O diretor de Comunicação do Hospital São José, João Batista Alves, a diretora administrativa, Sirlene Gonçalves Ferreira, e a responsável técnica da enfermagem, Jackeline Euzébio Cândida da Silva, participaram na tarde desta quarta-feira (16), de uma reunião com a Prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, prefeitos e secretários de saúde da região e a força-tarefa do Governo de Minas Gerais.
Durante a reunião os técnicos da secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) falaram sobre a importância da atenção primária no atendimento à Covid-19.
Os secretários de Saúde e os prefeitos presentes falaram sobre a necessidade da abertura de novos leitos de UTI em Ituiutaba. Essa demanda foi o anseio de todos os presentes, mas segundo os representantes da força-tarefa, abrir leitos seria como “enxugar gelo”. Para eles o essencial seria trabalhar a conscientização da população e fortalecer a atenção primária.
Os diretores do Hospital São José agradeceram os elogios feitos ao Hospital pela equipe técnica do governo do Estado e se emocionaram ao falar da alta demanda por leitos. “É muito triste atender um pai, uma mãe, um filho, implorando por um leito. Nós não temos o poder de escolher quem vai ocupar a UTI. É uma decisão técnica”.
Outro assunto debatido durante a reunião foi sobre o esgotamento dos profissionais que trabalham na linha de frente. “Estão todos cansados e esgotados emocionalmente e fisicamente”.
A diretoria do Hospital São José enviou um documento para o Governador Romeu Zema, através da equipe, com as principais demandas do Hospital. “Estamos atendendo no gargalo. Precisamos de ajuda financeira”.
Esse aliás, foi um ponto discutido entre todos os presentes, a falta de recursos para gerir a saúde. Uma alternativa apontada pela equipe do governo estadual foi a criação de um consórcio para dividir as despesas com os leitos de UTI entre Ituiutaba e os nove municípios que fazem parte da microrregião do Triângulo Norte.
Ao fim da reunião todos agradeceram a presença da força-tarefa e o empenho do Hospital São José em atender da melhor maneira possível a demanda de toda a região.