26.9 C
Ituiutaba
terça-feira, novembro 26, 2024
spot_img
spot_img

Mulheres estão acessando mais o crédito rural em Minas Gerais

A presença feminina vem crescendo no agronegócio brasileiro. De acordo com o IBGE, em Minas Gerais, a participação da mulher na direção dos estabelecimentos agropecuários saiu de 10,8% no Censo de 2006 para 14,4% no Censo 2017. Agora elas vêm fortalecendo a presença num outro quadro importante, o de contratações de crédito rural. Dados do Banco Central revelam que, em 2020, foram feitos 53.956 contratos (Empresarial e Pronaf) para mulheres em Minas Gerais, o que corresponde a 24,27% do total de financiamentos agropecuários.

O número que mais chama a atenção é o percentual de mulheres nos contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é 31,14% (44.684 contratos). Para o coordenador técnico estadual de Crédito Rural da Emater-MG, José Henrique Barbosa, é uma quantidade bastante significativa, pois é mais que o dobro do percentual de mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais no estado, segundo os dados do IBGE.

“Diferente do setor empresarial, onde geralmente a esposa mora na cidade e tem outra profissão, na agricultura familiar toda a família está envolvida na atividade, tanto o casal, como os filhos. E a mulher participa ativamente do trabalho rural”, comenta José Henrique.

O coordenador da Emater-MG explica que o crédito agrícola é um importante instrumento para o fortalecimento da atividade agropecuária no país e ter acesso a ele ajuda o produtor a investir na propriedade e a melhorar a produção.

Artigos relacionados

RECENTES