Capinópolis – Os alunos do 4º e
do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais ‘Aurelisa Alcântara de
Souza’, Higino Guerra’ e ‘Presidente Tancredo de Almeida Neves’ e da Escola
Estadual ‘Governador Juscelino’ tiveram no último dia 21, no salão ‘João
Felippe’ a solenidade de formatura no Progea – Programa de Educação Ambiental,
ministrado pela Polícia Ambiental de Minas Gerais.
Participaram da solenidade o juiz
da Comarca de Capinópolis, Dr. Thales Cazonato Corrêa, a promotora, Dra. Maria
Carolina Silveira Beraldo, o prefeito Cleidimar Zanotto, o vice-prefeito
Jaisson, a secretária de educação e cultura, Iracilda Duarte, o comandante da
PM de Capinópolis, Tenente Renato, o comandante da Polícia Ambiental, sargento
Eduardo, a presidente do Comsep – Conselho Comunitário de Segurança Pública,
Maria Lenice, diretores de escolas, professores e alunos.
Os alunos receberam certificados
de conclusão do curso e foram também entregues troféus em acrílico para autoridades,
diretores e professores das escolas.
Ao final da solenidade as
autoridades manifestaram a alegria pelo sucesso na realização de um curso tão
importante visando a conscientização ambiental das crianças.
Ituiutaba – A
entrega da premiação aos vencedores da segunda edição da Gincana Ambiental
aconteceu no último dia 22 e mobilizou toda a comunidade das três escolas
melhores classificadas, entre as 19 instituições de ensino participantes. Este ano a gincana mobilizou 8.545 alunos de
escolas municipais e estaduais, que juntos, evitaram o envio de 16 toneladas de
material reciclado para o Aterro Sanitário e fizeram a correta destinação deste
material para a cooperativa de reciclagem.
Conforme as
regras da gincana, a pontuação das escolas se deu pela média de material por
aluno. Desta forma, a primeira colocada foi a Escola Municipal Francisco
Antônio de Lorena, com um total de 1.860,3 quilos de material recolhido,
correspondendo a 38,756 quilos por alunos. Em segundo lugar ficou a Escola
Estadual Coronel Tonico Franco, com 4.570,9 quilos de material coletado e 5,944
quilos por aluno. A terceira colocação foi da Escola Estadual Governador Clóvis
Salgado, com 2.570,4 quilos de material coletado e uma média de 5,457 quilos
por aluno.
Por ter
ficado em primeiro lugar na gincana, a Escola Municipal Francisco Antônio de
Lorena foi premiada com um Notebook Positivo e duas bicicletas de 21 marchas,
que serão sorteadas entre os alunos. A
Escola Estadual Coronel Tonico Franco, segunda colocada, recebeu uma
Multifuncional Tanque de Tinta Epson (impressora, copiadora, scanner) e uma bicicleta
de 21 marchas, que foi sorteada para o aluno André Luiz de Melo Fratari. A
terceira colocada, Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, recebeu uma
bicicleta de 21 marchas, que foi sorteada para a aluna Isabelly de Souza Pontes.
O projeto da
Gincana Ambiental foi idealizado e executado pelas secretarias municipais de Meio
Ambiente, de Obras e Serviços Públicos e de Educação, Esporte e Lazer, tendo
como parceira direta, a Superintendência Regional de Ensino.
“O objetivo
principal da gincana é formar a consciência ambiental em uma geração que
dependerá muito de ações como estas, para garantir sua qualidade de vida. Instruir
estas crianças sobre a importância da separação e destinação correta dos
resíduos é muito importante. Para a próxima edição, queremos contar com a
participação de 100% das escolas de Ituiutaba”, adiantou a diretora de Controle
Ambiental, Vanúsia Sátiro, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Também
estiveram envolvidos diretamente na realização do evento deste ano, como
parceiros, a Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba – Copercicla; Frigorífico
JBS; CFL Engenharia Ambiental; Sucatão 46; Green Ambiental e Universidade
Estadual de Minas Gerais – Campús Ituiutaba, através de um projeto de extensão
coordenado pela professora Rosa Betânia Rodrigues de Castro, tendo como
bolsistas: Lorena Cândida Muniz e Ana Carolina Costa Oliveira, acadêmicas do
Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.
GURINHATÃ
– Mais de Um Milhão de Reais para serem investidos em
obras de infraestrutura em Gurinhatã e Flor de Minas, além da construção da
Feira do Produtor Rural, foram anunciadas pelo prefeito de Gurinhatã, Wender
Luciano, nos últimos dias.
O prefeito assinou os convênios junto
à Caixa Econômica Federal, sendo um deles Contrato de repasse do Ministério do
Desenvolvimento Regional que trata das questões do Planejamento Urbano, com a
Implantação de Estrutura Física para Comercialização de Produtos derivados da
bovinocultura de leite, apicultura, piscicultura e fruticultura na Avenida
Jonas Vilela Franco.
Outro convênio assinado foi para Implantação
de Pavimentação Asfáltica, Recapeamento, Drenagem Pluvial e Passeios Públicos
em vias urbanas.
A secretária de Estado de
Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, e o subsecretário de
Esportes, Pelé do Vôlei, estiveram no último dia 21, no Aeroporto Internacional
Tancredo Neves, para desejar boa sorte aos 93 jovens atletas de vôlei,
badminton, futsal e atletismo que viajaram para representar Minas Gerais nos
Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC). Eles completam a delegação
mineira que tem 267 atletas competindo entre os dias 15/11 e 30/11.
A secretária destaca que o
esporte é fundamental para vida desses jovens. Como exemplo, Elizabeth cita os
Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), etapa que antecedeu o JEJ. “O Jemg lida
com adolescentes e jovens e nós precisamos acolhê-los com muito carinho. O
esporte faz isso, além de formar cidadãos”. Ela tem total confiança na equipe.
“Com certeza a delegação de Minas vai ser um sucesso e trazer muitas medalhas”,
ressaltou.
Santa Vitória – Por meio de uma Emenda ao Orçamento
Impositivo, aprovada no ano passado, foram destinados recursos de R$ 507.636,00
para a AVCC de Santa Vitória, sendo R$ 380.000,00 para a aquisição de mais uma
Casa de Apoio em Barretos.
Na última quinta-feira (21) os vereadores Ângelo Parente,
Antônio José de Queiroz, Edinho Pinheiro, Eudécio Rezende, Henrique Manquinho,
Assis Tostes, Henrique Roberto, Joaquim Lima e Zilmar Filho, autores da Emenda,
estiveram em Barretos, ao lado do presidente da AVCC, Nivaldo Silveira de Lima,
conferindo de perto a recém adquirida Casa de Apoio, que fica localizada
próxima ao Hospital de Amor.
O projeto inicial previa a aquisição de uma casa no município
de Jales, mas o presidente da AVCC solicitou que o imóvel fosse adquirido em
Barretos,devido à alta demanda de pacientes neste município e pelo fato de que
a Casa de Apoio que já está em funcionamento há anos já não comporta mais a
quantidade de pacientes que necessitam do apoio.
A Cemig alerta sobre os riscos de acidentes com a rede
elétrica em obras e indica os cuidados a serem considerados durante as
construções civis. Para começar a construção ou reforma com segurança, é
indispensável que a localização da rede elétrica seja observada ao se iniciar
uma obra. De acordo com o engenheiro de segurança Demétrio Aguiar, da Cemig,
essa atenção deve ser redobrada quando se faz necessário corrigir a topografia
do terreno, instalar andaimes e construir marquises ou sacadas. “É
fundamental observar a localização da rede elétrica para que os serviços sejam
realizados com segurança. Em alguns casos, é necessária a instalação de
barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas,
canos e outros materiais”, explica.
Para evitar esse tipo de acidente com a rede elétrica,
Demetrio alerta que apenas profissionais qualificados devem ser contratados
para a execução das obras. ”Pedreiros, técnicos e pintores mais experientes já
estão familiarizados com as regras de segurança, como manter distância segura
da rede. Mas operadores e motoristas de retroescavadeiras, guindastes e
caminhões também devem ter muito cuidado para que, ao içar materiais, não encostem
nos fios energizados”, afirma o engenheiro.
De acordo com o especialista, as obras que oferecem maior
risco são aquelas realizadas na mesma altura da rede de média tensão, como a
reforma de telhado e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo.
O Governo de Minas conseguiu
no último dia 20, uma importante vitória na Assembleia Legislativa de Minas
Gerais. Deputados aprovaram, em segundo turno de votação, o Projeto de Lei
1.009/19, de autoria do Executivo mineiro, que cria o Fundo Estadual do
Trabalho (FET) e facilita o financiamento de programas, projetos e serviços do
Sistema Nacional de Emprego (Sine) no estado, como o apoio à qualificação e
geração de trabalho, emprego e renda.
Hoje, as ações do Sine em
Minas são coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Durante a votação, os parlamentares mantiveram o texto aprovado em 1º turno de
votação, mas acrescentaram duas emendas: uma que detalha as atribuições do
Fundo e outra que reduz de 21 para 18 o número de membros titulares do Conselho
Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter).