33 C
Ituiutaba
quinta-feira, maio 16, 2024
spot_img

Emater-MG promoveu seminário virtual em comemoração ao Dia Mundial do Leite

No Dia Mundial do Leite, em 1º de junho, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promoveu um seminário virtual com representantes da pecuária leiteira e a participação da nutricionista Janaína Goston. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a especialista falou sobre a importância do leite e seus derivados na nossa alimentação.

O diretor-presidente da Emater de Minas, Otávio Maia, fez a abertura do evento, com o tema “Mitos e Verdades sobre o Consumo do Leite”. O webinar foi transmitido pelo canal da empresa no YouTube e teve as presenças do presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite (Fecoagro Leite Minas) e da Cemil, Vasco Praça Filho, e do vice-presidente da entidade e presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), Marcelo Candiotto.

O leite é considerado um dos alimentos mais completos e acessíveis para a população. Em um copo de 200 mililitros de leite de vaca, há cerca de seis gramas de proteína, quantidade suficiente para suprir 8% das necessidades diárias de um adulto. Quando se fala em cálcio, então, o produto é campeão. Um copo do tipo integral contém 240 miligramas do mineral, e supre 24% da recomendação diária. Isso sem falar em outros minerais, como fósforo e magnésio, e nas vitaminas, principalmente A, D, E e K, além das do complexo B.

Nos últimos anos, o consumo do leite vem sendo questionado. Uma das alegações contra a necessidade de se ingerir o produto durante toda a vida é que o ser humano é o único animal que consome leite depois de adulto. Mas a nutricionista Janaína Goston é uma das defensoras da participação desse alimento na alimentação diária: “Que bom que nós, seres humanos, conseguimos manter o leite na nossa dieta. O valor nutricional é importantíssimo. Então, temos que aproveitar esse alimento nobre”.

Artigos relacionados

RECENTES