatura das caixas mantidas entre +2 e +8 graus, mesma temperatura em que as vacinas são acondicionadas na sala de vacinas.

Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.

Artigos relacionados

RECENTES