21.8 C
Ituiutaba
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Jequitinhonha recebe comitiva do Governo

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori

www.sindijorimg.com.br

Jequitinhonha recebe comitiva do Governo

Comunidades e prefeituras do Vale do Jequitinhonha – Salinas, Araçuaí e Itinga – foram visitadas pela comitiva da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República, nos dias 11 e 15 de março. A comitiva deu início às atividades de nova rodada de escuta do território pelo Governo Federal para embasar novas políticas públicas na região e um processo de escuta. A atuação das empresas de prospecção e beneficiamento de lítio sem barragem de rejeitos e zero carbono vem pautando debates sobre a relevância do Brasil na transição energética mundial e trazendo novas atenções para o Vale. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=23808

Sorveteria lança sabor criado por IA

A sorveteria mineira “Sol & Neve” inova ao lançar o primeiro sorvete criado com o auxílio da inteligência artificial, chamado SN3V3 IA. Desenvolvido com a ajuda de um chatbot online, o sorvete combina sabores brasileiros como cacau, castanha de caju caramelizada, rapadura e geleia de pimenta dedo de moça. Com o tema “a evolução do sabor”, a campanha de lançamento do sorvete também foi inovadora e esteve, no dia 27 de dezembro de 2023, em um dos telões da Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos. (Jornal Agora – Além Paraíba)

https://www.agorajornais.com.br/noticia/4388/sol-a-neve-lanca-sorvete-criado-por-inteligencia-artificial)

Aluno premiado por devolver celular

Em Patos de Minas, o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Lucca Gabriel, encontrou um aparelho telefônico extraviado em via pública e prontamente entregou-o à Polícia Militar. Sua nobre atitude foi reconhecida e divulgada nas redes sociais da instituição militar, gerando grande repercussão positiva. Como forma de reconhecimento, os militares do 15º BPM visitaram a escola durante uma cerimônia, na qual Lucca recebeu uma medalha de mérito, um celular doado pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Vazante/MG, uma cesta de guloseimas e uma caneca personalizada. (Folha Patense)

Projeto sobre Educação Financeira

A 12ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis, contou com a apreciação de três matérias na Ordem do Dia. Entre os projetos debatidos pelos parlamentares a implantação do programa de Educação Financeira nas escolas foi um dos temas importantes abordados durante a sessão. De acordo com o vereador autor da matéria, o programa é importante porque as habilidades financeiras se tornaram essenciais para a vida cotidiana, e essa é uma temática que ainda não está presente de maneira efetiva na grade curricular das escolas. (DiviNews)

https://divinews.com/2024/03/15/projeto-sobre-educacao-financeira-nas-escolas-em-divinopolis-e-aprovado/)

Programa alcança mais da metade do estado

Minas Gerais atinge um marco significativo com 433 municípios aderindo ao Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre Para Crescer. Essa iniciativa simplifica procedimentos para abertura de empresas e geração de empregos. O programa já impactou mais de 11 milhões de mineiros, destacando Minas Gerais como exemplo nacional na promoção da liberdade econômica e facilitação do ambiente de negócios, sendo reconhecido internacionalmente pela OCDE e premiado por suas ações durante o Fórum Liberal 2023. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

https://jornaldacidadegv.com.br/minas-gerais/com-433-municipios-programa-minas-livre-para-crescer-ja-alcanca-adesao-de-mais-da-metade-do-estado/)

Sistema antecipa o plantio da safrinha

O sistema Antecipe, desenvolvido pela Embrapa, é uma inovação que possibilita aos produtores antecipar o plantio e a colheita da segunda safra de milho em até 20 dias, reduzindo os riscos relacionados ao clima. Esse método é particularmente vantajoso para o Centro-oeste, onde há um curto intervalo para semear o milho após a colheita da soja. Ao intercalar o plantio de milho e soja, o sistema permite a semeadura do milho mais cedo, aproveitando o período favorável durante o enchimento dos grãos de soja. Isso amplia as áreas de cultivo da segunda safra e reduz os impactos climáticos adversos. (Folha Machadense)

https://folhamachadense.com.br/sistema-desenvolvido-pela-embrapa-possibilita-antecipar-o-plantio-e-a-colheita-da-safrinha/)

Quarta Copa Mineira de Capoeira

A quarta edição da Copa Mineira de Capoeira acontecerá no próximo mês em Araguari, Minas Gerais, sendo o principal campeonato da modalidade no estado. O evento incluirá uma competição pelo cinturão na categoria Absoluta, envolvendo Contramestres a Mestrando, além de categorias para todas as idades, desde infantil até adulto. O objetivo da competição é promover e valorizar a arte da Capoeira, além de resgatar o patrimônio cultural e imaterial. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Artigos relacionados

RECENTES