O primeiro projeto de lei enviado pelo prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, reconhece uma luta histórica dos estudantes que é pauta marcante dos mandatos dos deputados Weliton Prado e Elismar Prado.
Weliton Prado explica que essa é uma grande conquista, um sonho realizado, pois garante a tarifa zero para todos os estudantes nos ônibus. “Não é só a garantia do direito constitucional a educação e ao transporte. A medida proporciona mais oportunidades e acesso a cultura, teatro, cinema, esporte, profissionalizacao e acesso ao merca de trabalho. Além é claro do alivio financeiro para milhares de famílias. O passe livre, ou tarifa zero como está sendo chamado o projeto, foi uma das nossas primeiras lutas. Demorou décadas para que Uberlândia tivesse um prefeito que reconhecesse que não dá mais para ficar fora da lista de cidades que adotaram esse benefício aos estudantes. Parabéns ao prefeito Paulo Sérgio que entendeu a necessidade e a importância para o desenvolvimento da cidade do direito dos estudantes. E parabéns também aos vereadores que vão aprovar essa proposta”, destacou.
O deputado Elismar Prado, que é autor de projetos que originaram leis importantes para os estudantes, como da ampliação da merenda escolar, também comemorou a conquista. “Realmente é o projeto número 1. Daqui a pouco as aulas começam e com todo aperto financeiro das famílias, essa medida vai trazer alívio, mais qualidade de vida e novas oportunidades aos estudantes”.
O projeto de lei está na pauta de votações da primeira sessão legislativa da Câmara Municipal de Uberlândia, nesta terça-feira, 07/01.
A medida vai beneficiar imediatamente 43 mil estudantes e vai valer para todos os estudantes de Uberlândia regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante reconhecido pelo Ministério da Educação, privados ou públicos, com carga horária total igual ou superior a 600 horas.