22.5 C
Ituiutaba
sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img
spot_img

Nota de Esclarecimento

“A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo Ambulatório Covid-19 e pela Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba, vem a público esclarecer:

Desde o último final de semana os atendimentos de pacientes com sintomas gripais aumentaram substancialmente. Entre sábado, 1°, e a última quinta-feira, 6, foram prestados 2.708 atendimentos para pacientes no Ambulatório e na UPAMI.

Em paralelo, oito profissionais de saúde atuantes na linha de frente testaram positivo para Covid-19 nos últimos dias e foram afastados de suas funções, sendo três médicos, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem e uma servidora da limpeza, atuantes no Ambulatório e na UPAMI.

Diante do afastamento dos profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente remanejou servidores para as duas unidades, com o intuito de diminuir o tempo de espera nas filas e garantir o atendimento aos pacientes.

Circularam informações de que o Ambulatório Covid-19 teria suspendido os atendimentos na manhã da última quinta-feira (6). Contudo, a unidade jamais deixou de assistir os pacientes e tampouco fechou as portas para suspender os atendimentos.

No mesmo sentido, foram divulgadas falsas informações sobre suposta suspensão na testagem de pacientes. O Poder Executivo informa que cerca de 300 a 350 testes diárias têm sido feitos nos últimos dias nas unidades de saúde do município e o estoque de exames está garantido para as próximas semanas. Vale ressaltar que protocolos médicos são seguidos desde o surgimento dos primeiros sintomas até a realização dos exames, a partir do quinto dia, sendo recomendado o isolamento do paciente nesse período.

Todos os esforços estão voltados para manter e fortalecer a assistência de saúde de Ituiutaba. O cenário exige máximo apoio da população com o reforço dos cuidados como o uso de máscaras e higienização das mãos, sendo a situação de aumento no número de casos da gripe e da covid-19 uma realidade nacional.”

Artigos relacionados

RECENTES