Home Blog Page 495

Festa na formatura do Progea em Capinópolis

0

Capinópolis – Os alunos do 4º e do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais ‘Aurelisa Alcântara de Souza’, Higino Guerra’ e ‘Presidente Tancredo de Almeida Neves’ e da Escola Estadual ‘Governador Juscelino’ tiveram no último dia 21, no salão ‘João Felippe’ a solenidade de formatura no Progea – Programa de Educação Ambiental, ministrado pela Polícia Ambiental de Minas Gerais.

Participaram da solenidade o juiz da Comarca de Capinópolis, Dr. Thales Cazonato Corrêa, a promotora, Dra. Maria Carolina Silveira Beraldo, o prefeito Cleidimar Zanotto, o vice-prefeito Jaisson, a secretária de educação e cultura, Iracilda Duarte, o comandante da PM de Capinópolis, Tenente Renato, o comandante da Polícia Ambiental, sargento Eduardo, a presidente do Comsep – Conselho Comunitário de Segurança Pública, Maria Lenice, diretores de escolas, professores e alunos.

Os alunos receberam certificados de conclusão do curso e foram também entregues troféus em acrílico para autoridades, diretores e professores das escolas.

Ao final da solenidade as autoridades manifestaram a alegria pelo sucesso na realização de um curso tão importante visando a conscientização ambiental das crianças.

Escolas e alunos recebem as premiações da 2ª Gincana Ambiental

0

Ituiutaba – A entrega da premiação aos vencedores da segunda edição da Gincana Ambiental aconteceu no último dia 22 e mobilizou toda a comunidade das três escolas melhores classificadas, entre as 19 instituições de ensino participantes.  Este ano a gincana mobilizou 8.545 alunos de escolas municipais e estaduais, que juntos, evitaram o envio de 16 toneladas de material reciclado para o Aterro Sanitário e fizeram a correta destinação deste material para a cooperativa de reciclagem.

Conforme as regras da gincana, a pontuação das escolas se deu pela média de material por aluno. Desta forma, a primeira colocada foi a Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena, com um total de 1.860,3 quilos de material recolhido, correspondendo a 38,756 quilos por alunos. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Coronel Tonico Franco, com 4.570,9 quilos de material coletado e 5,944 quilos por aluno. A terceira colocação foi da Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, com 2.570,4 quilos de material coletado e uma média de 5,457 quilos por aluno.

Por ter ficado em primeiro lugar na gincana, a Escola Municipal Francisco Antônio de Lorena foi premiada com um Notebook Positivo e duas bicicletas de 21 marchas, que serão sorteadas entre os alunos.  A Escola Estadual Coronel Tonico Franco, segunda colocada, recebeu uma Multifuncional Tanque de Tinta Epson (impressora, copiadora, scanner) e uma bicicleta de 21 marchas, que foi sorteada para o aluno André Luiz de Melo Fratari. A terceira colocada, Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, recebeu uma bicicleta de 21 marchas, que foi sorteada para a aluna Isabelly de Souza Pontes.

O projeto da Gincana Ambiental foi idealizado e executado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, de Obras e Serviços Públicos e de Educação, Esporte e Lazer, tendo como parceira direta, a Superintendência Regional de Ensino.

“O objetivo principal da gincana é formar a consciência ambiental em uma geração que dependerá muito de ações como estas, para garantir sua qualidade de vida. Instruir estas crianças sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos é muito importante. Para a próxima edição, queremos contar com a participação de 100% das escolas de Ituiutaba”, adiantou a diretora de Controle Ambiental, Vanúsia Sátiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Também estiveram envolvidos diretamente na realização do evento deste ano, como parceiros, a Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba – Copercicla; Frigorífico JBS; CFL Engenharia Ambiental; Sucatão 46; Green Ambiental e Universidade Estadual de Minas Gerais – Campús Ituiutaba, através de um projeto de extensão coordenado pela professora Rosa Betânia Rodrigues de Castro, tendo como bolsistas: Lorena Cândida Muniz e Ana Carolina Costa Oliveira, acadêmicas do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Wender anuncia liberação de mais recursos para obras em Gurinhatã e Flor de Minas

0

GURINHATÃ – Mais de Um Milhão de Reais para serem investidos em obras de infraestrutura em Gurinhatã e Flor de Minas, além da construção da Feira do Produtor Rural, foram anunciadas pelo prefeito de Gurinhatã, Wender Luciano, nos últimos dias.

O prefeito assinou os convênios junto à Caixa Econômica Federal, sendo um deles Contrato de repasse do Ministério do Desenvolvimento Regional que trata das questões do Planejamento Urbano, com a Implantação de Estrutura Física para Comercialização de Produtos derivados da bovinocultura de leite, apicultura, piscicultura e fruticultura na Avenida Jonas Vilela Franco.

Outro convênio assinado foi para Implantação de Pavimentação Asfáltica, Recapeamento, Drenagem Pluvial e Passeios Públicos em vias urbanas.

Atletas mineiros competem nos Jogos Escolares da Juventude

0

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o subsecretário de Esportes, Pelé do Vôlei, estiveram no último dia 21, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, para desejar boa sorte aos 93 jovens atletas de vôlei, badminton, futsal e atletismo que viajaram para representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC). Eles completam a delegação mineira que tem 267 atletas competindo entre os dias 15/11 e 30/11. 

A secretária destaca que o esporte é fundamental para vida desses jovens. Como exemplo, Elizabeth cita os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), etapa que antecedeu o JEJ. “O Jemg lida com adolescentes e jovens e nós precisamos acolhê-los com muito carinho. O esporte faz isso, além de formar cidadãos”. Ela tem total confiança na equipe. “Com certeza a delegação de Minas vai ser um sucesso e trazer muitas medalhas”, ressaltou.

Vereadores viabilizam aquisição de mais uma Casa de Apoio em Barretos

0

Santa Vitória – Por meio de uma Emenda ao Orçamento Impositivo, aprovada no ano passado, foram destinados recursos de R$ 507.636,00 para a AVCC de Santa Vitória, sendo R$ 380.000,00 para a aquisição de mais uma Casa de Apoio em Barretos.

Na última quinta-feira (21) os vereadores Ângelo Parente, Antônio José de Queiroz, Edinho Pinheiro, Eudécio Rezende, Henrique Manquinho, Assis Tostes, Henrique Roberto, Joaquim Lima e Zilmar Filho, autores da Emenda, estiveram em Barretos, ao lado do presidente da AVCC, Nivaldo Silveira de Lima, conferindo de perto a recém adquirida Casa de Apoio, que fica localizada próxima ao Hospital de Amor.

O projeto inicial previa a aquisição de uma casa no município de Jales, mas o presidente da AVCC solicitou que o imóvel fosse adquirido em Barretos,devido à alta demanda de pacientes neste município e pelo fato de que a Casa de Apoio que já está em funcionamento há anos já não comporta mais a quantidade de pacientes que necessitam do apoio.

Cemig orienta sobre segurança com a rede elétrica em construções e reformas

0

A Cemig alerta sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica em obras e indica os cuidados a serem considerados durante as construções civis. Para começar a construção ou reforma com segurança, é indispensável que a localização da rede elétrica seja observada ao se iniciar uma obra. De acordo com o engenheiro de segurança Demétrio Aguiar, da Cemig, essa atenção deve ser redobrada quando se faz necessário corrigir a topografia do terreno, instalar andaimes e construir marquises ou sacadas.  “É fundamental observar a localização da rede elétrica para que os serviços sejam realizados com segurança. Em alguns casos, é necessária a instalação de barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas, canos e outros materiais”, explica.

Para evitar esse tipo de acidente com a rede elétrica, Demetrio alerta que apenas profissionais qualificados devem ser contratados para a execução das obras. ”Pedreiros, técnicos e pintores mais experientes já estão familiarizados com as regras de segurança, como manter distância segura da rede. Mas operadores e motoristas de retroescavadeiras, guindastes e caminhões também devem ter muito cuidado para que, ao içar materiais, não encostem nos fios energizados”, afirma o engenheiro.

De acordo com o especialista, as obras que oferecem maior risco são aquelas realizadas na mesma altura da rede de média tensão, como a reforma de telhado e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo.

Projeto que cria Fundo Estadual do Trabalho é aprovado na Assembleia Legislativa

0

O Governo de Minas conseguiu no último dia 20, uma importante vitória na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Deputados aprovaram, em segundo turno de votação, o Projeto de Lei 1.009/19, de autoria do Executivo mineiro, que cria o Fundo Estadual do Trabalho (FET) e facilita o financiamento de programas, projetos e serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no estado, como o apoio à qualificação e geração de trabalho, emprego e renda.

Hoje, as ações do Sine em Minas são coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Durante a votação, os parlamentares mantiveram o texto aprovado em 1º turno de votação, mas acrescentaram duas emendas: uma que detalha as atribuições do Fundo e outra que reduz de 21 para 18 o número de membros titulares do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter).