Não é só com monstros que as pessoas se assustam. Segundo uma pesquisa da fintech Guiabolso feita com exclusividade para o Valor Investe, oito em cada dez pessoas (80,7%), já levaram um susto quando viram os seus gastos do mês de uma forma geral.
E adivinhem só quem é o motivo principal do pulo para trás? Sim, o cartão de crédito. No levantamento que ouviu 1.043 pessoas, a fatura do cartão de crédito foi apontada como a conta que chocou mais pessoas – 58% delas. As contas de água, luz e internet vêm em seguida, ao espantar 14,50% delas.
Na outra ponta, as contas que são fixas (assinaturas) são as que menos dão susto no fim do mês, o que é algo previsível, visto que o valor é sempre o mesmo.
“O cartão de crédito é um meio de pagamento em que poucos controlam o valor final. Por isso, a fatura acaba sendo a conta que mais prega sustos no consumidor. Esse é o motivo também dos sustos geralmente envolverem contas de valor alto, acima de R$ 500”, diz Julio Duram, diretor de produto e tecnologia do Guiabolso.
Fonte: globo.com