A Prefeitura Municipal de Ipiaçu, por intermédio da
Secretaria Municipal de Saúde, comunica a toda a população, que serão
disponibilizados tratamentos de reabilitação oral com oferta de próteses
dentárias removíveis parciais e totais por meio da Política Nacional de Saúde
Bucal.
Os interessados devem procurar suas respectivas Agentes Comunitárias de Saúde,
na UBS ‘Irene Theodora de Oliveira’ e UBS ‘Josias Bezerra da Silva’.
Capinópolis – A Câmara Municipal
de Capinópolis abrigou no último dia 22, a 10ª Conferência Municipal de
Assistência Social, com o tema: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento
público e participação social”.
Com o plenário da Câmara
Municipal lotado, os participantes assistiram na abertura apresentação de dança
do professor Clayton, do Conservatório, e logo após, a palestra de Ana Flávia e
Dr. Ângelo Cavalcante, professor da Universidade Federal de Goiás, abordando o
tema da Conferência.
Logo a seguir foram discutidos os
eixos temáticos e eleitas as prioridades de Capinópolis, bem como eleitos os
delegados que vão participar da Conferência Estadual a ser realizada em Belo
Horizonte.
A secretária de desenvolvimento
social, Valéria Rampazzo, em suas palavras, durante a abertura da Conferência,
disse que o Governo Federal desobrigou os municípios de realizar as
conferências, porém, após conversar com o prefeito Cleidimar Zanotto, e ouvir
as ponderações do Conselho Estadual de Assistência Social, que pediu a
realização das conferências, com a finalidade de reforçar o SUAS – Sistema
Único de Assistência Social, optou por realizar.
“O povo brasileiro precisa do
SUAS, pois são muito importantes os projetos e programas por ele desenvolvidos
e essa Conferência vem reforçar a nossa posição diante da necessidade de
reforçar o SUAS”, disse Valéria.
O prefeito Cleidimar Zanotto
desejou boa Conferência a todos, lamentando o fato de o Governo Federal e o
Estadual estarem com débitos de recursos que deveriam estar sendo repassados
aos municípios, no entanto, Capinópolis tem mantido os programas sociais, mesmo
com recursos próprios, pois entende a sua importância para as pessoas mais necessitadas
de assistência.
Usaram ainda a palavra durante a
abertura a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Queli Franco,
o vereador Edwardão, representando a Câmara Municipal e o vice-prefeito Jaisson
(foto), todos destacando a importância daquele momento em que Capinópolis
parava para discutir sobre a assistência social, sendo aquela a 10ª
Conferência.
Capinópolis – A equipe da
Secretaria de Obras trabalhou na região do Queixada visando conservar as
estradas vicinais, atendendo na propriedade do Arnaldinho, instalando mata-burros
e consertando estrada na propriedade de Gilson Dutra. Outro serviço executado
foi o conserto a estrada na propriedade de Paulo Cinquini.
“É um trabalho constante. Sempre
que o produtor nos procura nós agendamos e vamos, de acordo com as possibilidades
atendendo a todos, contando sempre com parcerias, fundamentais para o sucesso
do trabalho”, disse o secretário de obras, Gilson Nunes.
Capinópolis – O Conselho
Municipal do Esporte promoveu no último dia 17, no ginásio ‘José Ortêncio
Pricinotti’, com apoio da Prefeitura Municipal, o Geracap, envolvendo atletas
atuais e veteranos que praticaram vôlei, handebol e basquete.
“Nosso objetivo é utilizar o
conhecimento destas pessoas que sempre se dedicaram ao esporte para que, em
forma de uma competição bem animada, demonstrem às novas gerações o quanto é
prazeroso praticar esporte”, disse a professora Conceição.
Houve partidas de voleibol de
base entre a EMEL x Alunos da Professora Conceição / Consep, e handebol da
EMEL x alunos da professora Solange e da Professora Lucília, masculino e
feminino.
No Encontro de Gerações, houve
jogos de voleibol e handebol masculino e feminino e basquete masculino.
“Esse encontro de gerações foi
uma experiência maravilhosa que, com certeza, trará vários frutos para o
esporte de Capinópolis, demonstrando principalmente para essa garotada que está
chegando agora as amizades que são eternizadas através do esporte e o quanto é
bom praticar esporte.
Há que se destacar o empenho e o
carinho da professora Conceição que, além do trabalho na escola, ela vai além,
pois sabe da importância da formação de novos atletas”, arrematou a professora
Viviane Zanotto.
“Nós do Conselho Municipal do
Esporte queremos agradecer a todos os professores envolvidos no torneio e as
comissões de cada modalidade que foram criadas justamente para alavancar as
modalidades no município e, muito especialmente ao prefeito Cleidimar Zanotto e
ao Jaisson pelo apoio ao esporte em nossa cidade”, disse o presidente do
Conselho do Esporte José Alfredo, popular Bica.
Ipiaçu – As festividades iniciarão na próxima semana com uma
grande festa, que está sendo preparada com muito carinho.
A festa começa na quinta-feira, dia 29, com a abertura do rodeio e show de
Carvalho & Mariano, dia 30, Banda Nechivile, dia 31, Humberto &
Ronaldo, dia 1º de setembro, aniversário da cidade, Fátima Leão e Jalles &
Dyogo.
No domingo, dia do aniversário da cidade, a programação tem às 6h alvorada, 8h
hasteamento de bandeiras, às 14h30 cavalgada, 18h mesa da amargura, 19h pega do
garrote, e às 20h final do rodeio com belíssimo show pirotécnico.
O prefeito de Ipiaçu, Leandro Oliveira (Léo), convida toda a comunidade e
região para participar das festividades em comemoração ao aniversário da
cidade.
GURINHATÃ – Começou na última segunda-feira, 19/08 e vai até o dia 30/08, o Cadastramento Biométrico para os eleitores de Gurinhatã e Flor de Minas, além da atualização e emissão do título de eleitor.
O Cadastramento está sendo feito pela Justiça Eleitoral, até o dia 30 de agosto na Câmara Municipal, das 9h às 17h, sendo obrigatório apresentar o Documento de Identidade, CPF e Comprovante de Endereço. Faça o seu Cadastramento Biométrico, de 19 a 30 de agosto.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, em Levantamento Eleitoral de julho deste ano, ao todo o Município de Gurinhatã tem 4.970 eleitores, sendo 2.660 homens e 2.306 mulheres.
Desde que assumiu a Prefeitura de Ituiutaba, a atual administração tem dedicado especial atenção à área da Saúde, superando o desempenho de muitos municípios brasileiros que não conseguem cumprir sequer o repasse mínimo de 15% da arrecadação própria, estabelecido pela Constituição Federal. Em 2018 o Município investiu em saúde pública, 20,56% do que arrecadou. E do total da arrecadação aferida no primeiro semestre de 2019, 18,43% também já foram destinados à saúde. Transformando em números, o investimento feito no ano de 2018, com recursos próprios do Município, chegou aos R$ 35.743.867,87, o que corresponde a R$ 9,6 milhões acima do limite mínimo legal (15%) exigido pela Constituição. Quanto aos dados de 2019, até o encerramento do primeiro semestre (janeiro a junho), a Secretaria Municipal de Finanças já apurou o repasse de R$ 18.296.862,00 para a Saúde, que corresponde a 18,43% da arrecadação municipal. Todas as informações consolidadas estão publicadas no site do Ministério da Saúde (http://www.saude.gov.br/…/s…/demonstrativos-dados-informados). Segundo a secretária municipal de Finanças, Eleni Soares Gois, estes valores referem-se apenas aos investimentos feitos com recursos próprios do município. “Além desses valores, são investidos ainda outros recursos expressivos transferidos pelos governos Estadual e Federal. Todas estas informações, referentes ao ano de 2018 e ao primeiro bimestre de 2019, estão disponíveis para acesso de qualquer cidadão, no endereço eletrônico do Ministério da Saúde”, afirmou. Hospital São José Dos investimentos executados pela atual administração para a área da Saúde, partindo de 2017 até o primeiro semestre de 2019, um percentual considerável foi destinado, na forma de subvenção, ao Hospital São José da Sociedade São Vicente de Paulo. “Em 2017, primeiro ano da atual gestão, foram repassados ao Hospital São José, R$ 1.932.500,00. No ano passado estes repasses atingiram R$ 1.770.000,00. Neste ano de 2019, até data de hoje, totalizamos R$ 1.800.000,00. Somados então, os repasses de recursos próprios feitos até então pelo governo do prefeito Fued Dib, estas subvenções já somam R$ 5.502.500,00”, disse a secretária municipal de Finanças, Eleni Soares Gois.
O JEMG é uma ação realizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais e executada pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Em mais um recorde, o JEMG/2019 recebeu inscrições de 839 dos 853 municípios mineiros, o que representa mais de 98% de adesão das cidades à competição.
Os Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2019 indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.
Capinópolis sediou etapa microrregional
Terminou a etapa microrregional do JEMG/2019 em Capinópolis. No período de 23 a 27 de abril, 28 escolas, representando 8 municípios da região disputaram uma vaga para a etapa regional nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Os campeões de cada módulo e naipe nas modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados no xadrez irão disputar a etapa regional em Uberaba, no período de 24 a 29 de junho.
Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos.
1 – Classificados para Etapa Regional.
Módulo I
Modalidade
Município
Escola
Basquete Feminino
Ituiutaba
Colégio Nacional Ituiutaba
Basquete Masculino
Ituiutaba
E.M. Machado de Assis
Futsal Feminino
Ituiutaba
Colégio Nacional Ituiutaba
Futsal Masculino
Canápolis
E.E. São Francisco de Assis
Handebol Feminino
Santa Vitória
E.E. José Paranaíba
Handebol Masculino
Santa Vitória
E.E. José Paranaíba
Voleibol Feminino
Ituiutaba
E.E. João Pinheiro
Voleibol Masculino
Ituiutaba
E.E. João Pinheiro
Módulo II
Modalidade
Município
Escola
Basquete Feminino
Ituiutaba
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Ituiutaba-IFMT
Basquete Masculino
Santa Vitória
E.E. Prefeito José Franco de Gouveia
Futsal Feminino
Ituiutaba
E.E. Governador Israel Pinheiro
Futsal Masculino
Santa Vitória
E.E. Prefeito José Franco de Gouveia
Handebol Feminino
Ituiutaba
Colégio Gildo Vilella Cancella Unid II
Handebol Masculino
Santa Vitória
E.E. Prefeito José Franco de Gouveia
Voleibol Feminino
Canápolis
E.E. São Francisco de Assis
Voleibol Masculino
Ituiutaba
Colégio Santa Teresa
2 – Classificados para Etapa Regional (xadrez).
Módulo I
Modalidade
Estudante/Atleta
Município
Escola
Xadrez
Feminino
Maria Fernanda Sousa Dutra de Morais
Ituiutaba
E.M. Machado de Assis
Leticia Machado Franco
Ituiutaba
Colégio Nacional Ituiutaba
Hithalla Rafaella Marinho Medeiros
Gurinhatã
E.E. Heitor José de Castro
Amanda Maruyama Dantas
Ituiutaba
Colégio Nacional Ituiutaba
Xadrez
Masculino
Klaiver Rodrigues Silva Nascimento
Ituiutaba
E.E. Governador Bias Fortes
Joao Vitor Santos Do Carmo
Ituiutaba
E.M. Machado de Assis
Rafael Matheus Franco Rodovalho
Ituiutaba
E.M. Machado de Assis
Lincoln Costa Silva
Ituiutaba
Colégio Santa Teresa
Módulo II
Modalidade
Estudante/Atleta
Município
Escola
Xadrez
Feminino
Jéssica Aparecida de Medeiros
Gurinhatã
E.E. Heitor José de Castro
Thaina Alves Martins
Ituiutaba
E.E. Prof. Álvaro Brandão
Xadrez
Masculino
Leandro Vilarinho Guimarães
Ituiutaba
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Ituiutaba-IFMT
Pedro de Oliveira Florêncio Alves
Ituiutaba
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Ituiutaba-IFMT
A Fundação Procon-SP notificou a Ford a prestar esclarecimentos sobre o EcoSport Titanium, modelo que passou a ser comercializado sem o estepe na recém-lançada linha 2020.
O Procon informa que questionou a marca do oval azul sobre os itens de segurança que foram incluídos para a comercialização do veículo, a composição do kit de reparo, se é possível recuperar o pneu danificado e qual a extensão da rede de comercialização dos pneus do tipo run flat que equipam o modelo.
Os pneus do tipo run flat são capazes de rodar até 80 km a 80 km/h com pressão zero. Usando um kit de reparo composto por um líquido selante e um compressor de ar, é possível ampliar essa distância para até 200 km.
Apesar de ser novidade em um carro nacional, o item já é utilizado há alguns anos em vários modelos importados. A Resolução nº 540/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que fala sobre a obrigatoriedade do estepe, abre uma exceção para os carros equipados com pneus run flat. Desde que eles sejam fornecidos com um kit de reparo — como é o caso do EcoSport Titanium.
Em nota, a Ford informou que está levantando as informações solicitadas pelo Procon-SP e que o produto “foi devidamente homologado pelas autoridades competentes e está de acordo com a legislação vigente”.