Pouco conhecida pela maioria da população e até por uma parte dos profissionais de saúde, a intervenção da fisioterapia na saúde da mulher tem um impacto profundo na prevenção e reabilitação de diversas enfermidades.
Para melhorar a qualidade de vida das ituiutabanas, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta segunda-feira, 17, o Programa Fisioterapia da Saúde da Mulher, numa das ações da Campanha Outubro Rosa.
O evento foi realizado no Centro de Saúde da Mulher “Irmã Salvina”, onde os atendimentos serão prestados, e contou com a prefeita da prefeita Leandra Guedes e da secretária de Saúde Sandra Barbosa.
A prefeita celebrou a entrega de mais um serviço para a população. “Esses atendimentos especializados são inéditos pelo SUS na nossa cidade. Ituiutaba tem se tornado pioneira em muitos bons exemplos e com muito trabalho, iniciamos mais um serviço muito importante”, disse Leandra Guedes.
A secretária de Saúde explicou que as mulheres ao longo da vida passam por fases e momentos específicos determinados por mudanças hormonais, físicas, psicológicas, fisiológicas, biológicas e sociais. “Tudo isso afeta o funcionamento do corpo feminino. Desta forma,para promover melhoria nas condições de vida das mulheres, iniciamos a fisioterapia no Centro de Saúde da mulher voltada para o atendimento Uroginecológica”, informou Sandra Barbosa.
Além do lançamento do novo serviço, as pacientes que comparecem ao Centro de Saúde da Mulher na tarde desta segunda, 17, também participaram de palestra com o médico Hugo Bayeh, abordando os temas ginecologia e mastologia.