Home Blog Page 234

Cartórios de Notas lançam o e-Not Assina e o Reconhecimento de Assinatura passa a ser digital

0

Desde a última terça-feira (07.06) o reconhecimento de assinaturas pode ser feito digitalmente em Cartórios de Notas de Minas Gerais. A novidade permite ao cidadão encaminhar digitalmente um documento para o Tabelionato — pela plataforma www.enotassina.com.br, assina-lo eletronicamente, ter a sua assinatura reconhecida pelo tabelião e, em seguida, remeter o documento digital para os destinatários finais.

O lançamento completa a migração total dos atos notariais para o meio eletrônico, iniciada em maio de 2020 com a publicação do Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que já permite a prática de diversos serviços de forma online pela plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br), como as escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, entre outras, além de atos como procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos, que já totalizam mais de 50 mil atos digitais no estado.

Segundo o presidente do CNB/MG, Victor de Mello e Moraes, a possibilidade de realizar digitalmente o reconhecimento de assinatura concede mais autonomia ao cidadão que pode escolher entre ir ao Cartório de Notas ou realizar o serviço de forma eletrônica. “É mais uma facilidade concedida aos nossos usuários, que realizam o ato com mais comodidade e agilidade, sem perder a segurança juridica”, explica.

Para realizar o reconhecimento de assinatura de forma eletrônica, o usuário deverá possuir um certificado digital notarizado — que pode ser emitido gratuitamente pela plataforma www.e-notariado.org.br, procedimento no qual o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado, que terá validade de três anos.

De posse deste certificado, será possível acessar a plataforma www.enotassina.com.br, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assina-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final, em um serviço que levará poucos minutos e terá o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos Cartórios e que é tabelado por lei estadual em cada um dos Estados do país.

Visita dos alunos SENAI Ituiutaba, na Indústria de Cerâmica Maracá

0

Alunos do SENAI Ituiutaba, do curso Técnico em Mecânica, acompanhados pelo Instrutor, Amauri José, do Auxiliar Técnico, Wilson Bezerra e a Analista de Relações com o Mercado, Lucimeire Macedo, foram conhecer de perto os processos produtivos da Indústria de Cerâmica Maracá.
Além dos equipamentos, máquinas, funcionamento do túnel vagão e de toda produção da Cerâmica Maracá, os alunos puderam conhecer também os processos da biomassa renovável (Cavaco), energia fotovoltaica e todas as inúmeras ações voltadas para a preservação e conservação do Meio Ambiente e as boas práticas ambientais.

X-Olimpíadas Regional das APAES do Triângulo Mineiro ocorrerá nos dias 2 e 3 de julho

0

Ituiutaba será sede da X-Olimpíadas Regional das APAES do Triângulo Mineiro I. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de julho e terá jogos nas modalidades futsal, natação e atletismo.
A competição é realizada pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e pelo Conselho Regional das APAES do Triângulo Mineiro, com apoio da Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e do Departamento de Esportes.
Conforme o coordenador de Esporte das APAES do Triângulo Mineiro I, Vinicius Oliveira, a competição vai reunir atletas de oito APAES da região. “É a primeira etapa que levará os atletas com os melhores índices para a próxima fase, a estadual em Belo Horizonte, programada para o mês de outubro. Posteriormente, haverá ainda a etapa nacional, que ocorrerá no mês de dezembro em Aracaju”, explicou.
A X-Olimpíadas contará com cerca de trezentos atletas PCD. “Muito importante Ituiutaba ser sede desse importante evento, trazendo oportunidades para a pessoa com deficiência através do esporte. São muito benefício como saúde e socialização”, disse o professor Vinicius Oliveira.

Equipe de Santa Vitória faz bonito em competição

0

No último domingo (5), a AMES sagrou-se campeã do 11° Campeonato Calçados Castro Master, realizado em Quirinópolis (GO), no campo do Vaca.
Representando a Câmara de Santa Vitória, o vereador Zilmar Filho juntamente com o vice-prefeito Renato de Paula e o presidente da LESV Kene Heuser prestigiaram o campeonato.
A grande final foi contra o Grêmio Desportivo Caçu, e o time de Santa Vitória venceu pelo resultado de 3 a 2, gols marcados por Zanata, que fez dois, e Marco Túlio.
Além do troféu de campeão, o time da AMES teve Fancarlos eleito o melhor goleiro e Léo Cavalo artilheiro da competição.

Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente realizam blitz educativa na Semana do Meio Ambiente

0

Na manhã do dia 07 de junho, militares do Segundo Pelotão de Bombeiros Miliar de Ituiutaba, juntamente com integrantes da Secretaria de Meio Ambiente de da Prefeitura Municipal de Ituiutaba, realizaram uma blitz educativa na área central da cidade. No local foram distribuídos panfletos com dicas ambientais e preventivas contra incêndios florestais, tal ação visa desenvolver a consciência ambiental e prevencionista.

Bombeiro: o Amigo certo nas horas incertas.

Ouro Preto ganha novo parque municipal

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MGwww.sindijorimg.com.br

Ouro Preto ganha novo parque

No Dia Mundial do Meio Ambiente foi inaugurado em Ouro Preto o Parque Urbano das Candeias, antigo Lago do Azedo, no bairro Jardim Alvorada. O nome Candeia homenageia uma espécie nativa, pioneira e de grande relevância ambiental e econômica para a população desde os tempos de Vila Rica. Em sua área de 2.267 metros quadrados construídos, o Parque das Candeias possui centro de convivência com cozinha, depósito e banheiros, playground de madeira, quadra poliesportiva, arena de areia, quadra de futebol society, ciclovia infantil, pista de skate, pista de caminhada, além da área verde em seu entorno. (O Liberal – Ouro Preto)

Prefeitura reúne as associações

O prefeito Renato Carvalho, a vice-prefeita Maria Cecília, os secretários Luiz Miranda (Obras), Antônio Cafrune (Serviços Urbanos e Distritais) e Joaquim Fernandes (Trânsito); e a superintendente da SAE, Cláudia Eliane se reuniram com vários presidentes de bairros no Palácio dos Ferroviários. De acordo com o secretário de Gabinete, Flávio Soares, o prefeito tem se reunido com representantes de associações de bairro ou líderes comunitários, para ouvir as principais demandas daquela localidade. Após algumas reuniões, determinadas ações haviam sido colocadas em pauta como prioridade de cada bairro. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

Consórcio Rio Doce faz capacitação

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce (CIMDOCE), Ministério Público, Ardoce, Sebrae e a Prefeitura de Valadares promoveram na segunda- -feira (6/6) uma manhã de capacitação sobre a implantação, estruturação e manutenção do Programa Regional de Proteção e Defesa do Consumidor e do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado na Região Leste de Minas. O Promotor de Justiça, Randal Bianchini, informou que o Fundo Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor liberou R$ 2 milhões para execução dos dois projetos e explicou as vantagens para os 31 municípios participantes e consumidores. (Jornal Cidade – Governador Valadares)

Araxá vai receber fábrica de aviões

Com previsão de investimento inicial previsto na ordem de R$ 658 milhões e geração de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos, Araxá deu mais um passo rumo à concretização da instalação da fábrica de aviões da empresa Desaer Desenvolvimento Aeronáutico. A assinatura de despacho do Governo de Minas Gerais para a implantação da fábrica aconteceu no Teatro Municipal Maximiliano Rocha. Durante a cerimônia, o prefeito Robson Magela ressaltou que a vinda da empresa foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Araxá e o Governo de Minas Gerais. (Correio de Araxá – Araxá)

Audiência discute trabalho infantil

Acontecerá em Capelinha uma Audiência Pública para tratar sobre a campanha anual de combate e erradicação do trabalho infantil. O objetivo é fortalecer a discussão de políticas públicas voltadas para a erradicação do trabalho infantil. A Audiência Pública é realizada pela Prefeitura de Capelinha, por meio da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infanto-Juvenil, e acontecerá na Câmara Municipal, às 18h. Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida, de acordo com a legislação de cada país. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Prefeitura faz intervenções da ANAC

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, iniciou ações em parceria com o Aeroclube de Ituiutaba para realizar intervenções solicitadas pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Um comunicado foi expedido pela ANAC no dia 31 de maio, solicitando ações no local para garantir a continuidade da prestação dos serviços. O trabalho teve início da última quinta-feira, 2, e será concluído nos próximos dias, sendo concedido prazo para entrega até 18 de agosto de 2022. (Gazeta do Pontal de Minas – Ituiutaba)

Caixa reúne delegados

Nos dias 01 e 02 de junho a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais realizou, em Belo Horizonte, o Encontro de Delegados da CAA/MG – Gestão 2022/2024. Quase duzentos representantes de todo o estado participaram das atividades. O encontro teve como objetivo apresentar aos delegados(as) todos os setores da instituição, os benefícios, serviços e produtos oferecidos à advocacia mineira pela CAA/MG. Os coordenadores de cada setor, juntamente com a diretoria, reforçaram a importância de cada delegado(a) levar para as subseções as informações sobre os benefícios que a CAA/MG oferece, a fim de que todos da advocacia do estado saiba que podem usufruir de diversos produtos e serviços. (Ascom CAA)

Santa Vitória – Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva do Leite

0

SEMAPA e EPAMIG na última quinta-feira (dia 02/06) estiveram no gabinete do Prefeito Salim, os colaboradores da SEMAPA, Maurício Lorena – Secretario Municipal, Giannina Torres Neves – Zootecnista e José Mendes – Engenheiro Agrônomo, Márcio Quirino Secretario Municipal de Governo, juntamente com os representantes Djalma Ferreira Pelegrini – Pesquisador e Thiago Fernandes Ladeira – Assessor Técnico e desenvolvedor do GERCAL, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) da cidade de Uberaba.
Na reunião no gabinete foi apresentado ao prefeito Salim os trabalhos da parceria do Convênio Técnico do município por meio do Programa GERA LEITE e Aplicativo GERCAL da EPAMIG e as ações em promover as transferências de tecnologias e desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite aos pequenos e médios produtores rurais.

Mais recursos para o município de Santa Vitória

0

Na última semana, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, representando o Prefeito Salim Curi, o Vice Prefeito Renato José de Paula, acompanhado pelo Secretário de desenvolvimento econômico João Batista de Medeiros, esteve reunido com o Deputado Federal Franco Cartafina e o Deputado Federal Marcelo Aro (Líder do Governador Romeu Zema na Câmara dos Deputados). Onde foi anunciado recursos no valor de R$ 1.015,000,00 (Um milhão e Quinze mil reais), para o Município de Santa Vitória, parceria firmada com os companheiros Presidente da Câmara Júnior da Lazinha, Secretário de Saúde Geraldo Júnior e o Presidente do PP Fábio Almeida.
O Prefeito Salim agradeceu o empenho dos Deputados, que intermediaram os recursos através do Governador Romeu Zema, e enfatizou o trabalho que o Governador vem fazendo no Estado de Minas Gerais.

Balanço da Operação – EXPOCAPITU 2022

0

CPRv/BPMRv
9 CIA PM Rv
2°PEL Rv
2° GP Rv Tupaciguara

31Mai a 05Jun22

Tráfico de Drogas 1
Prisões por Embriaguez 4
Embriaguez ADM 7
Porte de Drogas 10
Veículos Removidos 16
CNH Recolhidas. 14
TCO Lavrados 10
Prisões Efetuadas 15
REDS Registrados 49

CPRv/BPMRv: Os Anjos da Guarda dos Caminhos de Minas

1971/2022 – 51 ANOS DO POLICIAMENTO RODOVIÁRIO

Caixa de Assistência dos Advogados promove o encontro com quase 200 delegados(as)

0

Representantes da advocacia de todo o estado se reuniram em BH para conhecer mais sobre os diversos auxílios, produtos e serviços oferecidos pela CAA/MG à advocacia mineira

Nos dias 01 e 02 de junho a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais realizou, em Belo Horizonte, o Encontro de Delegados da CAA/MG – Gestão 2022/2024. Quase duzentos representantes de todo o estado participaram das atividades.

O encontro teve como objetivo apresentar aos delegados(as) todos os setores da instituição, os benefícios, serviços e produtos oferecidos à advocacia mineira pela CAA/MG.

Os coordenadores de cada setor, juntamente com a diretoria, reforçaram a importância de cada delegado(a) levar para as subseções as informações sobre os benefícios que a CAA/MG oferece, a fim de que todos da advocacia do estado saiba que podem usufruir de diversos produtos e serviços. Ao final das apresentações, foi destinado espaço para perguntas e sugestões dos delegados e respostas dos diretores da Caixa de Assistência.

Na ocasião, os presentes puderam conhecer mais sobre o Telemed, serviço de telemedicina gratuita em parceria com o Hospital Albert Einstein; Meu Primeiro Certificado oferecido a todos os advogados(as) recém-inscritos na Ordem; parceria com a Bem Protege que ampliou o auxílio funeral e oferece assistência residencial gratuita; novo processo eletrônico para requerimento de auxílios, dentre outros.

Além das palestras, os delegados(as) e subdelegados(as) também participaram de momentos de congraçamento, quando tiveram a oportunidade de conhecer os colegas eleitos em outras subseções, bem como trocar ideias sobre as experiências desenvolvidas em cada subseção.

Homenagem

Ainda durante o Encontro de Delegados, a diretoria da CAA/MG prestou uma homenagem ao ex-presidente da instituição Sérgio Murilo, que esteve à frente da Caixa da Assistência no período de 2010 a 2016. Sérgio Murilo foi condecorado com a Medalha Lyda Monteiro da Silva, alta honraria concedida pela instituição a importantes personalidades que se destacam em seus campos de atuação, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

O ex-presidente Sérgio Murilo ficou bastante emocionado ao receber o reconhecimento e, em seu discurso de agradecimento, ressaltou que as conquistas da atual gestão são relevantíssimas para o bem da advocacia mineira.

História

Em agosto do ano de 1980, a secretária Lyda Monteiro da Silva foi vítima de uma carta-bomba, que tinha como destinatário o então presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Eduardo Seabra Fagundes. Atualmente, a triste data é lamentada, mas serve também como um reforço e estímulo à união da advocacia em torno de seus ideais democráticos e humanitários.