22.8 C
Ituiutaba
sábado, abril 20, 2024
spot_img

Evento promove troca de experiência entre pessoas ostomizadas

Ituiutaba – Pelo segundo ano consecutivo, o Serviço de Atendimento à Pessoa Ostomizada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa Coloplast, promoveu um encontro que reuniu pacientes de Ituiutaba e diversas cidades da região. O objetivo foi proporcionar a troca de experiências entre estas pessoas que se submeteram a algum procedimento de estomia (intervenção cirúrgica), fazem uso da bolsa coletora e, nem por isso, deixaram de levar uma vida normal e saudável.

O evento deste ano foi dividido em duas partes, sendo a primeira voltada para a capacitação de enfermeiros, em estomias de eliminação, cuidados e tratamentos. O curso foi ministrado pela enfermeira estomaterapeuta Helenita Marcatti, representante da Coloplast e contou com a participação de profissionais da rede municipal de saúde, dos hospitais e de diversos municípios da região.

“Na segunda parte do evento, onde reunimos pacientes que fazem uso de bolsa coletora, tivemos a participação de aproximadamente trinta pessoas, entre homens e mulheres, de Ituiutaba e cidades da região, como Centralina, Canápolis, Ipiaçú, Gurinhatã e Santa Vitória. Na oportunidade, eles puderam conhecer novos produtos que proporcionam mais conforto e qualidade de vida, e ainda ganharam brindes da empresa parceira do evento”, disse a diretora da Unidade Mista de Saúde, Viviane Tostes.

A diretora também destacou a importância de eventos como este, que permite a interatividade entre pessoas que vivem a mesma situação e que, muitas vezes se sentem excluídas ou deixam de levar uma vida normal por medo de serem vítimas de preconceito. “Tivemos depoimentos emocionantes e motivadores. Pessoas que comprovaram que uma simples bolsa não impede ninguém de viver em sociedade, freqüentar lugares públicos e, principalmente, ser feliz”, concluiu Viviane Tostes.

Artigos relacionados

RECENTES