20.3 C
Ituiutaba
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img

Feita no Brasil, vacina contra a dengue já é estudada em humanos

Desenvolvida no Instituto Butantan, vacina contra os quatro tipos virais da doença tem expectativa de ser fabricada em 2019

A vacinação em larga escala contra a dengue está mais próxima de tornar-se realidade: o Instituto Butantan, centro de pesquisa pública de São Paulo que lidera o projeto, anunciou que 14 mil voluntários já participam dos estudos clínicos para avaliar a efetividade da vacina. No total, 17 mil pessoas serão incluídas no grupo de avaliação— incluindo 5 mil crianças.

Após obter uma patente nos Estados Unidos, em junho, o Instituto Butantan estima que a fábrica responsável pela produção da vacina entrará em operação em janeiro de 2019. A preparação desenvolvida fornecerá imunidade contra os quatro tipos virais da dengue.

A vacina é produzida com o vírus atenuado da dengue e tem o objetivo de estimular a produção de anticorpos no organismo, para que o sistema imunológico já esteja preparado no momento em que entrar em contato com o vírus “verdadeiro”.

Após a fase final de estudos com humanos, o registro da vacina será protocolado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A partir daí o produto já estará disponível para ser oferecido para os brasileiros.

Fonte: Globo.com

 

Artigos relacionados

RECENTES